Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Voitto

Para conquistar clientes promotores para o seu negócio, é essencial alcançar o coração dos seus consumidores e proporcionar uma ótima experiência de compra a eles. Existem diversas estratégias em que você pode apostar para alcançar esse objetivo. Mapear a jornada de compra é uma delas.

A jornada de compra é uma espécie de roteiro que orienta o seu cliente nas etapas do funil de vendas. Ela tem como o objetivo identificar o conteúdo que a sua empresa deve criar para que o consumidor invista na sua marca, de acordo com cada etapa, além de possibilitar a fidelização deste cliente.

O primeiro passo para criar um conteúdo de valor para seu público é definir as personas do seu negócio: personagens semi-fictícios que representam o comprador ideal.

Com isso, a sua empresa tem a oportunidade de identificar quais são os materiais adequados para conversão, a fim de direcionar os conteúdos e as suas ações. Dessa forma, você consegue conduzir muito melhor as campanhas de marketing digital, conquistando os resultados esperados para a sua organização.

Neste artigo, nós vamos te explicar detalhadamente como criar conteúdo de valor para cada etapa da jornada de compra. Continue lendo!

 

1. Aprendizado e Descoberta

 Aprendizado e descoberta

 

A primeira etapa da jornada de compra corresponde ao aprendizado e a descoberta. Essa etapa está relacionada ao primeiro contato que um visitante, usuário ou lead tem com a sua empresa — mesmo não tendo nenhuma intenção de compra.

Nessa etapa, ele está apenas curioso e não sabe que tem um problema. Por isso, o grande desafio da sua empresa é chamar a atenção para este problema. Existem algumas perguntas que podem proporcionar insights significativos para a criação de conteúdo focado nesta etapa. Confira:

  • Quais são os conteúdos de interesse do seu público-alvo?
  • Quais são as maiores dificuldades deste público na hora de encontrar um conteúdo de valor?
  • Quais são os principais temas de interesse para este público?
  • Como essas pessoas chegaram até a sua empresa?
  • Quais são os conteúdos que seu público mais gosta na empresa?

 

2. Reconhecimento do Problema

A segunda etapa da jornada de compra é o reconhecimento do problema, quando o consumidor já realizou pesquisas sobre o tema que desperta o seu interesse. Portanto, é o momento de gerar  a necessidade de encontrar a solução para esse problema.

É nesse ponto que ele vai começar a pesquisar sobre como resolver a própria dor. Por isso, sua empresa deve conhecer quais são as necessidades do consumidor para conseguir apresentar as melhores soluções. Aqui estão algumas dúvidas para refletir a respeito durante essa etapa:

  • Quais são os reais problemas e dificuldades do seu público-alvo?
  • Será que essas pessoas conseguiram encontrar exatamente o que precisavam para resolver seu problema?
  • Quais conteúdos podem ter faltado para atender a dor do seu público?
  • Quais os conteúdos da sua empresa que são úteis para atender aos problemas do seu público-alvo e por quê?

 

3. Consideração da Solução

Na terceira etapa da jornada de compra, o cliente já sabe qual é o seu problema e quais são as opções disponíveis para atender a sua demanda. Nesse ponto, você precisa apostar em técnicas que mostrem quais são os diferenciais do seu negócio.

Para isso, é essencial apostar em diversos gatilhos mentais para criar senso de urgência no público. Somente assim, ele avança para a última etapa da jornada de compra. Observe algumas perguntas que precisam ser respondidas nesta etapa:

  • Quais foram as soluções encontradas pelo seu público-alvo para solucionar o problema inicial?
  • Quantas e quais empresas oferecem a mesma solução?
  • As soluções apresentadas pela sua empresa são úteis para resolver a dor dessas pessoas?
  • O que está faltando para que mais pessoas apostem nas soluções da sua empresa?

 

4. Decisão de Compra

 Compras

 

A última etapa da jornada de compra é a decisão. Este é o momento em que o cliente decide o que é melhor para resolver o seu problema e, de fato, efetiva a compra.

Portanto, é fundamental que a sua empresa aposte em estratégias de persuasão. Para elaborar o planejamento estratégico ideal para convencer o cliente a investir no produto da sua empresa, você precisa refletir e responder às seguintes perguntas:

  • Em sua empresa, o cliente consegue encontrar com facilidade todas as informações que precisa para tomar uma decisão?
  • Quem precisa estar envolvido no processo de decisão do cliente?
  • Quais são os pontos cruciais para que o cliente escolha investir na sua empresa?
  • Quais são os pontos fortes e fracos encontrados pelo cliente em sua marca?
  • O que você pode fazer para melhorar seus serviços e produtos para os clientes?

 

Tendo essas reflexões em mente durante o processo de planejamento dos conteúdos de valor da sua marca, fica muito mais fácil alcançar e converter o seu público em consumidores das suas soluções!

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O que você achou dos insights que trouxemos para a criação de conteúdo seguindo as etapas da jornada de compra? Preparado para aplicar essas estratégias e conquistar verdadeiros promotores para o seu negócio? Compartilhe seus insights conosco nos comentários!

Fonte das imagens: Unsplash; Pixabay.