O que é Data Marketing e como implementar as ferramentas em seu negócio?

Saiba mais sobre a estratégia de Data Marketing, como implementá-la em suas mídias sociais e as melhores ferramentas para coleta e análise.

Alícia Soares 16/11/2021 - 7 mins de leitura

O Data Marketing tem se mostrado fundamental para o gerenciamento de mídias sociais e para o Marketing de Conteúdo

Por meio dele, é possível definir padrões de comportamento e de interesse de seu público, além de analisar a concorrência e quais são os conteúdos mais efetivos para o sucesso do seu negócio. 

Saiba mais sobre essa tendência a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Data Marketing?
  • Qual a importância do Data Marketing?
  • Como implementar o Data Marketing no seu negócio?
  • Quais ferramentas utilizar para o Data Marketing?
  • Dica extra! 

O que é Data Marketing?


O Data Marketing é a utilização da coleta e da análise de dados para impulsionar o alcance de metas e resultados. 

Isso é feito por meio de ferramentas e softwares que definem os interesses do seu público-alvo, as ações dos seus concorrentes, além do desempenho do seu conteúdo e como ele pode ser aprimorado. 

Dessa forma, os seus principais objetivos são possibilitar uma estratégia de marketing mais assertiva, personalizar a experiência do cliente e conseguir lucros por meio dos canais de comunicação. 

A previsão de comportamentos futuros do seu público é responsável pela satisfação e pela fidelização do cliente, além da resolução dos problemas com mais rapidez e eficiência, reduzindo assim o custo operacional da empresa. 

 

Os 7Vs do Big Data

O Big Data tem o seu fenômeno caracterizado por 7Vs. São eles:

  • Volume: grande quantidade de informações geradas;
  • Variedade: diversos tipos de dados coletados e analisados;
  • Vínculo: relação e hierarquização dos dados;
  • Velocidade: alta frequência na geração de dados;
  • Veracidade: confiança e segurança dos dados;
  • Valor: potencial na criação de conteúdo relevante. 
  • Visualização: organização dos dados em esquemas visuais. 

O Data Driven Marketing é utilizado pelas principais empresas para obter sucesso nas vendas. Baixe o nosso eBook de 10 empresas com cultura data-driven para se inspirar e descubra o que é e como esse método pode ser utilizado em seu negócio. 

Data-driven é uma das estratégias essenciais para destacar e alavancar os negócios da empresa orientados a dados. É por isso que as maiores empresas do mundo tem uma cultura data-driven para tomar decisões.

Com esse eBook, você vai descobrir o que é e como implementar o data-driven além de conhecer como grandes empresas como a Netflix, Spotify, Disney, entre outras utilizam o data-driven para direcionar objetivos, soluções e resultados.

Está esperando o que? Baixe agora, gratuitamente o eBook de 10 empresas com cultura data-driven para se inspirar!


Qual a importância do Data Marketing?


O Data Marketing permite o mapeamento de seus seguidores e de potenciais clientes, obtendo as características do seu público alvo: os seus interesses, os seus comportamentos e quais redes sociais mais utilizam.   

Além disso, os dados também possibilitam a checagem do desempenho dos conteúdos publicados, as estratégias de conteúdo dos concorrentes e os pontos de melhoria por meio do Marketing Digital

Isso resulta no planejamento e na produção do seu conteúdo cada vez mais assertivo, impulsionando os resultados de suas mídias sociais e, consequentemente, de suas vendas. 

 

Como implementar o Data Marketing no seu negócio?


A implementação do Data Marketing deve ser conjunta ao de Marketing de Conteúdo e ao de Inbound Marketing

A definição do público-alvo e de seus interesses realizada pelo Data Marketing possibilita a criação de conteúdo relevante (Marketing de Conteúdo) para o cliente e a sua aproximação com a marca (Inbound Marketing). 

Dessa forma, a coleta e a análise de dados deve ser feita de modo a obter o máximo de informação possível do seu público e, a partir disso, definir de uma a três personas para direcionar o seu conteúdo. 

