Como é o dashboard estratégico na prática
Como implantar um dashboard estratégico
As maiores vantagens propostas
Dicas de Ouro

Saiba mais sobre todas as vantagens que um dashboard estratégico pode te oferecer

Aprenda mais sobre o dashboard estratégico e como você pode implantá-lo na pratica e usufruir de todas as suas vantagens dentro da sua empresa.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba mais sobre todas as vantagens que um dashboard estratégico pode te oferecer

O dashboard estratégico é uma forma tática de desenvolver indicadores de desempenho para orientar a sua equipe de maneira ágil e prática.

Dentro de uma empresa, criar um dashboard é essencial para o crescimento estratégico. Isso porque, o mecanismo propõe aos membros da equipe o acesso à informação, ajudando os gestores na tomada de decisão e formação de novas ideias.

O objetivo do dashboard estratégico é, de fato, propor uma inteligência competitiva dentro da empresa para assim, analisar dados através da reunião de informações relevantes e dessa maneira, sair à frente de seus concorrentes.

Para saber mais sobre as vantagens de implantar um dashboard estratégico dentro da sua empresa, continue com a gente e fique por dentro dos seguintes tópicos:

  • Como é o dashboard estratégico na prática
  • Como implantar um dashboard estratégico
  • As maiores vantagens propostas

Vamos lá?

Como é o dashboard estratégico na prática

Um dashboard estratégico é composto por um painel de informações que consistem em gráficos. Esses, por sua vez, consistem em informações que foram interpretadas e colocadas de maneira fácil a ser compreendida para ser passado para o resto da equipe.

Com as demonstrações das análises de dados coletadas, esse painel na maioria das vezes é atualizado e compartilhado com os demais para eles terem acesso a essas informações quando precisarem.

Os dashboards estratégicos são compostos por indicadores de desempenho e KPIs da empresa. Entre os tipos de dashboards, também temos:

  • Dashboard tático: Responsável pela demonstração dos objetivos a longo e médio prazo.
  • Dashboard operacional: Responsável pelo detalhamento das métricas e identificação dos erros e atrasos.

O uso dos dashboards nas empresas são imprescindíveis para um bom desempenho, e visto isso, resolvemos falar um pouquinho sobre como você pode implantar o dashboard estratégico no seu negócio!

Quer saber como isso acontece? Continue a leitura e fique ligado com a gente.

Como implantar um dashboard estratégico

Para usufruir do uso do dashboard estratégico de maneira adequada é necessário que você pense nos mínimos detalhes para que tudo fique de fácil compreensão e entendimento para a sua equipe.

O primeiro passo para você alavancar sua empresa é criando o painel de informações presentes no dashboard de estratégia.

Esse painel, por sua vez, precisa muito de uma organização clara para que todas as informações possam ser repassadas de forma objetiva.

Algumas empresas costumam aderir ao uso do Excel para a formação desse painel, mas fica a critério do desenvolvedor o melhor programa para utilizá-lo.

homem analisando gráficos

Contudo, um dos fatores muito importantes na criação do seu dashboard, é tentar ser o mais minimalista possível, sem usar cores demais e colocar muitas informações.

Aplique o necessário, de forma organizada e entendível. Use gráficos, e tente variar suas formas para não ficar repetitivo para quem lê. Você pode alternar entre os gráficos de coluna, linha, em barra, etc.

Dessa forma, lembre-se também, de reunir as informações mais relevantes, e nunca deixe que seu dashboard ultrapasse mais que uma única tela.

Seguindo essas dicas, com certeza seu dashboard estratégico ficará excelente e de fácil compreensão para sua equipe.

Todavia, é de conhecimento que toda empresa precisa de estratégias para, além de conseguir se manter no mercado, ser um destaque entre os outros.


Confira o nosso eBook gratuito Dashboards de Power BI e se especialize no assunto!

Com Dashboards de Power BI, você aprenderá o que são e como utilizá-las para gerenciar bancos de dados de forma realmente estratégica e efetiva na sua empresa.

