Você imagina onde o termo Crowdsourcing se encaixa? Pois bem…

A era moderna, movida pela internet e pelas mídias sociais, trouxe para o nosso dia a dia (e também para o cotidiano das empresas) alguns conceitos como colaboração coletiva, economia colaborativa, financiamento coletivo e outras variações.

Dessa forma, são nesses conceitos que se encaixa o termo cada vez mais famoso conhecido como Crowdsourcing.

Para uma melhor compreensão sobre como ele funciona, imagine um grupo de pessoas que se unem para auxiliar com os seus conhecimentos a viabilidade de um projeto e a solução de problemas.

Graças a esse perfil, de agregar conhecimentos coletivos, o Crowdsourcing pode ser aplicado em diversas, inclusive no âmbito do empreendedorismo.

Neste artigo você vai encontrar as seguintes respostas sobre Crowdsourcing:

  • O que é;

  • Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding;

  • Quais as vantagens e como utilizar o Crowdsourcing na empresa;

  • Crowdsourcing na empresa;

  • Sites para auxiliar o seu negócio;

  • Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo.

 

O que é Crowdsourcing?

 

Mas afinal, Crowdsourcing é o que exatamente? Pois bem, apesar de ser um termo relativamente recente, ele pode ser definido como método de produção em que é utilizado o conhecimento de várias pessoas

O intuito de sanar problemas diários, promover inovação permanente e auxiliar prestadores de serviços é a base dessa prática que cada vez mais ganha adeptos. 

De uma forma geral, em se tratando de Crowdsourcing, essa reunião de pessoas normalmente é composta por usuários de redes sociais e comunidades existentes na internet. Inclusive, é a internet que há tempos vem viabilizando as mais variadas ações de Crowdsourcing.

Além disso, para compreender um pouco mais sobre o que significa esse conceito, vale salientar que ele foi mencionado pela primeira vez no ano de 2006, por Mark Robinson e Jeff Howe, ambos editores da Revista Wired.

O objetivo dos dois era criar um neologismo unindo as palavras Crowd (multidão) e Outsourcing (terceirização). Ou seja, o Crowdsourcing não deixa de ser uma interação social, entre pessoas, com o objetivo de sanar problemas ou colocar em prática novos conceitos.

Diante disso, já é possível contar com algumas plataformas de Crowdsourcing capazes de conectar grupos e possibilitar a ação de atividades em tempo real.

Não há projetos sem recursos, por isso, para você gerenciar bem o seu projeto, confira o nosso Kit gratuito de Gestão Financeira! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download

 

banner do kit de planilhas de gestão financeira

 

Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding

 

Crowdsourcing ou Crowdfunding? Eis a questão, pois muita gente confunde os dois. Se você pensa que ambos são a mesma coisa, não se preocupe, afinal, a linha que separa um do outro é bastante tênue.

Sendo assim, é possível afirmar que o Crowdfunding funciona mais como um financiamento colaborativo, ou seja, ele é uma das possibilidades que existem dentro do Crowdsourcing para as famosas “vaquinhas”.

Crowdfunding pode ser aplicado tanto na viabilização de uma startup quanto no lançamento de uma obra de cunho artístico, por exemplo.

Caso queira saber mais sobre Crowdfunding, acesse o nosso artigo sobre o assunto: Conheça o Crowdfunding e como funcionam os principais financiamentos coletivos

 

Quais as vantagens e como utilizar o Crowdsourcing na empresa?

 

Crowdsourcing.png

 

Visto que o Crowdsourcing consiste na combinação de esforços voluntários para a viabilização de projetos ou solução de problemas, ele pode ser bastante benéfico quando aplicado em uma empresa. Confira abaixo algumas vantagens que ele oferecer: 

 

Novas ideias

O ditado popular afirmando que “duas cabeças pensam melhor que uma” ganha força quando o assunto é Crowdsourcing, afinal, trata-se de uma iniciativa que visa a união de várias cabeças (ideias e pensamentos diversos) para melhorar a produtividade

 

Engajamento

Pelo fato do Crowdsourcing ser um modelo que visa encontrar fornecedores aptos a solucionar um problema ou desafio na empresa, ele auxilia no engajamento e na fidelização dos clientes. 

Um exemplo disso são as empresas que utilizam o trabalho colaborativo para divulgar seus lançamentos inicialmente para um grupo fiel de clientes, permitindo que eles se sintam parte do projeto. Essa prática é chamada Testadores Beta, ou Beta Testers.

 

Soluções no setor de Recursos Humanos

No caso do RH, ele pode ser usado para efetuar melhorias tanto internamente quanto externamente, unindo as redes de colaboradores da empresa e os seus prestadores de serviços.

Com essa possibilidade, a companhia tem condições de aproveitar a criatividade coletiva dos seus funcionários, além de dar oportunidades para uma boa quantidade de novos talentos.

A seguir veremos como o Crowdsourcing é aplicado na empresa. Vem com a gente!

 

Crowdsourcing na empresa

 

Ele pode ser utilizado tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. Para implementar o Crowdsourcing no ambiente corporativo é necessário levar em conta alguma questões. São elas:

 

Objetivos

É preciso manter o foco no que diz ao “quem somos” e a “nossa visão” para que as iniciativas utilizando o conhecimento coletivo funcionem.

 

Diagnóstico

É preciso analisar qual é o problema e as possíveis soluções para saná-lo. Será que o problema é o engajamento dos clientes? Um reposicionamento da marca?

 

Soluções

Chega a hora de encontrar as saídas, buscar os colaboradores e, até mesmo, utilizar as plataformas de Crowdsourcing.

 

Sites de Crowdsourcing para auxiliar o seu negócio

 

Devido ao seu perfil colaborativo, a internet é um excelente espaço para a viabilidade dessa prática. Sendo assim, não é surpresa que hoje em dia exista uma boa variedade de sites e plataformas de Crowdsourcing disponíveis para os usuários. Veja algumas:

 

Crowdtest

Ela é a ideal especialmente para viabilizar projetos envolvendo tecnologia, pois os cadastrados podem utilizá-la como teste de aplicativos antes de lançá-los para o público.

 

Creative Commons

Este é outro exemplo de site de Crowdsourcing, pois é uma plataforma que permite a busca de arquivos licenciados para que possam ser compartilhados. Entre os tipos de arquivos estão fotos e vídeos.

 

Kaxola

Essa é uma ferramenta para que tem o objetivo de auxiliar na divulgação de ideias e projetos. Quem aí quer iniciar uma startup, por exemplo, e busca divulgar as suas ideias inovadoras, o Kaxola tem tudo para ser o seu aliado. 

 

We Do Logos

E como a questão da identidade visual sempre foi uma questão fundamental para o êxito de qualquer projeto, uma alternativa interessante é a plataforma. 

Por meio dela as empresas podem conhecer e contratar profissionais freelancers da área do design.

 

Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo

 

Na era em que as mídias sociais conectam pessoas, a busca por métodos coletivos de organização de projetos é um caminho válido para as empresas, influenciando inclusive o gerenciamento delas.

Para saber mais sobre gestão de negócios, adquira já o Curso Formação Empreendedora. O curso foi desenvolvido pelo Grupo Voitto e traz tudo o que você precisa saber sobre métodos eficientes de gestão.

Essa formação é importante para quem tem uma boa ideia ou deseja começar o seu negócio da maneira mais positiva possível. 

 

banner do curso Formação Empreendedora