ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a Curva do Esquecimento?
Como acontece a Curva do Esquecimento?
Aprofundamento do assunto
Como minimizar a Curva do Esquecimento?
Como a Curva do Esquecimento afeta o desempenho?
Continue aprendendo com a Voitto!

Descubra o que é a Curva do Esquecimento e como ela afeta os seus estudos e produtividade!

Saiba mais sobre a Curva do Esquecimento, qual é o seu impacto nos seus estudos e trabalho e as melhores técnicas para minimizá-la e ser produtivo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é a Curva do Esquecimento e como ela afeta os seus estudos e produtividade!

A Curva do Esquecimento intriga profissionais desde o século XIX. Ela está relacionada à perda de informações de nossa memória conforme o tempo passa. Isso porque o cérebro humano considera alguns conhecimentos como não relevantes e, assim, opta por dispensá-los.

Além dos estudos, a Curva do Esquecimento também está diretamente conectada ao processo de aprendizagem de colaboradores em uma empresa e à eficiência produtiva das atividades laborais.

Porém, os impactos desse fenômeno podem ser minimizados a partir de técnicas de estudos. Continue neste artigo e confira mais detalhes sobre a Curva do Esquecimento a partir dos seguintes tópicos:

●     O que é a Curva do Esquecimento?

●     Como acontece a Curva do Esquecimento?

●     Aprofundamento do assunto.

●     Como minimizar a Curva do Esquecimento?

●     Como a Curva do Esquecimento afeta o desempenho?

Bom aprendizado!

O que é a Curva do Esquecimento?

A Curva do Esquecimento é uma forma de representar através de gráficos a conservação do conhecimento adquirido e o tempo que ele se mantém na memória humana.

Ela mostra que a memória é reduzida logo nos primeiros momentos de aprendizagem e pode chegar à metade em poucos dias ou semanas.

Gráfico curva do esquecimento

Os primeiros estudos sobre esse empecilho no processo de aprendizagem foram do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, no século XIX. Após pesquisa com a própria memorização, ele chegou à conclusão que:

●     75% de um conteúdo estudado pela manhã será lembrado no fim da tarde;

●     50% do conteúdo será lembrado depois de 24 horas;

●     3% a 5% do conteúdo será lembrado após 30 dias.

Ebbinghaus também identificou outras causas que também são responsáveis pelo esquecimento do conteúdo estudado, como o estresse e o sono. Além disso, quanto menos um conteúdo for relevante para a pessoa, mais fácil será o seu esquecimento.

Mesmo assim, outros estudos foram realizados por cientistas no século passado com diferentes grupos e intervalos de tempos maiores. Eles chegaram às conclusões de que a Curva do Esquecimento realmente existe, mas varia de acordo com cada um e com o tipo de conteúdo.

Como acontece a Curva do Esquecimento?

O esquecimento é um processo normal do cérebro humano. Isso é uma forma do sistema nervoso central economizar energia das sinapses e otimizar a ocupação das áreas do córtex cerebral, pois nem sempre as informações recebidas são realmente relevantes.

Assim, para evitar essa sobrecarga, o nosso cérebro se desfaz de informações gradualmente conforme o tempo passa. Por isso, nós devemos sempre revisitar os assuntos que são importantes para os nossos estudos ou nosso trabalho, para que ele não desapareça de nossa memória.

Como funciona a memória?

A nossa memória é dividida em memória de curto prazo e em memória de longo prazo. Essa divisão é responsável por filtrar as informações mais relevantes e aquelas que não possuem tanta importância.

Dessa forma, a memória de curto prazo se transforma em memória de longo prazo durante o sono profundo. Por tal razão, é fundamental ter qualidade de sono caso queira ser produtivo durante os estudos e trabalho.

Outra forma de melhorar o funcionamento da memória é através de maior concentração durante as atividades realizadas, além de um estilo de vida saudável, acompanhado de boa alimentação e exercícios físicos.