Outra opção é também definir a jornada de compra do seu negócio e quais são os conteúdos e os canais de comunicação relevantes, para que o planejamento e a produção do conteúdo sejam assertivos.  


Implementação de KPIs

A implementação de indicadores-chave de performance (KPIs) permite a especificação e a priorização dos dados que são relevantes para o seu negócio e para o alcance de metas e resultados. 

Dessa maneira, os profissionais de marketing devem definir uma periodicidade para coleta dos dados e, a partir deles, analisar se a meta está sendo cumprida de maneira efetiva ou se devem ser realizadas mudanças. 

A análise desses dados é fundamental para entender melhor as necessidades do cliente e assim definir os próximos passos em relação ao negócio e às suas redes sociais. 

Você sabia que existe uma Lei destinada à proteção dos dados dos internautas na Web? Baixe o nosso Kit LGPD e adeque suas mídias sociais a essa lei! 

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso material e fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Quais ferramentas utilizar para o Data Marketing?


O Data Marketing conta com uma infinidade de ferramentas de coleta e análise de dados relacionadas aos canais de comunicação digitais. As ferramentas principais são:


Google Analytics

O Google Analytics permite o acesso de dados da sua audiência como perfil do público, canais de interesse, palavras chave e conteúdos com melhor desempenho por meio de gráficos e relatórios.


Power Bi

O Power Bi é um software responsável pela importação, decodificação e estruturação de dados coletados. Por meio dele, é possível definir a frequência das coletas de dados, além da personalização de dashboards e de relatórios. 


Customer Relationship Management (CRM)

Os softwares de gestão do relacionamento com o cliente permitem a automação da comunicação e o acompanhamento da jornada de compra dos leads, propondo soluções comunicativas para cada etapa do funil de vendas.                                                                                                                                               

Os mais populares são Pipedrive, Ploomes, RD Station e Hubspot.  


Google Trends

O Google Trends apresenta as tendências de pesquisa do Google. São assuntos que estão crescendo seu volume de buscas e sua utilização para produção de conteúdo pode atrair o interesse das pessoas para suas páginas. 


Google Data Studio

O Google Data Studio apresenta a possibilidade de criação de dashboards com os dados que você julgar necessário para sua análise ou para uma apresentação, por exemplo. 


SemRush

O SemRush é uma das ferramentas mais completas relacionadas ao Search Optimization Engine (SEO)

Além de ter acesso aos tópicos e às palavras-chave de interesse do seu público, é possível monitorar os conteúdos de relevância da concorrência e identificar pontos de otimização dos seus artigos. 


Entretanto, vale lembrar que nem todas as informações necessárias serão encontradas com essas ferramentas, mostrando assim a importância de entrevistas e de conversas com os clientes em busca desses dados. 

Por meio dessas informações, as empresas podem realizar mudanças na precificação e desenvolver novos produtos e novos serviços que se adequem às necessidades dos seus clientes. 


Dica extra!

Se esse artigo foi útil para você, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do Blog Voitto. 

A Voitto preparou para você o curso de Power BI aplicado a negócios. Com ele, você vai aprender a analisar, tomar decisões orientadas por dados e apresentá-los de forma simples para a sua equipe. Acesse já a nossa plataforma!  

Atualmente, devido a alta competitividade dos mercados, não existem mais espaços para decisões baseadas em "achismos''.

Tendo isso em vista, muitas empresas utilizam o PowerBI como uma ferramenta para a análise dos dados obtidos, para que, no fim, sejam capazes de ter grande assertividade nas suas decisões.

O PowerBI então, é como um guia para tomada de decisões assertivas baseadas em dados. E fica fácil entender porque cada dia mais empresas utilizam esse software.

Pensando nisso, a Voitto oferece para você a formação Power BI Aplicado à Negócios. Ela te ajudará a compreender a ferramenta Power BI e tomar as melhores decisões para seu negócio!

Não perca mais tempo! Clique na imagem abaixo e garanta já o nosso treinamento Power BI Aplicado a Negócios!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo