Como surgiu o Dia do Economista Doméstico?
O que faz um economista doméstico?
Saiba mais!

Saiba mais sobre o Dia do Economista Doméstico!

Neste artigo você poderá saber como surgiu o dia do economista doméstico e quais são as principais funções deste profissional! Vamos lá?

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Saiba mais sobre o Dia do Economista Doméstico!

Apesar de que é muito comum associar a profissão de Economia Doméstica às atividades do lar, a atuação dos profissionais dessa área é muito ampla e não tem uma relação direta com isso.

Diante disso, a data de 21 de outubro foi escolhida como data comemorativa para homenagear a atuação dos economistas domésticos na sociedade, assim como reconhecer sua importância.

Logo, quer saber mais sobre como surgiu o dia do economista doméstico e como é a atuação desse profissional? Acompanhe através dos seguintes tópicos:

  • Como surgiu o Dia do Economista Doméstico?
  • O que faz um economista doméstico? 
  • Saiba mais! 

Vamos lá!

Como surgiu o Dia do Economista Doméstico? 

A profissão de economista doméstico foi regulamentada, na data de 21 de outubro de 1985, em consonância com o decreto n° 92.524 da Lei 7.387 da legislação brasileira vigente.

Diante disso, 21 de outubro é a data que foi  escolhida para representar o dia desse profissional, como forma de homenagem e valorização do trabalho prestado pelo mesmo.

Vale ressaltar que, o curso superior de Economia Doméstica já era oferecido em 1952, antes mesmo da regulamentação da profissão, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe o que esse profissional faz? Não deixe de conferir o próximo tópico para saber mais!

O que faz um economista doméstico? 

O profissional de economia doméstica é responsável pela atuação na organização, distribuição, manutenção e controle da qualidade de recursos para a realização das atividades dentro de uma instituição.

Dessa maneira, ele pode atuar em diversas áreas, tais como: comércios, indústrias, instituições de ensino, entre outros. Isso ressalta o quanto sua atuação é necessária e tem um amplo alcance.

Além disso, as principais funções de um economista doméstico, são:

  • Administrar a renda direcionada para as atividades;
  • Organizar e fiscalizar as rotinas
  • Otimizar o uso de recursos
  • Fiscalizar a qualidade das atividades realizadas; 
  • Entre outros;

Para exemplificar, podemos pensar na atuação de um economista doméstico dentro de uma indústria, onde ele atua nas seguintes atividades: fiscalização de condições de higiene, planejamento de rotinas, verificação de equipamentos de segurança, entre outros.

Diante disso, fica evidente a relevância desse profissional. Por isso, desejamos parabéns pelo dia do economista doméstico! Se você conhece alguém com essa formação, mande para ele como forma de carinho e reconhecimento.

Por fim, se gostou deste conteúdo não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar por dentro das informações mais relevantes.

Saiba mais! 

A busca pelo conhecimento nunca acaba, certo? Por isso, temos aqui uma oportunidade para você saber mais sobre um assunto muito interessante e útil para tantas áreas da nossa vida: a gestão do tempo.

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.