O que é Controle de Cheques?
Faça junto com a gente!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Como funciona a planilha de Controle de Cheques
Quer se tornar um especialista em Excel?

Aprenda como fazer o Controle de Cheques no Excel da sua empresa

Entenda o que é e como fazer uma planilha de controle de cheques no Excel, para organizar sua empresa de modo simples e eficaz.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer o Controle de Cheques no Excel da sua empresa

Já ficou confuso quanto à organização e o controle de determinada quantia de dinheiro, cheques ou até mesmo bens pessoais? Provavelmente sim, certo? Mas não precisa ser assim!

Hoje muitas transições são feitas eletronicamente, o que permite maior controle de saídas e entradas. Porém, como fazer isso quando é necessário a utilização de cheques?

A resposta é simples e direta: utilize uma planilha de controle de cheques no excel!

Esse software é altamente utilizado em empresas, afinal, permite a organização da gestão financeira, controle de entregas, análise do fluxo de caixa, dentre outras inúmeras funções que eu poderia passar o artigo todo listando. Então, antes de te explicar o funcionamento dessa planilha incrível, que tal definirmos o que é o controle de cheques? Vamos lá?

O que é Controle de Cheques?

Controle de Cheques é uma forma utilizada por empresas e também por pessoas para controlar os valores recebidos em cheques. Com esse controle fica fácil saber os prazos de compensação e agir preventivamente para que estes sejam cumpridos da melhor maneira possível.

O objetivo desta planilha é lhe auxiliar no controle dos seus cheques, possibilitando uma visão das datas de entrega, compensação comparado com a data atual, bem como auxiliar no registro de informações sobre o emitente dos cheques, proporcionando uma forma fácil e rápida de ter um controle eficaz dos cheques.

Então continue lendo para aproveitar tudo isso, e ao final, ter a oportunidade de baixar essa planilha pronta para você!

Faça junto com a gente!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar nossa planilha de Controle de Cheques.

Se você é gestor, sabe a importância de se atentar com os cheques. Para alguns, eles são uma enorme dor de cabeça!

Por isso, preparamos uma planilha gratuita para te auxiliar nessa organização e garantir que você não perca dinheiro.

Clica no botão e baixe agora!

Planilha Controle de Cheques


Também preparamos para você uma videoaula com o passo a passo da utilização da planilha de Controle de Cheques, não deixe de assistir!

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Como funciona a planilha de Controle de Cheques

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.

Página inicial da planilha

Cadastro de Cheques

Para explicar melhor seu funcionamento, esta aba da planilha de controle de cheques no excel foi dividida em duas figuras. Os dados apresentados são exemplos fictícios para serem usados como modelos. Abaixo a primeira parte desta tabela de controle de cheques:

Cadastro dos cheques


Nesta planilha, apenas a coluna Status não precisa ser preenchida, sendo as demais colunas necessárias para inserção de dados sobre o cheque e sobre o emitente.

Nas demais colunas até a de nome Valor do Cheque, o usuário insere os dados conforme a figura acima. Na coluna Problema na compensação?, se o cheque ainda não venceu, não há necessidade de preenchê-la. Esta coluna é melhor utilizada para cheques vencidos os quais já se sabe que houve algum tipo de problema (seleciona "SIM") e também se não houve problemas (seleciona "NÃO"), mesmo sendo o cheque vencido. Cada caso é analisado e atualizado conforme as necessidades do usuário desta planilha.

4 status diferentes para possíveis situações

A coluna Status informa quatro status diferentes para as situações possíveis:

  1. Compensado: O cheque torna-se compensado quando é inserida uma data de compensação para ele. Esta data só é preenchida quando o cheque realmente foi compensado. Previsões de compensação darão o cheque como compensado e isso perde o sentido lógico da planilha.
  2. Compensar: Esta situação se dá quando, mesmo se a data de vencimento está vencida, não há problemas na compensação (Resposta NÃO na coluna E).
  3. Faltam X dias para compensar: Esta opção surge quando a data de vencimento ainda não foi alcançada, ou seja, se a data de vencimento do cheque é maior do que a data do dia em que o usuário está atualizando a planilha, esta opção fornece quantos dias restam para o cheque vencer. Exemplo: Suponha que está atualizando esta planilha no dia 20/02/2014 e possui um cheque que irá vencer dia 28/02/2014 a opção que irá aparecer para o usuário é "Faltam 8 dias para compensar".
  4. Cheque pendente: Esta situação é parecida com a situação no segundo exemplo, porém o usuário seleciona a opção "SIM" na coluna de problemas na compensação e, portanto, o cheque se dá como pendente.

Abaixo a continuação da tabela, com a segunda parte dos dados:

Cadastro dos cheques


Nesta parte o usuário insere os dados conforme a figura acima. Esta é uma parte importante da planilha, pois é o local onde o usuário pode pesquisar cada emitente dos cheques e seus dados relevantes, caso haja algum problema de compensação ou mesmo saber os emitentes que nunca deram problemas, dentre outras informações.

Gráficos

Nesta aba se encontram dois gráficos que resumem visualmente a situação atual do controle de cheques. Estes gráficos podem ser vistos em um exemplo abaixo:

Gráfico da situação dos cheques


O primeiro gráfico (Quantidade de cheques) resume a quantidade de cheques que estão compensados, a compensar e cheques recebidos, e o segundo gráfico resume os dados do primeiro gráfico em valores financeiros, para que o usuário possa analisar a situação real ($) do controle dos cheques. Esta visão é útil pois o usuário pode saber onde está localizado o ponto de maior concentração de dinheiro a receber por todos os cheques, podendo adotar medidas para resolver este problema.

Quer se tornar um especialista em Excel?

O MS Excel é o software de edição de planilhas mais utilizado no mercado, podendo ser aplicado até mesmo para uso pessoal.

É uma poderosa ferramenta para visualização e análise de dados e, além de facilitar o trabalho individual e em equipe, agiliza e dinamiza a organização das informações, potencializando a tomada de decisão!

Chegou a hora de transformar o Excel em seu maior aliado e aumentar sua produtividade!

"Ah, mas eu não sei usar o Excel!" Isso não é desculpa, ok? Mesmo sem nunca ter usado o software, com nossa abordagem 100% prática, você estará usando funções básicas já nas primeiras aulas e já será capaz de criar gráficos gerenciais ao final do Curso de Excel Básico ao Intermediário! Se inscreve agora e aumente sua produtividade!

Excel Básico ao Intermediário

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Excel Básico Ao Intermediário

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.