Por que fazer o tratamento de dados através do Power BI? Confira 6 motivos!

Entenda como o tratamento dos dados da sua empresa no Power BI pode alavancar os resultados do seu negócio através de 6 motivos.

Bruna Pena 08/09/2021 - 4 mins de leitura

O tratamento de dados vem se tornando cada vez mais um fator determinante para o sucesso dos negócios, visto que a análise dos dados é uma importante ferramenta para nortear as estratégias e ações de uma empresa. 

Diante disso, existem inúmeros softwares que permitem o tratamento de dados, como Excel ou Power BI. Este último, será nosso destaque da conversa de hoje, visto que tem fatores interessantes para a ação em questão. 

Por isso, não deixe de acompanhar os próximos tópicos, para saber mais informações sobre o tratamento de dados através do Power BI, conversaremos sobre: 

  • Para que serve o tratamento de dados?
  • O que é necessário analisar antes de tratar os dados?
  • 6 motivos para tratar os dados no Power BI

Vamos lá! 


Para que serve o tratamento de dados?


Os dados são as principais informações que um negócio gera no seu dia a dia. Desta maneira, tratar alguma informação para obter dados serve para destacar determinadas ações e facilitar a tomada de decisão com base neles. 

Nesse caso, podemos pensar em uma empresa que gera relatórios diários de seus resultados e indicadores de desempenho. Apesar desses dados serem úteis, essas informações precisam ser otimizadas para garantir um entendimento melhor.

Além disso, depois de tratados, os dados vão facilitar para os gestores tomarem as melhores decisões, tanto para superar algum gap de crescimento, quanto para garantir a manutenção da qualidade do serviço ou produto. 


O que é necessário analisar antes de tratar os dados?


Para que o tratamento de dados seja mais vantajoso, é necessário realizar alguns primeiros passos de analise de fatores relacionados ao banco de dados. 

Em primeiro lugar, a coerência da fonte de dados deve ser analisada e a relevância dos indicadores da mesma devem ser avaliados. Isso porque, o banco de dados deve estar alinhado com o objetivo principal da empresa, para evitar a análise de dados desnecessários. 

Além disso, é necessário verificar se os dados estão devidamente atualizados. Visto que, a atualização dos dados é essencial para o sucesso de um negócio e é recomendado que ocorra de forma periódica, de acordo com a necessidade. 

Dessa forma, baseado nessas informações, agora que você já sabe para que serve o tratamento de dados e quais são as ações antecedentes que podem melhorar o desempenho do mesmo, não deixe de conferir os motivos para tratar dados no Power BI. 

Não é segredo pra ninguém a importância do controle interno dentro de organizações. O Controle de Documentos então, nem se fala!

Ele é essencial para manter a organização eficiente e segura dos processos e dos colaboradores.

Para facilitar a sua vida, produzimos uma planilha gratuita de Controle de Documentos! Nela você conseguirá registrar desde datas de vencimento até gerar gráficos dos documentos revisados. incrível, né?

Para ter acesso é só clicar no botão e baixar. Não perde tempo!


6 motivos para tratar os dados no Power BI


1.Fonte de dados 


Os diferentes tipos de dados podem ser armazenados em diferentes fontes, por isso, a compatibilidade com várias fontes de dados é um fator muito importante.

Diante disso, o Power BI se conecta com mais de 60 fontes de dados diferentes, abrangendo praticamente todas as fontes disponíveis e facilitando o processo de importação de dados, visto que não é necessário converter para outra fonte. 


2.Alta performance 


Quando o assunto é performance, o Power BI também não deixa a desejar. Isso porque, ele foi desenvolvido com tecnologia avançada, o que garante seu ótimo desempenho de processamento de dados. 


3.Boa visualização


A visualização de dados é muito importante para garantir o melhor entendimento possível. Diante disso, o sistema de visualização dentro do Power BI é ideal para um tratamento de dados eficaz, pois é dinâmico e tem um design agradável. 


4.Acessibilidade 


Possivelmente, você já utilizou o Excel em algum momento da sua vida, certo? Assim como esse software que foi desenvolvido para ser intuitivo e multifuncional, o Power BI também tem essa intenção e eles têm muitas semelhanças. 

Diante disso, o BI não tem uma interface complexa que dificulta que o usuário o utilize. Além disso, para as pessoas que já usavam o Excel, o uso é ainda mais familiarizado devido a essas semelhanças. 


5.Compartilhável 


O Power BI pode ser utilizado tanto no desktop quanto em nuvem. Dessa maneira, o compartilhamento dos dados é possível em tempo real, o que facilita muito para a atualização e gestão colaborativa do tratamento dos mesmos. 


6.Acessibilidade


A acessibilidade é uma marca muito interessante deste software, visto que ele tem uma versão gratuita Free e Pro, tal que sua assinatura tem um valor acessível. Além disso, é possível acessar o Power BI desktop ou mobile em qualquer dispositivo móvel. 

Depois desses motivos, agora é fácil avaliar se vale a pena usar o Power BI no tratamento de dados, não é mesmo? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado nessa missão. 

Por fim, continue nos acompanhando no Blog Voitto para estar sempre atualizado das informações mais relevantes e se liga nessa super dica que separamos especialmente para você! 


Atualmente, devido a alta competitividade dos mercados, não existem mais espaços para decisões baseadas em "achismos''.

Tendo isso em vista, muitas empresas utilizam o PowerBI como uma ferramenta para a análise dos dados obtidos, para que, no fim, sejam capazes de ter grande assertividade nas suas decisões.

O PowerBI então, é como um guia para tomada de decisões assertivas baseadas em dados. E fica fácil entender porque cada dia mais empresas utilizam esse software.

Pensando nisso, a Voitto oferece para você a formação Power BI Aplicado à Negócios. Ela te ajudará a compreender a ferramenta Power BI e tomar as melhores decisões para seu negócio!

Não perca mais tempo! Clique na imagem abaixo e garanta já o nosso treinamento Power BI Aplicado a Negócios!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo