Como surgiu a Força Aérea Brasileira?
Qual a função da Força Aérea?

23 de outubro, o dia da Força Aérea Brasileira

Nada melhor do que essa data que revolucionou toda indústria aeronáutica mundial para comemorar o dia da Força Aérea Brasileira.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
23 de outubro, o dia da Força Aérea Brasileira

O dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e o dia do aviador ocorrem no dia 23 de outubro anualmente, tal data está relacionada com o primeiro voo de avião que ocorreu em 1906 pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em torno da torre Eiffel.

O dia da Força Aérea Brasileira foi criado para homenagear essa que é uma das três forças armadas do país, mostrando respeito e demonstrando a gratidão da população.

O dia do aviador, que também ocorre no dia 23 de outubro, serve para lembrar e honrar aqueles que arriscam suas vidas nos céus por diversos motivos, sejam militares ou econômicos. Para celebrar esse dia, fizemos um artigo especial, que pode ser acessado aqui.

Após o acontecimento marcante do primeiro voo de avião, a tecnologia aeronáutica cresceu de forma rápida e começou ser necessário a criação de uma força nacional especializada nesse ramo. 

Para entender melhor sobre a Força Aérea Brasileira e seu dia, o artigo está separado nos tópicos:

  • Como surgiu a Força Aérea Brasileira?
  • Qual a função da Força Aérea?

Como surgiu a Força Aérea Brasileira?

A Força Aérea Brasileira teve seu início na década de 40, mais exatamente em 20 de janeiro de 1941, instituída pela Lei  n° 2.961, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Sendo assim, o Ministério da Aeronáutica foi criado, dando início às Forças Aéreas Nacionais.

Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, a Lei n° 3.302 alterou a denominação para Força Aérea Brasileira (FAB), como atualmente a conhecemos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, sendo a Marinha e o Exército as outras duas.

Seu modelo foi baseado principalmente nos modelos de organização da Força Aérea Real do Reino Unido, da Regia Aeronáutica da Itália e também da Força Aérea da França.

Para entender melhor as razões do surgimento da FAB e suas funções, explicaremos um pouco da história logo abaixo.

Qual a função da Força Aérea?

A FAB foi criada com o intuito de proteger o Brasil de ameaças, principalmente nas fronteiras do país.

Pouco tempo depois, em 1942, um submarino nazista destruiu navios brasileiro deixando 607 mortos, obrigando o país tomar um partido na segunda guerra mundial. Anos depois, a Força Aérea Brasileira entrou na guerra, atuando na Itália contra os nazistas.

Atualmente, a FAB é a maior força aérea da América Latina e continua realizando o controle e patrulhamento do Brasil. 

No dia 17 de outubro foi celebrado o dia da indústria aeronáutica brasileira, outro grande dia de celebração envolvendo a aeronáutica. Para ter acesso a mais conteúdos informativos como esse, não esqueça de nos acompanhar no Blog da Voitto.

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.