Entenda porque realizar uma consultoria em Lean Seis Sigma dentro de sua empresa

Fazer uma consultoria em Lean Seis Sigma leva a sua organização a resultados nunca alcançados. Veja aqui seus maiores benefícios!

Franciane Pereira 07/04/2022 - 5 mins de leitura

Se você entrou neste artigo, provavelmente já ouviu falar do Lean Seis Sigma, ferramenta muito utilizada dentro de negócios para aumentar sua lucratividade e facilitar o alcance de metas. 

Ela é baseada na junção de duas metodologias já existentes, o Lean Manufacturing e o Seis Sigma. Por meio dessa união, utilizando ferramentas estatísticas e gerenciais, é possível garantir bons resultados com ganhos efetivos.  

Assim, para que essa execução aconteça, existem dois caminhos possíveis: a empresa pode treinar seus colaboradores para que eles se tornem especialistas nesse método e em suas ferramentas, ou pode realizar uma consultoria e ter um especialista externo analisando a realidade do negócio e propondo as melhorias. 

Para aqueles que não possuem interesse na primeira opção, neste artigo vamos te contar quais são os maiores benefícios de se realizar uma consultoria, bem como te explicar um pouco mais do que o Lean Seis Sigma realmente trabalha dentro de uma organização. 

Veja sobre nos seguintes tópicos: 

  • Qual o foco do Lean Seis Sigma dentro de uma organização?
  • Por que fazer uma consultoria em Lean Seis Sigma?
  • Caso mude de ideia, seja seu próprio consultor com a ajuda da Voitto!

Qual o foco do Lean Seis Sigma dentro de uma organização?


Para entender o foco do Lean Seis Sigma, é mais fácil entender o foco de cada metodologia separadamente. 

Desse modo, o principal objetivo do Seis Sigma é fazer com que a performance da empresa melhore, e por consequência, tenha o aumento de seu lucro em um período de tempo considerado curto. 

Isso é feito por meio do aprimoramento de produtos e de processos internos da organização, além da diminuição dos custos de operação.

Já a metodologia Lean Manufacturing foca na eliminação de desperdícios (qualquer que seja a perda), evitando gastos e trabalhos desnecessários para que os processos se tornem mais velozes. 

Portanto, o foco do Lean Seis Sigma é abordar os objetivos tanto do Lean quanto do Seis Sigma de uma só vez, para gerar resultados que sejam ainda mais satisfatórios. 

Agora, vamos te mostrar os maiores benefícios proporcionados ao fazer uma consultoria e adotar esse método em sua empresa! Veja só:


Antes de continuarmos, se liga nessa super oportunidade!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!


Por que fazer uma consultoria em Lean Seis Sigma?


A importância de fazer uma consultoria em Lean Seis Sigma está nas vantagens que essa metodologia proporciona à empresa na qual será aplicada, além do fato de que, por ser uma consultoria, é personalizada e voltada para as necessidades individuais dessa empresa. 

Visto isso, listamos neste artigo os principais benefícios de adotar esse processo em sua empresa. Veja só: 


Aumenta a qualidade de seu produto

O Lean Seis Sigma proporciona uma mudança estratégica no modo de avaliação da qualidade de um produto. 

Isso porque, quando a produção chega ao fim, todo o seu processo é avaliado, ao invés de somente o produto final. 

Essa mudança tem como principais consequências a diminuição do retrabalho bem como o aumento direto da qualidade do produto final de modo completo. 


Aumenta a satisfação do cliente e a lucratividade de sua empresa

Com a otimização dos processos proporcionada pela aplicação do Lean Seis Sigma e a consequente elevação da qualidade dos produtos, a satisfação dos clientes também se eleva. 

Ainda, é observado um claro aumento no caixa das empresas, devido a redução do retrabalho que mencionamos. 

Com esse aumento, sobra um maior capital para ser utilizado em investimentos nos processos ou ainda nos produtos em si, o que igualmente contribui para o crescimento da satisfação dos clientes. 

Desse modo, podemos perceber que a aplicação de ações para a melhoria de resultados funciona como uma grande bola de neve, que trabalha a favor da empresa e proporciona benefícios para ela como um todo. 


Reduz custos e desperdícios

Ao analisar o processo como um todo, é possível identificar erros e falhas, evitando que peças sejam danificadas e que haja a perda total de um produto, ou seja, reduzindo a produção de sucatas. 

Desse modo, fica evidente que a execução de otimizações por meio do Lean Seis Sigma promove uma redução de desperdício de recursos, assim como de tempo, o que reduz os custos de produção para a empresa


Padroniza processos e otimiza o tempo de entrega

Com um processo otimizado, a empresa tende a ter um crescimento de sua produtividade, além de que ela se torna cada vez mais adaptável à mudanças. Por esse motivo, o tempo gasto na produção também tem a tendência de cair. 

Além do mais, quanto mais otimizado o processo se torna, mais ele ocorre de modo padronizado. Isso porque, quando se entrega o melhor rendimento possível, é muito difícil que existam grandes mudanças, a não ser que algum grande imprevisto aconteça. 

Dessa forma, essa padronização age tornando o processo mais previsível, o que facilita a utilização do “just in time” durante a produção

Empregar esse sistema faz com que não haja acúmulo de produtos em estoque, e por conta disso movimenta o fluxo de caixa empresarial. 


Engaja as equipes de trabalho

A melhoria contínua de processos e produtos é um fator essencial para o engajamento de profissionais, pois, com o crescimento do rendimento da empresa como um todo, as equipes se tornam cada vez mais motivadas para alcançar resultados ainda melhores. 


Caso mude de ideia, seja seu próprio consultor com a ajuda da Voitto! 


Já pensou em ter uma formação acreditada internacionalmente em uma das metodologias mais valorizadas do mercado? É exatamente esse patamar que você alcançará com a nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!


Além do curso de Green Belt, na formação especialista, você recebe 1 projeto prático aplicado para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma com suporte em tempo real do consultor e Master Black Belt Daniel Fraga, durante 5 encontros por transmissão ao vivo!


Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo