Já ficou confuso quanto à organização de determinada quantia de dinheiro, cheques ou até mesmo bens pessoais? Provavelmente sim, certo? Mas não precisa ser assim!

Hoje muitas transições são feitas eletronicamente, o que permite maior controle de saídas e entradas. Porém, como fazer quando é necessário a utilização de cheques?

A resposta é simples e direta: utilize uma planilha de controle de cheques no excel!

Esse software é altamente utilizado em empresas, afinal, permite a organização da gestão financeira, controle de entregas, análise do fluxo de caixa, dentre outras inúmeras funções que eu poderia passar o artigo todo listando. Então, antes de te explicar o funcionamento dessa planilha incrível, que tal definirmos o que é o controle de cheques? Vamos lá?

 

Definição

 

Controle de Cheques é uma forma utilizada por empresas e também por pessoas para controlar os valores recebidos em cheques. Com esse controle fica fácil saber os prazos de compensação e agir preventivamente para que estes sejam cumpridos da melhor maneira possível.

O objetivo desta planilha é lhe auxiliar no controle dos seus cheques, possibilitando uma visão das datas de entrega, compensação comparado com a data atual, bem como auxiliar no registro de informações sobre o emitente dos cheques, proporcionando uma forma fácil e rápida de ter um controle eficaz dos cheques.

Então continue lendo para aproveitar tudo isso, e ao final, ter a oportunidade de baixar essa planilha pronta para você!

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar o modelo de planilha. Basta clicar no botão abaixo:


 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.

 

 

Cadastro de Cheques

 

Para explicar melhor seu funcionamento, esta aba da planilha de controle de cheques no excel foi dividida em duas figuras. Os dados apresentados são exemplos fictícios para serem usados como modelos. Abaixo a primeira parte desta tabela de controle de cheques:

 

 

Nesta planilha, apenas a coluna Status não precisa ser preenchida, sendo as demais colunas necessárias para inserção de dados sobre o cheque e sobre o emitente.

Nas demais colunas até a de nome Valor do Cheque, o usuário insere os dados conforme a figura acima. Na coluna Problema na compensação?, se o cheque ainda não venceu, não há necessidade de preenchê-la. Esta coluna é melhor utilizada para cheques vencidos os quais já se sabe que houve algum tipo de problema (seleciona “SIM”) e também se não houve problemas (seleciona “NÃO”), mesmo sendo o cheque vencido. Cada caso é analisado e atualizado conforme as necessidades do usuário desta planilha.

A coluna Status informa quatro status diferentes para as situações possíveis:

  • Compensado: O cheque torna-se compensado quando é inserida uma data de compensação para ele. Esta data só é preenchida quando o cheque realmente foi compensado. Previsões de compensação darão o cheque como compensado e isso perde o sentido lógico da planilha.

  • Compensar: Esta situação se dá quando, mesmo se a data de vencimento está vencida, não há problemas na compensação (Resposta NÃO na coluna E).

  • Faltam X dias para compensar: Esta opção surge quando a data de vencimento ainda não foi alcançada, ou seja, se a data de vencimento do cheque é maior do que a data do dia em que o usuário está atualizando a planilha, esta opção fornece quantos dias restam para o cheque vencer. Exemplo: Suponha que está atualizando esta planilha no dia 20/02/2014 e possui um cheque que irá vencer dia 28/02/2014; a opção que irá aparecer para o usuário é “Faltam 8 dias para compensar”.

  • Cheque pendente: Esta situação é parecida com a situação no segundo exemplo, porém o usuário seleciona a opção “SIM” na coluna de problemas na compensação e, portanto o cheque se dá como pendente.

Abaixo a continuação da tabela, com a segunda parte dos dados:

 

 

Nesta parte o usuário insere os dados conforme a figura acima. Esta é uma parte importante da planilha, pois é o local onde o usuário pode pesquisar cada emitente dos cheques e seus dados relevantes, caso haja algum problema de compensação ou mesmo saber os emitentes que nunca deram problemas, dentre outras informações.

 

Gráficos

 

Nesta aba se encontram dois gráficos que resumem visualmente a situação atual do controle de cheques. Estes gráficos podem ser vistos em um exemplo abaixo:

 

 

O primeiro gráfico (Quantidade de cheques) resume a quantidade de cheques que estão compensados, a compensar e cheques recebidos, e o segundo gráfico resume os dados do primeiro gráfico em valores financeiros, para que o usuário possa analisar a situação real ($) do controle dos cheques. Esta visão é útil pois o usuário pode saber onde está localizado o ponto de maior concentração de dinheiro a receber por todos os cheques, podendo adotar medidas para resolver este problema.

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!