Aprenda a criar e a implementar a Cultura Lean Six Sigma em sua empresa!

Descubra o impacto que a formação de uma Cultura Lean Six Sigma traz a uma corporação e ao desenvolvimento de seus liderados!

Alexandre Brum 05/05/2022 - 7 mins de leitura

A maioria das empresas que investem no Lean Six Sigma enfrentam desafios para que os ciclos durem mais de três anos e alcancem resultados efetivos na organização. 

A resposta para o alcance desses resultados está na Cultura Lean Six Sigma e é um esforço que deve vir de dentro das equipes. A cultura não se compra, se cria, e, por isso, é algo tão difícil de se conquistar. 

Se você está implementando um programa de melhoria contínua ou quer fortalecer a cultura interna para um programa já existente, continue neste artigo e se atente aos seguintes fatores:

  • Criação de um significado que seja percebido; 
  • Trabalho conjunto entre as lideranças da empresa;
  • Prática da Melhoria Contínua;
  • Investimento em treinamentos;
  • Faça a diferença! 

Vamos lá! 

 

Criação de um significado que seja percebido


O projeto Lean Six Sigma não pode ser visto como mais um projeto, ou mais um treinamento para ser realizado diante de várias demandas que todos nós temos no nosso dia a dia. Tem que ser uma relação ganha-ganha. E isto deve estar claro para todos. 

Redução de perdas, aumento de produtividade e de eficiência são ganhos desejáveis para o negócio. Mas e o colaborador? O que ele ganha? O que muda na rotina dele?

Na prática, muita coisa muda. E sem dúvida para melhor. Trabalhar em um ambiente onde a cultura Lean Six Sigma está presente impacta diretamente a rotina de trabalho. 

As condições de segurança e de qualidade melhoram e as pessoas fazem o certo com menos esforço, pois o retrabalho é praticamente zero. E, além disso, sobra mais tempo para o desenvolvimento pessoal e profissional

Enfim, é muito mais prazeroso trabalhar em um ambiente criativo e produtivo do que em um ambiente estressado, onde temos que ficar apagando incêndio todos os dias.

A partir do momento que essas vantagens começam a ser percebidas, a propaganda boca a boca vai disseminando as boas notícias e conquistando mais aliados, por meio do endomarketing.  

Inúmeras empresas também chegam a atrelar ganhos financeiros e meritocracia aos projetos de melhoria. Não deixa de ser uma estratégia para reconhecer as pessoas mais engajadas e incentivar que outros façam o mesmo, mas basear todo o seu programa só nisso pode ser perigoso.


Trabalho conjunto entre as lideranças da empresa


Lembre-se que a liderança da sua empresa, de cima a baixo, deve priorizar e facilitar a execução do programa Lean Six Sigma. Mostrar que se importa e prioriza iniciativas e projetos de melhoria é a melhor maneira de mostrar para os demais colaboradores que eles também devem fazer isso - além de dar exemplo. 

Essa atitude vinda da liderança vai dar a direção e o foco necessários para a sustentabilidade do programa. Se os líderes acreditam e praticam, os colaboradores seguirão. Se os líderes falam e cobram, mas o discurso não bate com a prática, a credibilidade de todo o programa vai por água abaixo. 

Quer um exemplo fácil? Por que muitos programas de 5S começam e morrem? Porque muitos líderes cobram, mas a sua própria estação de trabalho ou sala denuncia o oposto.  

Outro conselho é estar disposto a ouvir ideias de melhoria por parte dos colaboradores. Fazer com que eles participem do processo é importante para que também considerem o projeto como deles. 

Por fim, também é muito importante que estejam alinhadas as funções entre White Belts, Yellow Belts, Black Belts e Green Belts. Os dois últimos são os mais importantes na hierarquia do Six Sigma e, assim, possuem mais funções e responsabilidades diante dos projetos e processos. 


As principais ferramentas do Lean Seis Sigma

Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Prática da Melhoria Contínua


A melhoria contínua é uma jornada sem fim. Essa poderosa expressão vem da busca pela perfeição. Hoje é melhor que ontem, mas amanhã será melhor que hoje. É o que mantém a roda girando. 

Isso significa que as corporações devem implementar avanços em serviços, produtos, pessoas e processos diariamente. Não há problema algum em serem pequenas mudanças, o importante é realizar transformações que se alinhem a um propósito. 

Incorporar essa mentalidade bem sucedida de melhoria é fundamental para não entrar na famosa “zona de conforto” e achar que todos os “grandes problemas” já foram resolvidos. É estar sempre definindo novos pontos de excelência. 

Mas cuidado! Aqui vale um ponto de atenção importantíssimo. Buscar a melhoria contínua não significa dizer que “nunca vai estar bom”. Reconheça e celebre os bons resultados sempre. 

Por outro lado, mantenha vivo o desafio de melhorar, pois sempre haverá alguma oportunidade de aprimorar os processos. Ainda mais hoje em dia, em que as mudanças estão cada vez mais frequentes e rápidas.    

A Voitto possui um artigo sobre os 12 princípios da Melhoria Contínua. Você pode conferí-lo aqui


Investimento em treinamentos


Investir na capacitação é uma das melhores formas de criar uma cultura forte. Além de desmistificar a metodologia, que é a parte mais técnica, os treinamentos devem mostrar a importância, dar exemplos práticos e mostrar para os colaboradores o que é feito e esperado pela corporação. 

O conhecimento é responsável por potencializar pessoas e processos, contribuindo para que as percepções de causa e efeito estejam presentes e que a construção e implementação de estratégias sejam possíveis. 

A formação continuada de multiplicadores internos também é um ponto importante. Quanto maior o número de pessoas bem capacitadas multiplicando o conhecimento, maior será o número de pessoas praticando o Lean Six Sigma. Aqui deve-se somar quantidade com qualidade.

Um outro aspecto importante no aprendizado e formação de uma Cultura Lean Seis Sigma é o “coaching” de projetos. Como funciona isso? É literalmente fazer com que as pessoas coloquem a “mão na massa”.

A diferença é a presença de alguém mais experiente e conhecedor do assunto assessorando e guiando. É como uma mentoria. Não é fazer pela pessoa ou grupo, mas sim orientar e corrigir a rota, colocando ritmo e cobrando prazos.  


Faça a diferença! 


Por fim, qualquer proposta na direção de formar uma Cultura Lean Six Sigma passa essencialmente por pessoas. É um movimento de dentro para fora da empresa, onde todos os envolvidos precisam estar dispostos a dar este passo.

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as notícias no Blog Voitto. 

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma. 

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo