Você quer mudar sua vida mas tem dificuldades em se comprometer com as suas decisões? Ao longo da sua caminhada, você tende a acreditar que tudo está contra você?

Em “Desperte seu Gigante Interior”, o palestrante motivacional Tony Robbins explica como decisões e crenças são importantes para conseguir alcançar mudanças positivas e se tornar a pessoa que você deseja ser.

 

Sobre a obra

 

O livro Desperte seu Gigante Interior (1991), do original em inglês “Awaken the Giant Within”, é um clássico que já ajudou milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

Tony Robbins nos mostra como o sistema humano de tomada de decisões funciona e de que maneira podemos utilizá-lo para alcançar nossos objetivos.

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Sobre o autor

 

O autor Tony Robbins é uma das principais autoridades do mundo em psicologia do desempenho máximo e em Programação Neurolinguística, sendo considerado um dos homens mais influentes de sua geração.

Além disso, é autor de diversos best-sellers, como Inabalável, Poder sem Limites e Passos de Gigante.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse livro é indicado para alguém que deseja mudar de vida, para pessoas que estejam interessadas em tomar decisões melhores e para todos que queiram assumir o controle de seu destino.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos de destaque do livro são:

 

  • Você tem o poder de mudar qualquer coisa sobre si mesmo.

  • Tudo o que acontece em sua vida começa com uma decisão.

  • Dor e prazer são as duas influências orientadoras sobre o seu comportamento e as escolhas que você faz.

  • Uma crença é um "sentimento de certeza" que é moldado pelo seu condicionamento, experiências e imaginação.

  • "Condicionamento Neuro-Associativo", ou NAC, é o processo de religar sua neurologia para criar uma mudança externa.

  • Você pode mudar um estado emocional modificando sua fisiologia ou seu foco.

  • Todas as suas experiências se tornam um guia de referência sobre como você se conduzirá no futuro.

 

Neste resumo, dividimos o livro em seus 8 pontos principais: “o poder da decisão”, “dor e prazer”, “mude suas crenças”, “vocabulário”, “as perguntas são as respostas”, “valores de vida”, “entenda suas emoções” e “influência social”.

 

Overview: Parte 1 - O poder da decisão

 

Para iniciar o livro, o autor explica qual a forma correta de tomar decisões para que você consiga alcançar o objetivo desejado.

 

 

Quando foi a última vez que você pensou em mudar sua vida? Talvez tenha sido na noite de ano novo, quando decidiu que iria seguir uma dieta e perder peso. Mas você conseguiu, de fato, transformar isso em realidade?

Se não conseguiu, provavelmente foi devido à forma com que manifestou seu desejo de mudar: “eu gostaria de parar de comer comida processada” em vez de “vou começar a comer de maneira saudável”.

Para mudar qualquer coisa em sua vida, primeiro você deve tomar uma decisão clara. Então, não importa quais desafios você enfrente, precisa se manter fiel àquela escolha inicial.

Manter o comprometimento com suas decisões pode ser desafiador, mas quanto mais você tenta, mais fácil fica. Então, quando você falhar ao tentar evocar uma mudança na sua vida, não fique desencorajado. Em vez disso, pense no que você pode aprender com a falha.

Por exemplo, fumantes raramente conseguem parar de fumar na primeira tentativa. Mas se usarem os fracassos como oportunidade de reflexão podem superar os obstáculos enfrentados.

 

Overview: Parte 2 - Dor e prazer

 

Na parte dois, você aprenderá como mudar um hábito que deseja eliminar da sua vida.

 

Mesmo com as melhores intenções, mudar nosso comportamento estabelecido pode ser extremamente difícil. Isso acontece porque tudo que fazemos ou se deve à nossa necessidade de evitar dor ou ao nosso desejo de obter prazer.

Então, se você deseja acabar com um hábito em particular, um método eficiente de se fazer isso é associar esse comportamento que deseja exterminar com algum tipo de dor.

Vamos dizer que você quer parar de comer chocolate. Uma forma de atingir esse objetivo seria, de alguma maneira, conectar o chocolate com algum tipo de angústia mental.

Você pode, por exemplo, criar uma regra que diz que toda vez que você comer chocolate, você deve cantar uma música que odeia. Rapidamente seu cérebro vai associar o ato de comer chocolate com o sentimento desconfortável de ter que cantar aquela música.

No entanto, se você deseja que essa mudança se perpetue, é crucial que encontre um novo hábito que te forneça uma quantidade equivalente de prazer.

Então, para cortar o chocolate da sua dieta com sucesso, você precisa criar um hábito alternativo que vá te agradar tanto quanto comer uma barra de doce. Pode ser uma comida saudável, como sua fruta favorita, ou uma atividade, como uma nova modalidade de esporte.

Você também vai se beneficiar por imaginar as coisas boas que se reservam a você uma vez que você quebre aquele hábito. No exemplo, você pode imaginar que se não comer mais chocolate, vai voltar a caber naquela calça que você tanto gosta.

Essa técnica já se mostrou eficiente em ajudar pessoas a quebrar até hábitos extremos. Em um estudo, pesquisadores examinaram a reabilitação de viciados em drogas.

A pesquisa mostrou que aqueles que encontraram um hábito mais saudável - e prazeroso - apresentavam menos chances de ter recaídas.

 

Overview: Parte 3 - Mude suas crenças

 

Nesta parte, o autor explica o que são crenças e como mudá-las.

 

Imagine duas pessoas que acabaram de chegar aos 60 anos. Uma delas pode pensar que sua vida está próxima do fim, que seus melhores anos já passaram. A outra, por outro lado, pode estar totalmente animada para descobrir tudo que ainda está reservado para ela.

O que pode gerar uma diferença tão grande de perspectiva? A forma como enxergamos o mundo e nós mesmos é moldada pelas nossas crenças. Mas o que exatamente é uma crença?

Uma crença é uma ideia apoiada por evidências. Você pode, por exemplo, ter a ideia de que é um excelente jogador de xadrez. Mas essa ideia só vira uma crença se for apoiada por evidências corretas. Por exemplo, se você ganhar a maioria das partidas.

Para a maioria de nós, qualquer evento pode servir de referência para nossas crenças. Infelizmente, isso também significa que quando algo ruim acontece, como a perda de um ente querido, algumas pessoas podem se basear nisso para acreditar que a vida é terrível.

Mas não precisamos nos sentir assim: se conseguirmos interpretar a referência de maneira positiva, podemos direcionar nossas vidas em um caminho mais otimista. Talvez você até consiga sair mais forte de um período de luto, por exemplo.

Então, para promover uma mudança duradoura na sua vida, é preciso primeiramente mudar suas crenças. Uma boa forma de facilitar esse processo é ter um modelo para se espelhar, e adaptar as diretrizes à sua realidade.

 

Overview: Parte 4 - Vocabulário

 

Você já ouviu falar que a palavra tem poder? Tony Robbins nos mostra o tamanho desse impacto.

 

 

É crucial que você preste atenção nas palavras que usa diariamente, pois elas moldam seu pensamento e sua percepção. Para mudar sua forma de pensar sobre uma situação, você precisa mudar a forma com que a descreve.

Imagine que você está fazendo uma viagem e, no meio do nada, seu carro quebre. Nesse contexto, você pode se permitir ficar furioso e reclamar sobre como é “irritante” aquela situação.

Mas você também pode descrevê-la como “inconveniente”. Dessa forma, você analisa uma experiência extremamente frustrante com palavras mais neutras, o que pode evitar que você entre em um estado emocional negativo.

Esse exemplo está no núcleo do que o autor chama de Vocabulário Transformacional: as palavras que atribuímos à experiência tornam-se nossa experiência.

Então, como você pode mudar seu vocabulário de uma forma que te ajude a gerenciar suas emoções?