Mais à frente, você vai conferir dicas para melhorar cada vez mais esse rendimento.

Aprofundamento do assunto

Além da Curva do Esquecimento, outros estudos realizados por psicólogos e cientistas também tiveram objetivos de relacionar o aprendizado, a retenção de informações e o tempo desses acontecimentos.

Confira a seguir alguns deles:

Cone de Aprendizagem

Segundo o psiquiatra norte-americano William Glasser, nós absorvemos os conteúdos que estudamos de acordo com a forma como os recebemos:

●     10% do conteúdo através da leitura;

●     20% do conteúdo através da escuta;

●     30% do conteúdo por meio da observação ou visualização de vídeos;

●     50% do conteúdo por meio da audição e da observação;

●     70% do conteúdo através da conversa ou do debate;

●     80% do conteúdo através da leitura, escrita e prática

●     95% do conteúdo através do ensinamento a outra pessoa.

Por isso, é necessário realizar mais de um método de estudo, seguindo uma rotina e utilizando de artifícios que contribuam para a fixação do conteúdo em sua memória.

Curva de Aprendizagem

A Curva de Aprendizagemestá relacionada à ligação direta entre a proficiência em determinada atividade e a sua evolução com o tempo. Segundo Hermann Ebbinghaus, cada funcionário demora uma certa quantidade de tempo para produzir um mesmo produto.

Esse fenômeno acontece porque, ao ser apresentado e delegado a uma determinada tarefa, demora-se tempo para que este profissional entenda os conceitos, o funcionamento e o desenvolvimento das habilidades necessárias.

Dominando as principais estratégias, o tempo necessário diminui rapidamente, como visto no gráfico abaixo:

Gráfico da curva de aprendizagem

Essa curva mostra a importância das empresas de realizarem uma Gestão do Conhecimentoeficiente, já que esse compartilhamento de informações contribui para diminuir o intervalo de tempo de um novo colaborador aprender as funções que por ele serão realizadas.

Curva ABC

A Curva ABCconsiste na classificação de informações de acordo com o seu grau de importância, possibilitando análises, processamento das informações e tomada de decisões mais assertivas.

Ela funciona por meio do estabelecimento de uma ordem de prioridades, de acordo com o que agrega mais valor para a instituição.

A curva é dividida em três regiões (A, B e C), com a A correspondente a 80% do total e a C correspondendo a 5%. Isso possibilita uma visão macro do negócio.

Gráfico da curva ABC

Como minimizar a Curva do Esquecimento?

A Curva do Esquecimento pode ser minimizada por meio de ações específicas, como criar uma rotina e utilizar técnicas de estudo. Ter um período fixo do seu dia para revisar o conteúdo aprendido é essencial para fortalecer a sua memória. Esse conhecimento será fixado a partir de leituras e resolução de atividades.

Baseado na curva do esquecimento e nos estudos da memória, o Sistema de Repetição Espaçada (SRE) é utilizado por vestibulandos e universitários para realizar revisões e evitar assim a perda de informações estudadas. Assim, o estudo deve ser dividido em cinco etapas:

●     1ª revisão: imediata. Após a aula, revise os pontos principais em 5 a 10 minutos.

●     2ª revisão: 24 horas após a aula. Revise cada hora/aula em 10 minutos.

●     3ª revisão: 7 dias após a aula. Revise cada hora/aula em 10 minutos.

●     4ª revisão: 30 dias após a aula. Revise cada hora/aula em 5 minutos.

●     5º revisão: de 30 em 30 dias. Revise cada hora/aula em 5 minutos.

Como visto, a revisão deve ser contínua entre os espaços de tempo, buscando reativar os conteúdos frequentemente e, assim, fortalecer a memorização. Alguns artifícios utilizados durante o Sistema de Repetição Espaçada são resumos, fichamentos, mapas mentais e flashcards.

O desenvolvimento de Soft Skills também é necessário para melhorar os seus estudos e ser mais produtivo. Habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e inteligência emocional são importantes para simplificar o aprendizado da disciplina que está sendo estudada.

Outros pontos importantes são a manutenção e a higiene do sono. Ter uma noite de sono completa e de qualidade resulta em melhor memorização, já que a memória de curto prazo se transforma em memória de longo prazo nas fases profundas do sono.

Passo a passo para evitar a Curva do Esquecimento

Crie uma rotina

Estabelecer um cronograma com todas as atividades do seu dia, incluindo o período na faculdade e no trabalho, refeições, atividades físicas, descanso e lazer. Essa atitude é importante para que o seu organismo esteja preparado para estudar e, assim, facilitar o processo de memorização pelo cérebro humano.

Defina os horários de estudo

Após realizar um planejamento dos seus estudos, é hora de definir em quais horários você estará estudando, fora de sua faculdade ou do trabalho. Também é interessante incluir momentos para anotar tudo o que foi passado durante as aulas, para simplificar a fixação dessas informações.

Além disso, também deve ser definido quando será realizada cada revisão de cada matéria, além de maior aprofundamento dos temas através de videoaulas, blog posts, webinars, entre outras práticas.

Escolha o método de estudo

Escolher o método de estudo é fundamental para a sua rotina de aprendizado. Dessa maneira, como mostrado anteriormente com o Cone de Aprendizagem, você pode utilizar mais de um técnica, aumentando a eficiência da sua aprendizagem sobre um tema em específico.

Confira a seguir alguns deles:

●     Mapas mentais;

●     Técnica Pomodoro;

●     Método Robinson (EPL2R);

●     Mnemônica;

●     Testes práticos;

●     Entre outros.

Escolha um ambiente adequado para estudo

Escolher um ambiente adequado para estudo é imprescindível para manter a concentração e o foco nos estudos.

Ao invés de estar no sofá ou na cama, ambientes que podem trazer preguiça e sonolência, estar em locais com uma mesa exclusiva para os estudos traz ao cérebro a sensação de ser a região adequada para a busca do conhecimento.

Além disso, esse local também deve estar limpo, ordenado e sem influências externas, como aparelhos de TV ou outros gadgets que podem tirar o seu foco nos estudos.

Descanse

Descansar e aproveitar os momentos de lazer é essencial para a criação de uma rotina saudável de estudos. Isso porque é bastante significativo respeitar os limites do nosso corpo e o nosso ritmo, para não entrar em esgotamento mental.

Assim, separe um tempo dos seus dias para sair com os amigos, assistir filmes e séries, jogar videogame, reunir-se com a família. Essas ações vão te ajudar a relaxar para realizar os seus estudos com maior eficiência.

Como a Curva do Esquecimento afeta o desempenho?

Com a ausência de técnicas de estudo e outras ações definidas anteriormente, a Curva do Esquecimento prejudica consideravelmente o rendimento dos estudos e do trabalho, podendo chegar à perda de quase metade do conteúdo obtido em um dia.

Dessa forma, a Curva do Esquecimento não afeta somente um indivíduo, mas sim uma instituição inteira, já que os seus responsáveis terão que buscar alternativas que contribuam para o aprendizado e produtividade dessas pessoas.

 Continue aprendendo com a Voitto!

Você sabia que ter suas Soft Skills bem desenvolvidas pode ser um diferencial para os recrutadores? Isso porque, as empresas estão em busca de bem mais de competências técnicas!

Pensando nisso, a Voitto desenvolveu a Formação em Soft Skills, ela te garante acesso a 13 cursos + 6 bônus incríveis.

E para garantir que você não vá cair na curva do esquecimento, é inevitável que se mantenha sempre aprendendo e buscando inovar nesse processo.

Só com a Voitto, você possui todo suporte técnico e de conteúdo, para garantir seu aprendizado da forma correta. Além disso, você tem a liberdade para aprender onde e como quiser!

Não fique de fora, clique no banner abaixo e saiba mais.

Formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desbloqueie O Poder Da Sua Mente

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.