Qual a diferença entre Desenvolvimento Pessoal e Profissional?
Como acelerar o Desenvolvimento Pessoal e Profissional?
Quais as vantagens em evoluir essas habilidades?

Use o Desenvolvimento Pessoal e Profissional para se transformar na sua melhor versão!

Confira 7 dicas simples para alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional, tendo uma rotina eficiente e mindset focado em resultados!

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Use o Desenvolvimento Pessoal e Profissional para se transformar na sua melhor versão!

Experimentar, crescer e aprimorar habilidades faz de nós pessoas cada vez melhores. Para conquistarmos nossos sonhos, sejam eles profissionais ou não, precisamos investir em nós mesmos.

O filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella nos dá uma boa recomendação que pode ser aplicada no nosso desenvolvimento pessoal e profissional: "neste ano, sou a minha mais nova versão, revista e um pouco ampliada. O mais velho de mim, se o tempo for a medida, está no meu passado e não no presente".

Essa reflexão nos aproxima da consciência de começar a refletir sobre onde estou hoje, para onde quero ir e o que deve ser feito para que se atinja os objetivos esperados.

Então, nesse artigo você vai encontrar as diferenças entre desenvolvimento pessoal e profissional e mais 7 dicas de desenvolvimento humano para começar a agir ainda hoje. Vamos lá?

Neste artigo você vai aprender:

  • Qual a diferença entre Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
  • Como acelerar o Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
  • Quais as vantagens em evoluir essas habilidades?

Qual a diferença entre Desenvolvimento Pessoal e Profissional?

Desenvolvimento pessoal e profissional é uma área do conhecimento que foca em como melhorar a qualidade de vida e, cada vez mais, desenvolver as habilidades pessoais e profissionais de cada pessoa.

Separadamente, temos que o desenvolvimento profissional está relacionado ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira, assim como a obtenção de competências e habilidades que vão ajudar a se tornar um profissional mais qualificado.

Já o desenvolvimento pessoal, por outro lado, se refere ao crescimento como um todo, e contempla a busca por melhoria contínua nos aspectos: físico, emocional, psicológico, espiritual, comportamental, familiar e interpessoal.

O que é Desenvolvimento Pessoal?

O desenvolvimento pessoal está diretamente conectado com aprimoramento das suas habilidades. Pense um pouco em quais aspectos de si mesmo precisam ser mais trabalhados? Focar nisso para se tornar alguém melhor é o que chamamos de desenvolvimento pessoal.

Uma das maneiras de investir no desenvolvimento pessoal é fortalecendo as soft skills. Trabalhar a inteligência emocional, por exemplo, é um bom ponto para desenvolver seu lado pessoal.

O desenvolvimento pessoal também pode auxiliar no desenvolvimento profissional, visto que as empresas valorizam pessoas que buscam evoluir em todos os aspectos.

O que é Desenvolvimento Profissional?

O Desenvolvimento Profissional está ligado à sua capacidade de desenvolver autonomia por meio de habilidades técnicas que te permitem arcar com mais responsabilidades o que gera mais ganhos.

Mais uma vez citamos aqui as soft skills, já que nem só de hard skills vive o mercado de trabalho. É essencial focar também nessas competências que farão com que você saiba lidar de uma forma saudável com os desafios do mundo corporativo.

Se você busca um trabalho melhor, com mais benefícios e reconhecimento pela sua dedicação, isso também é se desenvolver profissionalmente. Quer saber como fazer isso, continue a leitura!

Como acelerar o Desenvolvimento Pessoal e Profissional?

Todas as nossas decisões que foram tomadas ao longo da vida nos trouxeram até este exato momento. Tudo aquilo que se tem hoje, de certa forma, você quis ou sonhou.. Mas o que fazer quando o estado atual não é aquele almejado por nós?

Einstein dizia que "quando fazemos as coisas do mesmo jeito, obtemos as mesmas respostas" e entramos em um ciclo permanente de ações que não geram resultados.

Por isso, temos nesse exato momento, a chance de redirecionar o nosso barco.

Muitas pequenas ações feitas com consciência, um propósito definido e determinação podem ser a chave para alterar o nosso rumo.

No entanto, a mudança gera um desconforto e por vezes é necessário esforço extra para modificar algum hábito, mas vale lembrar que qualquer transformação, por menor que seja, pode nos conduzir a uma grande mudança.

Baseado nisso, agora vou te mostrar algumas transformações que podem ser aplicadas no cotidiano para acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Tenha uma rotina

É mais do que claro que muitas pessoas de alto desempenho têm uma rotina muito bem definida diariamente. Normalmente começam o dia antes das 6h da manhã e só começam a trabalhar efetivamente 2 ou 3 horas depois de acordar.

Isso inclui uma prática diária de exercícios físicos. Começando o dia assim, você melhora a circulação, a oxigenação do cérebro e ainda tem tempo de planejar melhor as atividades do dia.

Se você almeja ter energia e tempo para executar tudo o que planejou, comece cedo!

