Procurando um jeito de aumentar sua produtividade, mas não sabe como? O Microsoft Project pode ser a solução para os seus problemas. Esse software é a melhor opção possível para gerenciar seus projetos, organizar as equipes de trabalho, controlar riscos, calcular os gastos e os prazos.

Pensando nisso, um curso de MS Project pode ser o algo mais que você está buscando para melhorar sua produtividade e se diferenciar dos demais. Vamos ver então como esse curso pode trabalhar a favor de sua produtividade.

 

Organize seus projetos

 

Se você trabalha com gerenciamento de projetos, com certeza precisa organizá-los, não é mesmo? Pois bem, o MS Project pode facilitar sua vida. Você pode colocar todas as informações referentes aos projetos, bem como as entregas e os pacotes de trabalho.

Detalhando todas as informações, o cronograma do projeto, quanto vai gastar, os riscos envolvidos, a alocação dos recursos, não há dúvida de que o Project vai te ajudar e te economizar um bom tempo.

 

Defina o cronograma do projeto

 

Com certeza um dos aspectos mais importantes de qualquer projeto é a definição do cronograma, pois ele influencia no custo do projeto, dado que quanto mais tempo os funcionários trabalharem, maior será o gasto com os salários dos mesmos.

Outro aspecto no qual o cronograma influencia é na satisfação do cliente, pois um projeto que cumpra com o prazo obterá um resultado positivo do mesmo, gerando assim um aumento na credibilidade da empresa para a qual trabalha. Com um cronograma bem definido, você consegue fazer mais projetos em menos tempo, aumentando assim a produtividade.

Usando, por exemplo, o Gantt de Controle, podemos ver o caminho crítico do projeto, ou seja, as tarefas que, se forem atrasadas, atrasarão o cronograma do projeto. Esse tipo de informação é muito útil para sabermos quais tarefas podem ser remanejadas sem causar alteração no prazo do projeto.

 

Monte uma planilha de recursos

 

Ao completar o curso de MS Project, você aprenderá a montar a planilha de recursos, na qual você poderá definir de qual tipo seu recurso é: trabalho, custo ou material. Assim, poderá gerenciar melhor os gastos direcionados para cada um desses recursos.

Ao inserir seus recursos no projeto, o Project mostrará para você qual o custo do projeto, baseado no cronograma e no uso de cada um dos recursos. Você verá também se há superalocação e como resolvê-la. Ou seja, seu controle financeiro aumenta consideravelmente, aumentando assim sua produtividade.

 

Tenha o controle do andamento do projeto

 

No curso de MS Project, você verá como atualizar a porcentagem de conclusão das tarefas, podendo assim ter um controle sobre o andamento do seu projeto. Logo, você poderá saber quanto já foi realizado e quanto falta para concluir o projeto.

Esse é um ponto de controle muito importante para sabermos se o projeto está dentro do prazo. E mais, através dessa informação, podemos monitorar o quanto já foi gasto com o projeto e estimar o quanto mais precisaremos desembolsar.

 

Chega de perder tempo!

 

Você com certeza percebeu o quão útil esse software é no Gerenciamento de Projetos. Mas talvez você pense “Posso fazer isso no Excel”. Sim, você até pode, mas será muito mais trabalhoso, visto que o Excel é uma ferramenta mais genérica, para muitas aplicações.

Já o Project possui como única finalidade gerenciar projetos, o que o torna excelente nisso, visto que é todo configurado para a Estrutura Analítica de Projetos.

Pois bem, pensando nisso, nós da Voitto disponibilizamos para você um curso de MS Project gratuito, para que possa conhecer essa ferramenta fantástica. Está esperando o que? Se inscreva já e veja como essa ferramenta pode alavancar de vez sua produtividade!