
Você imagina onde o termo Crowdsourcing se encaixa? Pois bem...
A era moderna, movida pela internet e pelas mídias sociais, trouxe para o nosso dia a dia (e também para o cotidiano das empresas) alguns conceitos como colaboração coletiva, economia colaborativa, financiamento coletivo e outras variações.
Dessa forma, são nesses conceitos que se encaixa o termo cada vez mais famoso conhecido como Crowdsourcing.
Para uma melhor compreensão sobre como ele funciona, imagine um grupo de pessoas que se unem para auxiliar com os seus conhecimentos a viabilidade de um projeto e a solução de problemas.
Graças a esse perfil, de agregar conhecimentos coletivos, o Crowdsourcing pode ser aplicado em diversas, inclusive no âmbito do .
Neste artigo você vai encontrar as seguintes respostas sobre Crowdsourcing:
Mas afinal, Crowdsourcing é o que exatamente? Pois bem, apesar de ser um termo relativamente recente, ele pode ser definido como.
O intuito de sanar problemas diários, permanente e auxiliar prestadores de serviços é a base dessa prática que cada vez mais ganha adeptos.
De uma forma geral, em se tratando de Crowdsourcing, essa reunião de pessoas normalmente é composta por usuários de redes sociais e comunidades existentes na internet. Inclusive, é a internet que há tempos vem viabilizando as mais variadas ações de Crowdsourcing.
Além disso, para compreender um pouco mais sobre o que significa esse conceito, vale salientar que ele foi mencionado pela primeira vez no ano de 2006, por Mark Robinson e Jeff Howe, ambos editores da Revista Wired.
O objetivo dos dois era criar um neologismo unindo as palavras Crowd (multidão) e Outsourcing (terceirização). Ou seja, o Crowdsourcing não deixa de ser uma interação social, entre pessoas, com o objetivo de sanar problemas ou colocar em prática novos conceitos.
Diante disso, já é possível contar com algumas plataformas de Crowdsourcing capazes de conectar grupos e possibilitar a ação de atividades em tempo real.
Não há projetos sem recursos, por isso, para você gerenciar bem o seu projeto, confira o nosso É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:
Crowdsourcing ou Crowdfunding? Eis a questão, pois muita gente confunde os dois. Se você pensa que ambos são a mesma coisa, não se preocupe, afinal, a linha que separa um do outro é bastante tênue.
Sendo assim, é possível afirmar que o Crowdfunding funciona mais como um financiamento colaborativo, ou seja, ele é uma das possibilidades que existem dentro do para as famosas "vaquinhas".
O Crowdfunding pode ser aplicado tanto na viabilização de uma quanto no lançamento de uma obra de cunho artístico, por exemplo.
Caso queira saber mais sobre Crowdfunding, acesse o nosso artigo sobre o assunto:
Visto que o Crowdsourcing consiste na combinação de esforços voluntários para a viabilização de ou solução de problemas, ele pode ser bastante benéfico quando aplicado em uma empresa. Confira abaixo algumas vantagens que ele oferecer:
O ditado popular afirmando que "duas cabeças pensam melhor que uma" ganha força quando o assunto é Crowdsourcing, afinal, trata-se de uma iniciativa que visa a união de várias cabeças (ideias e pensamentos diversos) para .
Pelo fato do Crowdsourcing ser um modelo que visa encontrar aptos a solucionar um problema ou desafio na empresa, ele auxilia no engajamento e na fidelização dos clientes.
Um exemplo disso são as empresas que utilizam o trabalho colaborativo para divulgar seus lançamentos inicialmente para um grupo fiel de , permitindo que eles se sintam parte do projeto. Essa prática é chamada Testadores Beta, ou Beta Testers.
No caso do , ele pode ser usado para efetuar melhorias tanto internamente quanto externamente, unindo as redes de colaboradores da empresa e os seus prestadores de serviços.
Com essa possibilidade, a companhia tem condições de aproveitar a criatividade coletiva dos seus funcionários, além de dar oportunidades para uma boa quantidade de novos talentos.
A seguir veremos como o Crowdsourcing é aplicado na empresa. Vem com a gente!
Ele pode ser utilizado tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. Para implementar o Crowdsourcing no ambiente corporativo é necessário levar em conta alguma questões. São elas:
É preciso manter o foco no que diz ao "quem somos" e a "nossa visão" para que as iniciativas utilizando o conhecimento coletivo funcionem.
É preciso analisar qual é o problema e as possíveis soluções para saná-lo. Será que o problema é o ? Um reposicionamento da marca?
Chega a hora de encontrar as saídas, buscar os colaboradores e, até mesmo, utilizar as plataformas de Crowdsourcing.
Devido ao seu perfil colaborativo, a internet é um excelente espaço para a viabilidade dessa prática. Sendo assim, não é surpresa que hoje em dia exista uma boa variedade de sites e plataformas de Crowdsourcing disponíveis para os usuários. Veja algumas:
Ela é a ideal especialmente para viabilizar projetos envolvendo , pois os cadastrados podem utilizá-la como teste de aplicativos antes de lançá-los para o público.
Este é outro exemplo de site de, pois é uma plataforma que permite a busca de arquivos licenciados para que possam ser compartilhados. Entre os tipos de arquivos estão fotos e vídeos.
Essa é uma ferramenta para que tem o objetivo de auxiliar na divulgação de ideias e projetos. Quem aí quer iniciar uma , por exemplo, e busca divulgar as suas ideias inovadoras, o Kaxola tem tudo para ser o seu aliado.
E como a questão da identidade visual sempre foi uma questão fundamental para o êxito de qualquer projeto, uma alternativa interessante é a plataforma.
Por meio dela as empresas podem conhecer e contratar profissionais freelancers da área do design.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!
Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.
Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!
Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!