Aproveite e baixe agora mesmo!


dashboards de power bi


Com a business intelligence lado a lado de um dashboard, os sucessos são ainda maiores.

Com a implantação de um dashboard estratégico o crescimento da sua empresa é certo, dessa forma, alinhamos para você aqui sobre as vantagens de ter um dashboard estratégico na sua empresa.

Você conhece todos os benefícios? Não perca seu tempo e saiba muito mais aqui sobre as maiores vantagens propostas. Fique conosco e aprenda muito mais!

Um dashboard estratégico pode ser o que falta para sua empresa alavancar. Está preparado?

As maiores vantagens propostas 

O uso do dashboard estratégico nas empresas traz múltiplos benefícios para a gestão e crescimento da sua marca ou produto. Mas você sabe o por quê?

Os benefícios da utilização dessa metodologia vem diretamente do fato de que, com a analise dos indicadores de desempenho da empresa, você pode conseguir se manejar no mercado de trabalho de acordo com a tendência que o mesmo está seguindo.

Todo bom líder precisa estar antenado aos acontecimentos exteriores para saber o momento certo de agir ou não.

Visto isso, o dashboard estratégico garante que não só você fique sabendo disso, mas sim, que todos os membros da sua equipe tenham acesso e possam trabalhar juntos nisso.

O dashboard estratégico, por sua vez, atua na promoção da democratização a esse acesso com a finalidade de dar oportunidades para todos dentro da sua equipe de falar e opinar sobre determinada situação.

O painel fica disponível para todos da equipe, você pode analisar, ficar por dentro, e sugerir novas ideias que possam acrescentar na empresa em que você trabalha.

Além disso, podemos conferir que o dashboard estratégico promove:

  • O aumento do profissionalismo na sua equipe;
  • Inteligência competitiva frente ao mercado;
  • Aumento do número de vendas;
  • Sabedoria nas tomadas de decisões.

Legal não é mesmo? O uso dos dashboards também são muito utilizados como ferramenta da metodologia scrum! 

Por ser prático e ágil, e cheio de benefícios, é difícil achar alguma empresa que não utilize um dashboard estratégico atualmente.

O dashboard estratégico é sem dúvidas, a solução para um bom desempenho empresarial, pensando nisso, reunimos algumas dicas que você não pode perder.

Dicas de Ouro

Como uma escola de negócios que se compromete em passar o melhor conhecimento para você, trouxemos aqui algumas dicas que podem te ajudar muito na implantação do dashboard estratégico dentro da sua empresa.

As melhores delas são:

  • Use seu dashboard como caráter comparativo às outras empresas. Utilize a metodologia para além das suas funções primitivas e use toda a tática para conseguir se destacar entre os seus concorrentes;
  • Deixe o painel disponível para toda a empresa e tente deixar ele o máximo atualizado possível;
  • Estude os melhores indicadores para deixar a mostra no seu painel;
  • Capriche no layout e no design para além de informativo, seu painel ser também atrativo;
  • Defina estritamente o objetivo do seu dashboard para que ele não perca o real foco.

Com essas dicas e todo o conteúdo que você aprendeu aqui, é certo que seu dashboard ficará incrível e a sua gestão será além de essencial, complementar para a sua equipe.


Você sabe como transformar uma massa de números e informações em dados de fácil interpretação? Tudo em um único local de fácil acesso, manuseio e visualização?

Isto é o que a maioria dos usuários do Excel quer fazer com suas planilhas: compilar tudo aquilo que realmente interessa em um painel de controle, também conhecido como Dashboard.

O Dashboard nada mais é do que uma apresentação visual de informações importantes e necessárias para tomada de decisões inteligentes e consolidadas em uma tela de fácil acompanhamento.

Interessado em dominar esta ferramenta com a resolução de exemplos práticos no Excel junto com o instrutor que irá compartilhar com você toda a sua experiência? É simples: se increve agora no nosso Curso de Especialista em Dashboard de Gestão!

Especialista em Dashboard de Gestão

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Especialistas Em Dashboard De Gestao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.