O que é Design For Lean Six Sigma?
DMADV: o método para implantação do DFLSS
Quando implementar o Design for Six Sigma?
Por que implementar o Design para o Six Sigma?
Como se tornar um especialista em Lean Seis Sigma?

Entenda o que é e como funciona a metodologia Design for Lean Six Sigma

Veja como a metodologia do Design For Lean Six Sigma pode garantir lucro para o seu empreendimento e a alta competitividade dos seus produtos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é e como funciona a metodologia Design for Lean Six Sigma

O Design for Lean Six Sigma (DFSS) é uma metodologia cujo objetivo é compreender de forma panorâmica todas as etapas de um projeto.

Em 1987, quando o programa Seis Sigma surgiu na Motorola, o método por ele utilizado era somente um: o DMAIC.

Contudo, com a extensão de sucesso em função do Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, este programa deixou de ser aplicado somente pela indústria norte-americana - inúmeras outras começaram a também adotá-lo, como a General Electric, por exemplo.

Quando a GE adotou a metodologia Seis Sigma como sua principal estratégia gerencial para aumentar sua competitividade no mercado, ela se deparou com a seguinte questão: podemos empregar o uso do DMAIC para melhorar o desempenho de nossos processos e produtos, mas e quando precisarmos lançar e/ou remodelar novos processos e produtos?

Se a sua dúvida também se relaciona a qual método adotar, acompanhe os seguintes tópicos para conhecer tudo sobre o Design for Lean Six Sigma:

  • O que é Design For Lean Six Sigma?
  • DMADV: o método para implantação do DFLSS;
  • Quando implementar o Design for Six Sigma? 
  • Por que implementar o Design para o Six Sigma?

Vamos lá?

O que é Design For Lean Six Sigma?

O Design For Lean Six Sigma tem como objetivo principal garantir que a empresa usuária obtenha maior lucratividade perante o lançamento no mercado do produto correto – aquele que seus clientes desejam comprar, no momento mais oportuno para divulgação e com os menores custos agregados possíveis.

Para satisfazer estas condições, esta metodologia – assim como o Lean Seis Sigma – também conta com o emprego de uma abordagem sistemática e estruturada: o método DMADV.

O método elaborado pela GE no final dos anos 90 foi difundido rapidamente em outras empresas. Poucos anos depois, com base já nos princípios e fundamentos empregados pelo Seis Sigma, o DMADV foi considerado como uma extensão do programa denominado de Design For Lean Six Sigma (DFLSS).

Esta extensão do programa permitiu adotar as mesmas práticas e ferramentas do Lean Seis Sigma, só que agora para projetar um novo produto ou um novo processo e, até mesmo, para melhorá-los através de uma remodelagem, caso não seja possível alcançar estas necessidades propostas somente com o uso do DMAIC.

Ou seja, enquanto o Seis Sigma utiliza o método DMAIC para elevar o desempenho de processos e produtos já existentes, o Design for Lean Six Sigma adota o método DMADV para atender novas expectativas e necessidades de clientes e consumidores com novos produtos e/ou com maiores capacidades de produção.

Contexto atual do Design For Lean Six Sigma

Antes de entrarmos no método DMADV, primeiro você precisa entender alguns conceitos básicos a respeito da identificação das especificações do cliente. Afinal, se estamos propondo a criação de um produto, precisamos saber o que nosso cliente deseja, quais são suas necessidades

Primeiramente temos as CTQs, que são justamente essas especificações do cliente. Normalmente, para identificar quais são esses parâmetros, você pode abordar seu cliente através de entrevistas, grupos de foco e de pesquisas.

Um segundo conceito é o desdobramento, ou o flown-down dessas especificações. Ou seja, você precisa entender as necessidades do seu cliente, mas desdobrar isso para uma linguagem onde essas informações serão transformadas em princípios e características técnicas para o seu projeto.

Além disso, existe uma terceira premissa básica, que é o follow-up da capacidade. O que é isso? É simples! Você precisa ver se o seu processo consegue de fato produzir esse novo produto, ou se será necessário fazer modificações nesse processo.

Assim, esses três primeiros conceitos falam dessa lógica, e o quarto conceito da modelagem é que para você desenvolver um novo produto, em algum momento você vai ter que fazer um modelo, ou uma simulação do que será esse produto.

DMADV: o método para implantação do DFLSS

Esta sistemática metodologia tem como objetivo facilitar o aumento de giro de lançamento de novos produtos da empresa no mercado, além de desenvolver com forte apelo técnicas estatísticas e de engenharia e remodelagem de um processo quando o aumento de desempenho gerado pelo DMAIC já não é mais suficiente para atender a demanda.

A seguir vamos conhecer mais um pouco sobre cada uma de suas 5 etapas. Vamos lá?

  • Define: essa fase consisteem identificar o novo produto ou processo que será projetado. Ela se inicia com a elaboração da justificativa para o desenvolvimento do projeto, a avaliação dos potenciais retornos com sua execução, a definição de seu público-alvo, a análise de concorrência, sua viabilidade técnica e econômica e a elaboração do escopo e do cronograma do projeto;
  • Measure: a fase medir objetiva traduzir e mensurar as necessidades dos clientes envolvidos. Confirmada a viabilidade do projeto na fase anterior, aqui os responsáveis devem compreender os interesses de seus clientes e a partir deste conhecimento, transformá-los de modo quantitativo em requisitos críticos;
  • Analyze: a fase analisar tem como finalidade explanar e priorizar ideias e novas alternativas de executar o projeto. Ou seja, aqui deverá ser formulado em teoria o conceito do produto ou processo que será desenvolvido. Por meio deste conceito inicial de projeto, os responsáveis deverão avaliar a sua viabilidade econômica e elaborar minuciosamente os planos de fornecimento, produção e de marketing. 
  • Design: a fase desenhar considera a realização de testes inicialmente em pequena escala, para que o planejamento destes experimentos para a posterior execução em larga escala esteja por fim ainda mais detalhado e com novas melhorias efetuadas. A revisão financeira do projeto e dos planos de fornecimento, produção e de marketing é também crucial nesta fase;
  • Verify: a fase verificar possui como propósito validar os testes realizados e efetuar o lançamento do novo produto ou processo em larga escala. Depois de finalizar o processo de lançamento, é muito importante continuar com as devidas revisões e ajustes nos planos de fornecimento, produção, financeiro e de marketing, para que assim eventos inesperados tenham menores chances de ocorrer.

Quando implementar o Design for Six Sigma? 

O Design for Six Sigma pode ser aplicado nas seguintes situações:

  1. Ao iniciar um novo projeto na empresa;
  2. Quando o projeto já atingiu o nível máximo de performance e mesmo assim ainda há a possibilidade de aumentar o nível da produção substituindo o projeto antigo do zero;
  3. Quando a melhoria do projeto por meio do método DMAIC não atinge mais as exigências do cliente.

Por que implementar o Design para o Six Sigma?

Imaginamos que você deve estar se perguntando: “Por que implementar o Design for Six Sigma?”.

O DFSS é popularmente conhecido por ser uma ramificação da metodologia do Lean Seis Sigma. Sendo assim, o DFSS tem como objetivo principal a estruturação de projetos com o maior padrão de qualidade possível para atender aos requisitos do cliente e potencializar as chances de sucesso da empresa.

Como se tornar um especialista em Lean Seis Sigma?

Que o Lean Seis Sigma é uma metodologia essencial para toda organização você já sabe.

Entretanto, como se tornar um especialista nessa área e atuar como um agente de transformação, viabilizando a redução de desperdícios e o aumento da produtividade na empresa?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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