O que é Crowdsourcing?
Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding
Quais as vantagens e como utilizar o Crowdsourcing na empresa?
Crowdsourcing na empresa
Sites de Crowdsourcing para auxiliar o seu negócio
O Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo

Entenda o conceito de Crowdsourcing e como aplicá-lo em seus negócios.

Em tempos de economia colaborativa, o Crowdsourcing pode ser uma iniciativa valiosa para dar vida a novos projetos. Veja tudo que precisa saber com esse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o conceito de Crowdsourcing e como aplicá-lo em seus negócios.

Você imagina onde o termo Crowdsourcing se encaixa? Pois bem...

A era moderna, movida pela internet e pelas mídias sociais, trouxe para o nosso dia a dia (e também para o cotidiano das empresas) alguns conceitos como colaboração coletiva, economia colaborativa, financiamento coletivo e outras variações.

Dessa forma, são nesses conceitos que se encaixa o termo cada vez mais famoso conhecido como Crowdsourcing.

Para uma melhor compreensão sobre como ele funciona, imagine um grupo de pessoas que se unem para auxiliar com os seus conhecimentos a viabilidade de um projeto e a solução de problemas.

Graças a esse perfil, de agregar conhecimentos coletivos, o Crowdsourcing pode ser aplicado em diversas, inclusive no âmbito do .

Neste artigo você vai encontrar as seguintes respostas sobre Crowdsourcing:

  • O que é
  • Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding
  • Quais as vantagens e como utilizar o na empresa
  • Crowdsourcing na empresa
  • Sites para auxiliar o seu negócio
  • O Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo.

O que é Crowdsourcing?

Mas afinal, Crowdsourcing é o que exatamente? Pois bem, apesar de ser um termo relativamente recente, ele pode ser definido como.

O intuito de sanar problemas diários, permanente e auxiliar prestadores de serviços é a base dessa prática que cada vez mais ganha adeptos.

De uma forma geral, em se tratando de Crowdsourcing, essa reunião de pessoas normalmente é composta por usuários de redes sociais e comunidades existentes na internet. Inclusive, é a internet que há tempos vem viabilizando as mais variadas ações de Crowdsourcing.

Além disso, para compreender um pouco mais sobre o que significa esse conceito, vale salientar que ele foi mencionado pela primeira vez no ano de 2006, por Mark Robinson e Jeff Howe, ambos editores da Revista Wired.

O objetivo dos dois era criar um neologismo unindo as palavras Crowd (multidão) e Outsourcing (terceirização). Ou seja, o Crowdsourcing não deixa de ser uma interação social, entre pessoas, com o objetivo de sanar problemas ou colocar em prática novos conceitos.

Diante disso, já é possível contar com algumas plataformas de Crowdsourcing capazes de conectar grupos e possibilitar a ação de atividades em tempo real.

Não há projetos sem recursos, por isso, para você gerenciar bem o seu projeto, confira o nosso É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:

Kit de planilhas de Gestão Financeira: Baixe agora!

Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding

Crowdsourcing ou Crowdfunding? Eis a questão, pois muita gente confunde os dois. Se você pensa que ambos são a mesma coisa, não se preocupe, afinal, a linha que separa um do outro é bastante tênue.

Sendo assim, é possível afirmar que o Crowdfunding funciona mais como um financiamento colaborativo, ou seja, ele é uma das possibilidades que existem dentro do para as famosas "vaquinhas".

O Crowdfunding pode ser aplicado tanto na viabilização de uma quanto no lançamento de uma obra de cunho artístico, por exemplo.

Caso queira saber mais sobre Crowdfunding, acesse o nosso artigo sobre o assunto:

Quais as vantagens e como utilizar o Crowdsourcing na empresa?

Crowdsourcing

Visto que o Crowdsourcing consiste na combinação de esforços voluntários para a viabilização de ou solução de problemas, ele pode ser bastante benéfico quando aplicado em uma empresa. Confira abaixo algumas vantagens que ele oferecer:

Novas ideias

O ditado popular afirmando que "duas cabeças pensam melhor que uma" ganha força quando o assunto é Crowdsourcing, afinal, trata-se de uma iniciativa que visa a união de várias cabeças (ideias e pensamentos diversos) para .

Engajamento

Pelo fato do Crowdsourcing ser um modelo que visa encontrar aptos a solucionar um problema ou desafio na empresa, ele auxilia no engajamento e na fidelização dos clientes.

Um exemplo disso são as empresas que utilizam o trabalho colaborativo para divulgar seus lançamentos inicialmente para um grupo fiel de , permitindo que eles se sintam parte do projeto. Essa prática é chamada Testadores Beta, ou Beta Testers.

Soluções no setor de Recursos Humanos

No caso do , ele pode ser usado para efetuar melhorias tanto internamente quanto externamente, unindo as redes de colaboradores da empresa e os seus prestadores de serviços.

Com essa possibilidade, a companhia tem condições de aproveitar a criatividade coletiva dos seus funcionários, além de dar oportunidades para uma boa quantidade de novos talentos.

A seguir veremos como o Crowdsourcing é aplicado na empresa. Vem com a gente!

Crowdsourcing na empresa

Ele pode ser utilizado tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. Para implementar o Crowdsourcing no ambiente corporativo é necessário levar em conta alguma questões. São elas:

Objetivos

É preciso manter o foco no que diz ao "quem somos" e a "nossa visão" para que as iniciativas utilizando o conhecimento coletivo funcionem.

Diagnóstico

É preciso analisar qual é o problema e as possíveis soluções para saná-lo. Será que o problema é o ? Um reposicionamento da marca?

Soluções

Chega a hora de encontrar as saídas, buscar os colaboradores e, até mesmo, utilizar as plataformas de Crowdsourcing.

Sites de Crowdsourcing para auxiliar o seu negócio

Devido ao seu perfil colaborativo, a internet é um excelente espaço para a viabilidade dessa prática. Sendo assim, não é surpresa que hoje em dia exista uma boa variedade de sites e plataformas de Crowdsourcing disponíveis para os usuários. Veja algumas:

Crowdtest

Ela é a ideal especialmente para viabilizar projetos envolvendo , pois os cadastrados podem utilizá-la como teste de aplicativos antes de lançá-los para o público.

Creative Commons

Este é outro exemplo de site de, pois é uma plataforma que permite a busca de arquivos licenciados para que possam ser compartilhados. Entre os tipos de arquivos estão fotos e vídeos.

Kaxola

Essa é uma ferramenta para que tem o objetivo de auxiliar na divulgação de ideias e projetos. Quem aí quer iniciar uma , por exemplo, e busca divulgar as suas ideias inovadoras, o Kaxola tem tudo para ser o seu aliado.

We Do Logos

E como a questão da identidade visual sempre foi uma questão fundamental para o êxito de qualquer projeto, uma alternativa interessante é a plataforma.

Por meio dela as empresas podem conhecer e contratar profissionais freelancers da área do design.

O Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

Voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2023 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.