Você se sente preparado para a revolução de dados que o ambiente empresarial vive hoje? 

Assim como o Data Lake, Big Data, Deep Learning, business intelligence são termos cada dia mais frequentes no mundo dos negócios e estar por dentro desse universo é um grande diferencial para a carreira

Apesar das instituições estarem aprendendo a processar e analisar esses dados, ainda existe uma massa imensa de dados em estado puro para serem armazenadas, que podem ser usados ou não, posteriormente e é aí que entra o nosso tema de discussão.

Você sabe o que é o Data lake? Sabe como ele tem se tornado importante para as análises de dados empresariais?

Se ainda não sabe ou quer descobrir mais segue com a gente que vamos te ensinar o que é o Data Lake e os seus benefícios para as empresas. Neste artigo iremos ver:

  • O que é data Lake;

  • Importância do data Lake;

  • Benefícios do Data Lake;

  • Diferença entre Data Lake e Data Warehouse.

 

O que é Data Lake?

 

O Data Lake, ou Lago de dados em português, é o termo que denomina um repositório de dados “brutos”, ou seja, de forma nativa, sem processamento, análise e organização.

O termo foi criado por James Dixon, Chief Technical Officer (CTO) do Pentaho, para descrever ele como um elemento importante ligado à análise de dados e ao Big Data.

Muitos definem o Data Lake como a base de dados para o Big Data e tem sido uma estratégia crescente em muitas empresas que querem ter uma base de dados abrangente.

Quando se utiliza um Data Lake todos os dados são mantidos, de forma integral, nada é removido ou filtrado e as análises são feitas somente quando um determinado conjunto de informações precisa ser usado. Assim, esses dados podem ser utilizados várias vezes e para finalidades diferentes.

Agora que você já sabe o que é o Data Lake, vamos ver a importância dele no ambiente empresarial, mas antes quero te dar uma dica!

Se você gosta de estudar temas de tecnologia e inovação deve saber que muitas das grandes empresas de inovação utilizam Metodologias Ágeis para desenvolver e otimizar seus projetos. Então, para você que se interessou por esse assunto e tem vontade de trabalhar em empresas inovadoras, preparamos para você um curso de Introdução ao Agile SCRUM, totalmente GRATUITO. Clique e conheça!

 

Introdução ao Agile SCRUM

 

Importância do Data Lake

 

É indiscutível que a análise de grandes bases de dados tem se tornado uma tendência. O Big Data tem sido considerado como fator chave e prioridade no plano de expansão de muitas empresas. A medida que ele cresce também é necessário uma base de dados cada vez maior, e é nesse ponto que o data lake se mostra muito relevante.

O papel do data lake é exatamente abrigar um volume colossal de dados nativos, das mais diversas fontes.

Muitos consideram essa base de dados como lixo, e é fato que nem todos as informações  terão a mesma relevância, mas é incontestável que com as ferramentas corretas pode-se extrair insights e análises valiosas e variadas.

O fato de os dados não serem confiáveis levanta um outro ponto. Cientistas de dados tendem sempre a questionar a validade das informações, e ter dados brutos permite que se aplique técnicas e modelos personalizados para cada finalidade, ao invés de trabalhar com dados já processados e maquiados.

Percebeu a importância do Data Lake? Vamos então seguir com os benefícios desse repositório.

 

Benefícios do Data Lake

 

Chegamos a um ponto importante do nosso texto. O que o data lake tem de relevante para oferecer as empresas? Vamos te mostrar 3 pontos importantes.

 

1. Flexibilidade

Por se tratar de um repositório de dados brutos, o data lake permite que modelar e analisar os dados de acordo com a finalidade desejada, podendo obter insights mais avançados e pontuais.

 

2. Redução de custo

Processar e limpar dados necessita de um alto investimento, por isso optar pelo data lake permite que as análises sejam feitas somente quando os dados forem usados, além de manter uma volumosa quantidade de informações que permite estudos mais avançados.

 

3. Aumento da competitividade

Como explicamos anteriormente, o data lake reúne uma imensa base de dados advindas de muitas fontes e de forma muito rápida. Assim, existe a possibilidade de combinar dados que não haviam sido planejados, trazendo descobertas inéditas que trazem muita vantagem de mercado.

 

Diferença entre Data Lake e Data Warehouse

 

Talvez você esteja se perguntando se a o data lake que estamos falando não é o mesmo que o data warehouse já existente e funcional nas empresas há 3 décadas, mas eu te afirmo, não é!

O data warehouse armazena os dados tratados, limpos e organizados, deixando-os pronto para uso, para determinada aplicação que ele foi modelado.

Sua maior desvantagem é o custo. Empresas gastam em torno de 80% do tempo preparando os dados e somente 20% fazendo análises, ou seja, é gasto muito tempo na preparação de algo que muitas vezes acaba não sendo utilizado.

O data lake supre essa desvantagem, pois não tem nenhum modelo pré-definido. Como ele armazena os dados nativos, não é gasto tempo com processamento inútil, as análises são feitas somente se os dados forem usados, trazendo flexibilidade ao uso dos dados.

 

Pronto para inovar?

 

Acompanhar as tendências em tecnologia é algo muito importante para quem quer se manter sempre no topo do mercado.

Umas das Linguagens de Programação mais utilizadas recentemente é o Python. É uma Linguagem reconhecida por ser versátil e permitir algoritmos mais estruturados.

Então, se você quer se aprofundar na análise de dados, um bom caminho é saber alguns fundamentos do Python, e vamos te ajudar nisso.

Preparamos para você um curso totalmente GRATUITO de Fundamentos Essenciais para Python. Clique e Aproveite!

 

Curso de Fundamentos Essenciais para Python

 

Compartilhe com os amigos e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.