2. Escreva seus objetivos

É comprovado que quem coloca no papel seus objetivos com prazos definidos e junto a isso elabora um plano de ação, tem muito mais chance de alcançar suas metas, por isso fazer um planejamento estratégico pessoal é extremamente importante.

Você é o dono do seu destino e sua vida só tende a mudar quando você alinhar seus sonhos com ações que vão torná-los realidade.

Se você deseja alcançar uma carreira de sucesso, escreva seus sonhos, objetivos e metas e lembre-se deles diariamente. Isso vai fazer com que você mentalize a realização deles reforçando o vínculo. Deixe em exibição no seu quarto, na tela do seu celular e onde mais tenha fácil acesso.

3. Invista em si próprio

Muitas pessoas investem somente em roupas, bens de consumo e lazer, isso também é importante, mas acima de tudo investir em si mesmo, como capacitação ou aprimoramento de habilidades se torna mais vantajoso como projeto de vida.

A palavra investimento nos traz o gatilho mental de pensar somente em dinheiro, mas além disso me refiro especificamente ao tempo. Com o que você gasta seu tempo?

Para melhorar a si mesmo, é preciso gerenciar melhor o tempo das atividades semanais para alcançar o máximo aproveitamento. Isso inclui:

  • Desenvolver seus pontos fortes;
  • Aprender ou treinar um idioma;
  • Fazer cursos e treinamentos, a Voitto tem vários gratuitos;
  • Assistir palestras motivacionais - TED;
  • Ler livros.

O primeiro passo é enriquecer sua rotina com essas atividades. Focar em aumentar o tempo gasto com elas é bem melhor do que separar somente um período para realizá-las.

Com certeza, essa pequena mudança vai gerar grandes resultados para entender em quais pontos você se destaca e vai melhorar sua vida profissional.

4. Fortaleça sua rede de contatos

Já que não estamos sozinhos no mundo, é bem provável que existam outras pessoas com aspirações, sonhos e metas parecidas com as suas. Vale a pena conhecer e se relacionar com elas para acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.


"Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe". - Clarice Lispector


Minha dica aqui é recrutar um amigo que tenha objetivos parecidos com os seus e que possa auxiliá-lo no cumprimento das metas. Todo dia, quando terminar as atividades, reserve 5 minutos finais para enviar um relatório com todas as atividades realizadas.

No relatório, descreva em detalhes tudo o que fizer de importante no dia. Dessa maneira um pode ajudar na disciplina do outro em prol do objetivo maior.

5. Aprenda com os erros e os feedbacks

Em algum momento vamos nos deparar com o fracasso, tanto na nossa vida pessoal quanto profissional. Nem sempre é fácil e muito menos prazeroso, mas sempre é possível aprender algo bom de alguma coisa que não deu certo.

O feedback é uma poderosa ferramenta de crescimento pessoal e profissional. Com ele, obtemos um retorno sobre nossas ações, comportamentos e resultados, podendo extrair das informações nossos pontos fortes e os de melhoria.

6. Mindset

Tudo o que venho abordando sobre a consciência de onde se está e para onde queremos ir está relacionado totalmente com o mindset.

Nossos resultados, muitas vezes, dependem quase que exclusivamente da nossa maneira de pensar. Pesquisas indicam que existem dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento, e que eles são determinantes na vida de qualquer pessoa.

Crie e mantenha o hábito de ter um mindset crescente para potencializar seus resultados e alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não espere que alguém lhe diga que você é capaz para começar a agir. Desenvolva sua automotivação no trabalho, acredite em si mesmo, mantenha seu foco em suas metas e lembre-se sempre dos seus objetivos profissionais. Motive-se!

7. Predisposição ao desconhecido

Predisposição ao desconhecido, esse é o nome dado para a mentalidade de experimentar coisas novas. Essa ferramenta é essencial para você evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar sua vida.

É impossível aprender algo se não estivermos dispostos a desbravar novas possibilidades e caminhos. Quando você configura sua mente para estar disposta ao desconhecido, consegue observar melhor alguns padrões e aproveitar melhor as oportunidades.

Então, não tenha medo do sucesso! Saia e descubra algo novo todos os dias, a leitura é uma ótima maneira de fazer isso, então se liga nessa dica: 11 livros de desenvolvimento pessoal.

Quais as vantagens em evoluir essas habilidades?

O Desenvolvimento Pessoal e Profissional estão integrados, um precisa do outro para acontecer. Se você busca uma promoção no seu trabalho, ou recolocação no mercado de trabalho, é importante desenvolver suas habilidades técnicas e também as pessoais.

Processos seletivos de grandes multinacionais podem ser cansativos e rigorosos, quem investiu nas competências pessoais pode ter vantagem nessas situações por saber lidar melhor com elas.

Da mesma maneira, se você se dedicou a aprender outros idiomas e continuou estudando, isso também será uma vantagem frente aos demais candidatos. Quer saber quais são as habilidades mais valorizadas no mercado? Confira o vídeo a seguir:

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.