O segredo é usar palavras fortes para emoções positivas e palavras menos intensas para as negativas. Por exemplo, em vez de dizer que você está “feliz”, você pode usar uma descrição mais intensa, como “estou extasiado!”.

Por outro lado, quando você experimentar emoções negativas, pode descrever a situação com palavras menos intensas, como “estou um pouco preocupado” em vez de “estou extremamente ansioso”.

Uma dica interessante que o autor explica é tentar usar palavras não usuais para descrever contextos negativos, pois isso pode gerar um alívio cômico para você e todos ao redor.

 

Overview: Parte 5 - As perguntas são as respostas

 

Nesta parte, o livro apresenta as perguntas como uma ferramenta de melhoria para os seus pensamentos e o seu humor.

 

Como já vimos, mudar sua vida passa por mudar sua maneira de pensar. Mas o que exatamente é pensar?

Em termos básicos, os pensamentos são uma série de perguntas e respostas. Desse modo, as perguntas que fazemos determinam como nós pensamos, o que significa que essas perguntas são essenciais para nossa experiência na vida.

É possível concluir também que a qualidade das perguntas promove um impacto massivo na nossa qualidade de vida. Toda vez que você se pergunta alguma coisa, o valor desse questionamento vai determinar o foco dos seus pensamentos.

Por exemplo, se você se encontrar repetidamente em uma situação ruim, se perguntar “Por que isso sempre acontece comigo?” vai instantaneamente focar seus pensamentos nos seus fracassos na vida.

O resultado disso? Seu humor fica péssimo, e sua experiência de vida vai acabar sendo moldada por esse tipo de negatividade.

A solução é criar uma lista de perguntas. Faça um hábito realizar questionamentos do tipo: “O que tem de positivo nessa situação?” e “O que eu posso fazer para aproveitar o processo de solucionar esse problema?”.

Fazer tais perguntas irão melhorar seu humor e te permitir encontrar uma boa solução para o problema, além de te ajudar a lidar melhor com as consequências.

 

Overview: Parte 6 - Valores de vida

 

Neste overview, você irá entender o quanto os seus valores influenciam nas suas decisões e na sua felicidade.

 

Você consegue dizer com precisão no que acredita ser mais importante na vida? Se não tem certeza, você deve se empenhar para descobrir, já que as pessoas mais felizes são aquelas que compreendem seus valores e vivem sua vida de acordo.

Imagine que te ofereceram uma boa vaga emprego em outro país. Aceitar essa oferta significa ir para longe das suas raízes e mudar com sua família. Você consideraria?

Se você não consegue decidir, a razão é por estar incerto de seus valores. Nesse caso em particular, para tomar uma decisão que te fará feliz você precisa saber se considera crescimento pessoal mais importante do que segurança financeira.

Reflita e faça uma lista dos seus valores mais importantes em ordem de prioridade, elaborando suas razões para incluir cada valor. Ao fazer essa seleção, você vai perceber que alguns valores não estão de acordo com seus objetivos.

A solução aqui é mudar seus valores.

 

Overview: Parte 7 - Entenda suas emoções

 

A raíz do autocontrole é entender e conhecer bem as nossas emoções. Neste overview, falaremos mais sobre isso.

 

Para ter autocontrole, nós precisamos primeiro identificar nossas reais emoções. Nós temos a tendência de ficar abalados pelas nossas emoções negativas, normalmente porque generalizamos ou falhamos na identificação delas.

Por exemplo, você pode estar nervoso com alguma coisa, mas se refletir sobre a verdadeira causa dessa dor emocional, pode descobrir que existe algo por trás dessa raiva, como exaustão.

Assim que você identifica a causa, você pode usar o Vocabulário Transformacional e expressar seu cansaço dizendo “Estou me sentindo um pouco caído”. Isso vai diminuir o sentimento de negatividade e tornar a emoção mais fácil de ser superada.

Também é importante garantir que você não veja suas emoções mais difíceis de uma forma negativa. Todas as emoções podem te ajudar a evocar mudanças positivas na sua vida, como indicar que algo não está certo. Apenas a partir disso você pode começar a mudar.

Mas entender a causa de emoções particulares é apenas o primeiro passo. O próximo é um desafio maior: você precisa agir para lidar com aquela emoção e mudar o que está causando isso.

Então, por exemplo, se você identificou que a causa da sua infelicidade é solidão, você pode começar a procurar as razões pelas quais está sozinho. Talvez seja porque você simplesmente não ligou para seus amigos recentemente.

Algumas vezes, no entanto, você sente que simplesmente não consegue lidar com determinada emoção. Quando isso acontece, tente relembrar alguma vez que você enfrentou bem isso.

Fazer isso vai te dar mais confiança na sua habilidade de gerenciar sentimentos difíceis, pois se você conseguiu uma vez, certamente pode lidar mais vezes.

 

Overview: Parte 8 - Influência social

 

Para finalizar, o autor nos mostra o impacto que uma atitude nossa tem sobre o mundo.

 

 

Até mesmo as menores decisões que você faz na própria vida podem ter uma grande influência social. Muitas pessoas acreditam que não são influentes o suficiente para trazer uma mudança tão ampla, por isso nem tentam.

Mas a verdade é que as mesmas decisões que são essenciais para mudar nossas vidas também são cruciais para transformar a sociedade.

Vamos pegar, por exemplo, uma decisão cotidiana: escolher o que você vai jantar. Digamos que, por questões de saúde, você decidiu cortar carne vermelha da sua dieta.

Embora pareça que essa decisão vá beneficiar apenas você, o fato é: parar de comer carne pode gerar diferença em uma escala bem maior.

Como a sua atitude reduz a demanda pelo produto, a produção também pode diminuir. Então, grandes terrenos utilizados para criar gado podem ser usados para plantar uma quantidade muito grande de batatas, por exemplo.

Dessa forma, sua pequena atitude teve influência em um problema muito maior, que é o da desigualdade no fornecimento de comida.

Um ensinamento final que o autor proporciona no livro é que você deve sorrir para todo mundo. Isso pode fazer com que o seu humor e o da pessoa melhore, e a partir daí, pode gerar uma reação em cadeia e melhorar o humor de muitas pessoas naquele dia.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro Mindset da psicóloga Carol S. Dweck, é debatido como nossas crenças moldam nosso comportamento e nosso crescimento. Enquanto mindsets produzem visões de mundo definitivas, pessoas podem mudar ao aprender novas habilidades. Seres humanos podem ser ensinados a reagir de diferentes formas, como enfrentar desafios e pensar de outra maneira.

Para o autor de Psychology of selling, Brian Tracy, pessoas de sucesso melhoram seu diálogo interior com frases otimistas e confiantes. Por exemplo, se você repetir a frase "Eu gosto de mim mesmo" ao longo do dia, sua autoestima certamente aumentará.

Para finalizar, no livro Paixão por Vencer, Jack Welch aborda que devemos sempre buscar qualidade na nossa vida profissional. Se você não está satisfeito com o seu emprego, encontre um trabalho que proporcione entusiasmo na sua carreira, é muito importante que você não se acomode e saia da zona de conforto.

Mas, ao procurar um trabalho, analise a empresa como um todo: sua equipe, tarefas, salário, plano de carreira e mais. E, ao iniciar em um novo emprego, procure superar todas as expectativas, dê sempre o seu melhor.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Para mudar sua vida, concentre-se em fazer e se comprometer com as decisões certas.

  • Mude seus hábitos, associando os indesejados com dor e os desejados com prazer.

  • Para mudar quem você é, mude suas crenças.

  • Mudar seu vocabulário pode transformar suas atitudes e emoções.

  • Para encontrar a melhor solução para qualquer problema, faça as perguntas certas.

  • Descubra os valores de sua própria vida para descobrir se você está aproveitando todo o seu potencial.

  • Entenda as suas emoções e o que está por trás delas.

 

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