Os desafios da implantação do Lean Construction
5 vantagens da implantação do lean construction
Como me capacitar para implementar o Lean Construction na minha organização?

Descubra as vantagens e desafios da implantação o lean construction

Veja quais são as vantagens e os desafios enfrentados na implantação do lean construction no cotidiano da sua organização.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Descubra as vantagens e desafios da implantação o lean construction

O lean construction ou construção enxuta é um conceito da metodologia lean manufacturing aplicado à construção civil.

Esse conceito foi adaptado para a construção civil buscando aproveitar os recursos disponíveis, atendendo a propósitos específicos da indústria e minimizando os desperdícios gerados.

Diferente dos outros setores nos quais o lean é aplicado, na construção civil há mudança de local de cada empreendimento, a mão de obra se movimenta ao redor do produto e, na maioria das vezes, não há repetitividade de projetos.

Tudo isso demanda adaptações à metodologia lean, o que torna o lean construction, uma metodologia baseada no lean thinking, porém com adaptações à peculiaridades desse setor.

Ao longo deste artigo vamos conversar sobre:

  • Os desafios da implantação do lean construction
  • 5 vantagens da implantação do lean construction
  • Como me capacitar para implementar o lean construction na minha organização?

Vamos entender os motivos pelos quais a implantação do lean construction é tão desafiante.

Os desafios da implantação do Lean Construction

A indústria da construção é uma das mais antigas, iniciando nos primórdios da civilização, ou seja, desde que o homem precisou de um lugar para habitar.

Podemos perceber que as suas práticas ainda são bem artesanais, apesar de toda tecnologia que temos. Além disso, ela já está consolidada no mercado, deixando as inovações mais difíceis e agravando os problemas da mão de obra não especializada.

Sendo assim, um dos principais desafios para a implementação do lean construction é a mudança de mindset.

É necessário que todos os integrantes do sistema estejam familiarizados com os princípios do lean.

Por falar nisso, você sabe quais são eles?

Caso não saiba ou tenha esquecido, vamos te dar uma ajudinha.

Clique no banner abaixo e garanta o seu Kit completo do Lean Seis Sigma. Nele você encontrará uma série de materiais com todos os conteúdos que você precisa saber sobre lean.

Kit completo do Lean Seis Sigma

Como na construção civil o cenário está em constante mudança, não é um local de trabalho controlado, com condições previsíveis de operação e dificilmente uma obra será igual a outra, é necessário fazer algumas adaptações.

Vamos listar agora as 5 dificuldades e desafios do lean construction.

5 dificuldades e desafios do lean construction

1. Gestão

A grande maioria dos desafios enfrentados para a implantação do lean estão relacionados à gestão da empresa, que possui recursos inadequados, demora a tomar decisões, ocasionando falta de planejamento e falta de foco no cliente.

2. Financeiro

Como já foi dito, a indústria da construção já está consolidada no mercado, então o investimento na implantação de novas tecnologias e treinamentos necessários, geralmente, não são vistos como investimento mas sim, como gastos.

3. Educacional

A falta de conhecimento por parte dos trabalhadores é um desafio a ser enfrentado, principalmente porque é necessário a consciência e empatia da alta gestão para treinar e compartilhar as informações com aqueles que não possuem tantos conhecimentos técnicos.

4. Governamental

Outra dificuldade está relacionada com as políticas inconsistentes e o preço instável dos commodities.

5. Atitude humana

O comportamento humano é um dos fatores que mais afetam a implementação da metodologia lean.

Para que o lean construction seja funcional é necessário que a liderança esteja comprometida e que haja trabalho em equipe, com o objetivo de nivelar os conhecimentos.

Apesar do desafios, existem inúmeras vantagens e benefícios da implantação do lean construction.

Vamos ver as 5 principais no próximo tópico.

5 vantagens da implantação do lean construction

Existem 11 princípios para o lean construction e são estabelecidos para proporcionar uma mudança no sistema tradicional.

Todos eles podem ser resumidos na otimização de tarefas, eliminação de etapas que não agregam valor, redução de retrabalho e organização do fluxo de materiais.

Para que o lean construction seja efetivo é necessário uma mecanização das atividades, a industrialização e o uso de componentes modulares, que permitam um maior controle das atividades.

Sendo assim, vejamos quais são as vantagens que essa metodologia traz para a gestão de projetos de obras:

  1. Canteiro de obras mais produtivo
  2. Diminuição de desperdícios de tempo e dinheiro
  3. Eliminação de processos e atividades que não agregam valor
  4. Aumento do nível de qualidade e produtividade dos projetos resultando em um maior nível de satisfação dos clientes
  5. Melhora na comunicação e colaboração entre as áreas

Como implementar o lean construction na sua organização? Vejamos o próximo tópico.

Como me capacitar para implementar o Lean Construction na minha organização?

Agora que você já conhece os desafios e as vantagens da implementação do lean construction está na hora de se capacitar para implementá-lo em sua organização.

Como ele você irá aprender a identificar o conceito de agregação de valor e desperdícios no contexto das construções, a aplicar os princípios lean no canteiro de obras, a utilizar o kaizen para realizar melhorias nos processos e muito mais.

Que o Lean Manufacturing é uma metodologia que visa diminuir desperdícios enquanto aumenta qualidade e produtividade, você já sabia. Mas você já parou para pensar como a metodologia Lean atuaria na Construção Civil?

O Lean Funcionou tão bem no chão de fábrica japonês que resolveram trazê-la a um novo nível construção civil: O Lean Constuction! Se ela é, por natureza, uma atividade com desperdícios intrínsecos, por que não aplicar a filosofia Lean?

Com isso, no nosso curso de Lean Construction você aprenderá a aplicação de conceitos gerais da filosofia, como Kaizen, 5S, Heijunka, além de conceitos específicos da área, como Last Planner System e Linha de Balanço. Ou seja, este curso foi pensado para garantir controle de custos e de qualidade constantemente.

Assim, se você deseja ser o agente de transformação em ambientes de construções,não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Lean Construction!

Lean construction

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Lean Construction

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.