Por que atuar na resolução de conflitos?
5 passos para ter coragem para a resolução de conflitos
3. Saiba convencer
Tenha coragem para aprender mais!

Aprenda a ter coragem para a resolução de conflitos

Descubra quais são as características que guiam os atos de coragem e como desenvolvê-las para atuar na resolução de conflitos.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Aprenda a ter coragem para a resolução de conflitos

O que é coragem senão tomar atitudes baseadas nos preceitos em que você acredita, apesar dos riscos?

Pois é, e quando pensamos no ambiente de trabalho, a coragem se torna uma característica essencial para atuar na resolução de conflitos, pois estaremos sempre lidando com ações que podem nos levar a consequências duras, como o afastamento na empresa e até mesmo a demissão.

Então, como ter essa coragem para finalmente chegar à solução de um conflito quando o riscopode ser tão alto?

Você irá perceber, neste artigo baseado na Harvard Business Review, que atos de pessoas corajosas refletem, na verdade, competências que podem ser desenvolvidas e são baseadas em atitudes planejadas, com a consciência plena de suas ações alinhadas com valores pessoais.

Dessa forma, mesmo que o desfecho do conflito não seja o que você planejava e te traga consequências, você não se arrependerá.

Veja mais a respeito nos seguintes tópicos:

  • Por que atuar na resolução de conflitos?
  • 5 passos para ter coragem para a resolução de conflitos

Então, antes de entender como você pode desenvolver as competências que guiam os atos de coragem, vamos pensar em uma coisa: por que devemos atuar na resolução de conflitos? Quais as suas consequências para os colaboradorese para a empresa?

Por que atuar na resolução de conflitos?

As consequências refletidas no ambiente de trabalho, quando não há uma atuação na resolução de conflitos, podem envolver diversos fatores que comprometem a produtividadena empresa, como:

  • Queda no desempenho
  • Remanejamento desnecessário
  • Redução da motivação dos colaboradores.

E, independentemente da causa do conflito, a solução tem de vir. Se você está passando por uma situação destas, mas não tem coragem para agir, saiba que ser corajoso não reflete apenas em um ato impulsivo representando a ausência do medo, e sim em habilidades que podem ser aprimoradas.

A seguir vou abordar 5 pontos que podem ser aprendidos com dedicação e prática, que descrevem bem as competências necessárias para que se tenha a coragem para a resolução de conflitos, para você lidar com qualquer situação que te aflija no trabalho!

Mas antes de continuarmos, veja esse super material!

Para identificar um conflito, sendo você um líder de equipe, pode realizar uma pesquisa, para perceber quando os colaboradores estão insatisfeitos com alguma questão.

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

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5 passos para ter coragem para a resolução de conflitos

1. Estabeleça autoridade

A primeira característica que cerca a coragem na resolução de conflitos é a autoridade de quem propõe uma mudança.

Quando pensamos nas pessoas envolvidas, é natural que aqueles colaboradores que se destaquem e demonstrem comprometimento com a equipe tenham as ideias recebidas de uma forma mais orgânica e fácil do que novos membros, aqueles que não se esforçam ou não demonstram se importar com a organização.

Então, procure estabelecer uma base consistente no seu ambiente de trabalho, antes de questionar, querer organizar mudanças e comportamentos. Dessa forma, você terá maior aceitação e maior chance de êxito na resolução de conflitos.

Estamos falando aqui de lidar com pessoas. Tudo isso leva em consideração a opinião e a recepção das informações pelo outro, seja da mesma posição ou de um cargo superior.

2. Escolha suas batalhas

Nem todas as questões que te incomodam valem a pena se levantar e discutir no ambiente de trabalho de acordo com os pesquisadores da Harvard Business Review, tenha em mente sempre duas coisas:


1. Essa questão que você está levantando é realmente importante?

Pode não ser tão fácil mensurar a importância de um conflito, se o problema é passageiro, um desentendimento momentâneo ou algo que realmente pode se tornar uma questão insustentável.

Então, a definição da importância depende muito dos seus valores, objetivos e dos valores e objetivos das outras pessoas envolvidas. Além disso, pense também se, ao tentar resolver esse conflito, você não estará gerando um problema ainda maior. P ense sempre se vale a pena o esforço e se trará resultados positivos.


2. Este é o momento certo de atacar esse problema?

Saber encontrar um bom momento para atuar na resolução de conflitos, segundo a pesquisa, é uma das competências das pessoas corajosas. Lembre-se de que a coragem deve caminhar junto com a sabedoria, então, observe o ambiente e tenha atenção. Se você não perceber que o momento é favorável, recue e espere.

3. Saiba convencer

Com tudo isso pensado, a hora de agir chega. E, para atuar de forma eficaz na resolução de conflitos no ambiente de trabalho, além de entender que a mediação é essencial, você deve estar bem estruturado para que suas questões sejam consistentes e façam sentido para as outras pessoas. Então, se baseie em três quesitos:

  • Foque no problema: não deixe que o assunto se desvie
  • Faça uso de dados e informações concretas: dessa forma o problema será visto como mais do que apenas uma opinião isolada
  • Gerencie as emoções dos envolvidos: mantenha uma conversa saudável quem se exalta acaba perdendo a razão.

Assim, as próprias partes envolvidas se sentirão incluídas em um debate saudável voltado para a melhoria contínua voltado para a melhoria contínua do ambiente de trabalho.

4. Acompanhe os resultados

E como saber que o conflito foi resolvido? Outra característica que norteia a coragem é acompanhar a situação para ter a certeza de que foi possível chegar a um acordo. Perceba se as mudanças propostas ocorreram, se as partes envolvidas viraram a página e lidaram bem com toda a questão discutida.

Um ambiente com assuntos mal resolvidos gera desmotivação e, consequentemente, uma queda de produtividade. Então, para evitar isso, não deixe de se relacionar com as pessoas envolvidas.

Saiba que, quando lidamos com a resolução de conflitos, as pessoas envolvidas podem não lidar bem com os resultados ou simplesmente não aceitar. Tenha confiança de que o ponto levantado por você era de melhoria e esteja sempre alinhado com os seus valores.

5. Tenha uma saída

A última competência atribuída a pessoas que têm coragem é saber lidar com as consequências tendo sempre uma saída, uma segunda opção.

É entender que nem sempre as coisas vão sair do jeito que você espera. Lembre-se de que resolver um conflito não se trata de apontar um vencedor, e sim de obter a melhor solução para ambas as partes e para o ambiente da empresa.

Se o seu conflito estiver diretamente relacionado com insatisfações com a liderança, a organização e queixas a seus superiores, você tem de sempre ter em mente os riscos de tomar uma atitude.

Mas, como já dito, se você segue seus valores e princípios e observa as dicas passadas aqui, mesmo que as coisas não saiam como planejado na resolução de conflitos, você estará aliviado por ter tido a coragem de enfrentar um conflito.

Agora que você já sabe como desenvolver a coragem para atuar na resolução de conflitos, está pronto para saber mais?

Agora que você já sabe como desenvolver a coragem para atuar na resolução de conflitos, está pronto para saber mais?

Tenha coragem para aprender mais!

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Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

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