A inteligência artificial e o diferencial humano
As soft skills e os trabalhadores do futuro
As habilidades do futuro
Como ser um trabalhador do futuro?
Dica de ouro

Desenvolva as soft skills e entre no caminho para ser um trabalhador do futuro

Conheça como você pode desenvolver as soft skills e entrar no mercado de trabalho pronto para ser um profissional do futuro.

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Por: Parceiro
Desenvolva as soft skills e entre no caminho para ser um trabalhador do futuro

Hard skills e soft skills: certamente você já ouviu falar destes termos.

As hard skills são as técnicas que precisamos desenvolver em nosso repertório para exercer uma determinada atividade. Pode ser um idioma, uma capacitação profissional ou  uma certificação de especialização em determinada área.

As soft skills, por sua vez, estão ligadas ao comportamento, referindo-se a forma como reagimos aos acontecimentos, ao nosso posicionamento e decisão frente a problemas ou conflitos.

Pode ser, habilidades como resiliência, antifragilidade, proatividade, segurança ou capacidade para lidar com emoções.

Quando participamos de um processo seletivo, ambas são levadas em consideração e contam muito no processo de aprovação ou reprovação.

No entanto, é preciso que nos atentemos ao contexto em que vivemos: na era da tecnologia, quais conhecimentos podem ser reconhecidos como diferenciais, uma vez que as informações estão em todos os lugares?

Saiba mais nos seguintes tópicos:

  • A inteligência artificial e o diferencial humano 
  • As soft skills e os trabalhadores do futuro
  • As habilidades do futuro
  • Como ser um trabalhador do futuro

Vamos lá?

A inteligência artificial e o diferencial humano 

Cada dia que passa novas tecnologias surgem: bancos e lojas estão cada vez mais automatizados, com assistentes virtuais. Nós mesmos podemos ter uma dentro de casa, como se fosse uma secretária pessoal.

Diante de tantos avanços e da era smart, como garantir que nossos empregos não serão substituídos por máquinas? Como garantir que nós mesmos não vamos ser transformados em máquinas ao ser exigido produtividade e atualização constante?

Existe um ponto que, por mais que investimentos sejam feitos, dificilmente as máquinas serão capazes de reproduzir: o comportamento.

Este é o nosso diferencial como seres humanos: os computadores podem ter todas as hard skills, mas nós somos humanos somos feitos de soft skills, e por isso somos tão valiosos, este é o nosso diferencial.

Legal não é mesmo? Fique com a gente e saiba mais sobre as soft skills e os trabalhadores do futuro.

Está preparado?

As soft skills e os trabalhadores do futuro 

Michelle Schneider é a gerente de vendas e publicidade do Linkedin e em uma TED ela falou um pouco sobre as soft skills e os trabalhadores do futuro.

Em sua vasta experiência e conhecimento que obteve em visita a um dos maiores centros tecnológicos mundiais, como o Vale do Silício, Michelle destacou que justo neste centro, o que mais se ensina para as pessoas é sobre como ser uma pessoa: são as habilidades comportamentais.

Ela também descreveu um encontro que teve com Alexandre Hohagen, responsável por iniciar os trabalhos do Google e Facebook no Brasil. Na conversa entre os dois, o que mais marcou foi uma pergunta: “Quem é você além do Linkedin?”.

Nós te perguntamos então: quem é você além do que conta no currículo? Se você parar e refletir, vai perceber que é muito mais do que cursos, certificações e graduações, você é feito de humanidade.

Para conciliar a sua humanidade com as tarefas diárias é necessario muita inteligencia emocional.

Quer testar suas habilidades e descobrir o seu perfil profissional com o Teste DISC, feito especialmente para você? Então, não perca tempo e faça já o download!

O Teste DISC, baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marstonavalia, avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente. A avaliação recebe o nome de DISC por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C). Vale lembrar que ninguém possui um só estilo e que nenhum é melhor ou pior que o outro. O importante é buscar o autoconhecimento para conquistar a vaga ideal para o seu perfil! Faça o teste e descubra em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa!

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Continue a leitura e aprenda mais a seguir sobre as habilidades do futuro.

Veja só!

As habilidades do futuro

O Fórum Econômico Mundial é uma ONG que tem como objetivo reunir os principais líderes empresariais para debater questões relevantes e gerar soluções inovadoras e que impactam na economia global  e nas sociedades.

Em uma das edições, o Fórum definiu quais seriam as principais habilidades esperadas dos trabalhadores. Ou seja, o que se destaca para a contratação de novos funcionários?

Antes de citar quais são essas habilidades, já adiantamos: não são os conhecimentos técnicos. As principais soft skills são:

Resolução de problemas complexos

Ter a capacidade de se posicionar, de repensar ações e de dar soluções diferentes para problemas complexos.

Pensamento crítico

Pensar fora da caixa, relacionando ideias e conceitos com opiniões e experiências, apontando acertos e possíveis caminhos de melhora, usando para isso a razão de forma clara e objetiva.

Criatividade

A criatividade e a inovação andam juntas. Muitas das ideias mais geniais surgiram de pensamentos que a princípio foram considerados fora do comum, mas que por meio da ousadia e perseverança dos idealizadores prosperaram.

Liderança e gestão de pessoas

Um bom líder é capaz de inspirar e motivar as pessoas, fomentar ideias e movimentar as equipes para buscarem soluções cada vez mais eficientes e inovadoras, ele influencia os colaboradores e os incentiva a tomar ações e comportamentos.

Trabalho em equipe

Trabalhar como um time, aprendendo e reinventando conhecimentos, pensando no melhor para todos e no desenvolvimento que cada um. Todos produzem esforços para atingir um objetivo em comum e entendem o seu papel no processo.

Inteligência emocional

Saber reconhecer e nomear sentimentos e emoções é uma habilidade para poucos.

Felizmente esta habilidade está cada vez mais sendo requisitada pelas empresas porque, quanto mais os colaboradores souberem sobre as suas emoções, melhor eles se relacionam com a equipe e com os conflitos.

Julgamento e tomada de decisões

Conseguir escolher entre duas ou mais opções é muito importante porque mostra que você é capaz de fazer escolhas, baseadas em seus critérios, bom senso e julgamento.

Orientação a serviços

Saber gerenciar os serviços e atribuir demandas, explicando de forma clara e objetiva as expectativas.

Negociações

Para negociar com alguém, você precisa saber muito mais do que negócios, mas de comportamentos, é preciso observar as sutilezas e colocar as palavras certas para cada momento.

Flexibilidade cognitiva

Ser flexível é saber reagir a eventos e acontecimentos de forma eficiente, mesmo que eles sejam inesperados.

Como ser um trabalhador do futuro?

A principal ferramenta que você pode ter a seu favor para ser um bom candidato e profissional é a terapia!

O que acontece em uma sessão?

Nela o psicólogo vai te ajudar a refletir sobre você mesmo, a analisar o seu comportamento e a encontrar ferramentas e novas aptidões para o mercado de trabalho.

Olhar para as suas emoções e reconhecer as suas competências é o primeiro passo para você se destacar no mercado de trabalho, saber como você age e se comporta

Lembre-se, você não precisa de respostas prontas, afinal elas já estão disponíveis no Google. O que você precisa é de um olhar crítico, uma vontade de aprender e se reinventar constantemente, mas principalmente ter humanidade em você e a valentia de olhar para você mesmo e ser consciente de quem é.

Este é o segredo dos profissionais do futuro!

Dica de ouro

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Texto produzido pela Psicologia Viva, o maior portal de telepsicologia da América Latina. Levamos atendimento psicológico online para milhares de pessoas a qualquer hora, de qualquer lugar, unindo pacientes, empresas e psicólogos em nossa missão de democratizar o acesso à saúde mental.

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