Direcionamento do conteúdo
Otimização para SEO na página

Criação do conteúdo visual
Plataformas e fóruns de mídia social

Envio e aprovação das postagens de convidados
Conclusão

Marketing de conteúdo dentro do orçamento: um guia para startups

Saiba como implantar um marketing de conteúdo abrangente para sua empresa e desfrutar de todos os benefícios que essa técnica produz.

Parceiro
Por: Parceiro
Marketing de conteúdo dentro do orçamento: um guia para startups

As startups e pequenas empresas normalmente têm restrições de tempo e recursos para colocar em prática um plano de marketing abrangente, especialmente no que diz respeito ao marketing de conteúdo.

Um dos maiores mitos do marketing de conteúdo é que é muito caro para startups e pequenas empresas.

Na verdade, o marketing de conteúdo custa menos do que o outbound marketing, e gera mais de três vezes mais leads, provando ser uma opção econômica com benefícios de longo prazo.

Então, é hora de levar o marketing de conteúdo a sério e alavancá-lo para fazer sua marca crescer, criando reconhecimento, educando os clientes e construindo confiança.

Dessa forma, mostraremos a seguir dicas para impulsionar a sua estratégia de marketing de conteúdo de forma simples e eficaz.

Fique com a gente e saiba mais sobre:

  • Direcionamento do conteúdo
  • Otimização para SEO na página
  • Criação do conteúdo visual
  • Plataformas e fóruns de mídias sociais
  • Envio e aprovação da postagem de convidados

Está preparado? Vem com a gente!

Direcionamento do conteúdo

Se você sente que não tem tempo para publicar conteúdo, digamos, a cada dois dias, é importante ser estratégico ao desenvolver um plano de marketing de conteúdo. Seu foco deve ser a criação de conteúdo segmentado.

O conteúdo direcionado não apenas permite que você conquiste e retenha clientes e traz um ROI positivo, por não desperdiçar esforços.

A primeira etapa é determinar seu público-alvo - obtenha uma compreensão mais profunda de seus clientes ideais, juntamente com seus pontos de dor, motivações e necessidades.

Com base nisso, você pode fazer uma segmentação de mercado e criar personas detalhadas do cliente.

Depois de ter um melhor entendimento do seu público-alvo, você pode criar conteúdo para atender às suas necessidades e interesses.

Como é preciso estar presente em diversos canais e atingir personas diferentes, criar mapas conceituais e infográficos de árvore de decisão para definir os tipos de conteúdo para cada um deles é fundamental.

Isso ajuda a fazer um brainstorming e definir estratégias de criação e distribuição de conteúdo.


Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

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planilha brainstorming e seleção de ideias

Legal não é mesmo?

Veja agora um exemplo que preparamos para você de um mapa conceitual:

mapa conceitual

Ao começar uma árvore de decisão ou mapa conceitual pela ideia central, no caso estratégia de conteúdo, e ramificá-la em ideias secundárias, que podem ser os canais onde você pretende atingir o seu público, você consegue determinar exatamente qual as características do conteúdo para cada plataforma ou persona.

Isso, dessa forma, ajuda a definir, visualizar e ter ideias para novas táticas de distribuição de conteúdo e criar estratégias de maneira mais intuitiva.

Após ter definido canais e conteúdos para cada persona, você pode tornar o seu plano mais detalhado e eficiente criando um fluxograma que apresente os tipos de conteúdo para cada etapa da jornada do cliente, como este:

mapa da jornada do cliente

Otimização para SEO na página

Otimizar o conteúdo para SEO torna seu site mais facilmente detectável pelos mecanismos de pesquisa, melhora a classificação nos resultados de pesquisa e impulsiona o tráfego para o seu site.

Marketing de conteúdo e o SEO andam de mãos dadas porque quando o seu conteúdo é bem classificado, ele direciona tráfego relevante para o seu site e oferece mais oportunidades de gerar leads e receitas.

Contudo, você não precisa contratar um especialista em SEO para isso, basta seguir estas etapas e você certamente verá um aumento no tráfego do site:

  • Identifique palavras-chave relevantes e pouco concorridas usando ferramentas gratuitas, como o planejador de palavras-chave do Google ou Ahrefs; 
  • Crie títulos otimizados para SEO com a palavra-chave desejada; 
  • Use a palavra-chave alvo na meta-descrição e ao longo do conteúdo; 
  • Otimize a URL de sua página para incluir a palavra-chave; 
  • Inclua uma combinação de links externos e internos para conteúdo relevante em seu site; 
  • Garanta que seu site seja responsivo, ou seja, otimizado para dispositivos móveis e carregue rapidamente;
  • Crie conteúdo que corresponda às necessidades do seu público.

Legal não é mesmo? Continue lendo e saiba mais sobre a criação do conteúdo visual!

Veja só!


Criação do conteúdo visual 

Não é mais novidade que o conteúdo visual é uma das formas mais poderosas de se comunicar, desde atrair a atenção do seu público, gerar mais engajamento até apresentar produtos e serviços em sites de e-commerce.

No entanto, muitos profissionais de marketing costumam se sentir intimidados pela ideia de produzir gráficos originais.

Com acesso a ferramentas online para criar infográficos e editar fotografias e vídeos, por exemplo, implementar os recursos visuais na sua estratégia de marketing tornou-se uma tarefa simples.

Os profissionais de marketing podem aproveitar os infográficos para criar reconhecimento da marca e aumentar o envolvimento nas redes sociais, visualizar a jornada do cliente, criar eBook para um material rico, reaproveitar conteúdos e muito mais.

Veja este exemplo de infográfico:

infografico

Os recursos visuais ajudam a transmitir informações complexas de forma simples e impactante, seja apresentando grandes volumes de dados de forma sucinta ou apresentando poucos números para ajudar na compreensão e a memorização da sua mensagem.

Um tipo de visual ótimo para isso é o gráfico de setores, uma ferramenta poderosa para data storytelling, como este abaixo:

grafico de setores

Plataformas e fóruns de mídia social 

Um grande aspecto do marketing é promover o conteúdo que você cria e se estabelecer como autoridade em sua indústria ou segmento de mercado.

Uma maneira eficaz de fazer isso é se envolver com seu público-alvo em comunidades de mídia social e fóruns de perguntas e respostas, como o Quora.

Grupos de mídia social e fóruns da comunidade fornecem acesso a um público-alvo determinado.

Aproveitar essas plataformas para compartilhar seu conhecimento e oferecer soluções é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento, atrair mais clientes para o seu site e estabelecer credibilidade.

Portanto, identifique grupos no Facebook e LinkedIn que pertencem ao seu nicho e participe deles fornecendo respostas, mostrando sua experiência e interagindo com os outros membros da comunidade.

Você também pode usar o Reddit e o Quora para encontrar as perguntas específicas do setor que as pessoas estão fazendo e encontrar novas ideias de conteúdo para o seu blog ou redes sociais.


Envio e aprovação das postagens de convidados 

O guest blogging é uma tática de inbound marketing com boa relação custo-benefício para expandir o alcance e atrair tráfego para o seu site.

O importante é identificar sites que recebam o seu conteúdo e cujo público seja relevante para o seu plano de negócios.

Certifique-se de se concentrar em sites com uma boa autoridade de domínio, o que você pode verificar com ferramentas como Moz, e que falam a um público-alvo semelhante ao seu.

Além de enviar conteúdo para outros blogs para estabelecer autoridade, também é uma boa ideia aceitar postagens de convidados.

Isso vai ajudá-lo a apresentar novas perspectivas ao seu público e permitir que você receba conteúdo de especialistas confiáveis do setor sem nenhum custo.

Conclusão 

Não ter grandes orçamentos não deve impedi-lo de aproveitar o marketing de conteúdo para fazer a sua startup crescer.

O segredo é focar na qualidade em vez da quantidade e atrair o público certo.

Portanto, siga estas dicas para desenvolver uma estratégia direcionada e otimizar recursos.

Certifique-se de documentar seu plano de marketing de acordo com suas metas e objetivos de negócios para monitorar e acompanhar o progresso!


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