O que significa ser um inventor?
Como surgiu a data?

Conheça agora o Dia do Inventor e veja sua importância!

Neste artigo iremos conhecer mais sobre os inventores e suas invenções. Afinal, no dia 04 de Novembro comemoramos o Dia do Inventor!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça agora o Dia do Inventor e veja sua importância!

Vivemos em um mundo em que novas invenções surgem todos os dias. Mas você já se questionou sobre a importância do inventor em nossas vidas? Ou melhor, você sabia que no dia 4 de Novembro comemora-se o Dia Nacional do Inventor?

Caso a sua resposta tenha sido não, pode ficar tranquilo que vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Dia do Inventor e quais os benefícios dessa profissão para a sociedade.

Sendo assim, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que significa ser um inventor? 
  • Como surgiu o Dia do Inventor?

O que significa ser um inventor? 

No dia 04 de Novembro comemoramos o Dia do Inventor. Mas você sabe o que um inventor faz?

O inventor é a profissão responsável por criar coisas novas. Ou seja, é o indivíduo que através da sua inteligência e dedicação cria novas ferramentas, tecnologias, objetos, que, futuramente, facilitarão a nossa vida.

Sendo assim, podemos afirmar que todo inventor, já criou alguma coisa. Seja ela extraordinária e inovadora, como a lâmpada criada por Thomas Edison, ou algo não tão revolucionário, como o velcro criado George de Mestral. Todas as invenções ocupam um importante espaço no nosso dia a dia.

Se pararmos pra pensar, tudo com o que temos contato em nossa vida em algum momento foi inventado. Um dos maiores exemplos disso é o computador ou o celular com o que você está lendo esse artigo.

Já que estamos falando sobre tecnologia, acho importante ressaltar sobre a invenção do Wi-Fi. Você sabia que o Wi-fi foi inventado por uma mulher?

Hedy Lamarr foi uma atriz e inventora, que durante o período da Segunda Guerra Mundial inventou a base de dados para o Wi-fi, tecnologia extremamente utilizada e desenvolvida nos dias atuais.

Dessa forma, é possível afirmar que invenção é o ato de criar algo novo, nunca pensado antes. Logo, uma invenção pode ser uma tecnologia, um procedimento, um utensílio, um objeto, etc.

Outro ponto importante é a necessidade de diferenciar invenção de descoberta. Isso porque a invenção é uma ação que tem como intuito criar algo novo, enquanto a descoberta é algo que se descobre sem uma intenção por trás.

Além disso, como já foi dito anteriormente, existem algumas invenções que causam mais repercussão que outras. Um bom exemplo disso é a invenção do avião.

Para nós, brasileiros, o avião foi uma invenção criada pelo aeronauta Santos Dumont, enquanto para os norte-americanos essa é uma criação dos Irmãos Wright.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa profissão e a importância da invenção para a vida em sociedade, te convido a conhecer mais sobre como essa data surgiu.

Como surgiu a data?

Acredito que você, assim como eu, ao longo desse artigo se pegou pensando em como estamos tão acostumados com as invenções do nosso cotidiano que nem nos lembramos que alguém, algum dia, precisou inventá-las.

Dessa forma, foi exatamente assim que essa data surgiu! Isso porque o inventor alemão Gerhard Muthenthaler proclamou o dia 04 de novembro como o Dia do Inventor com o intuito de que as pessoas se lembrassem dos grandes inventores que já existiram.

Além disso, o outro motivo da criação dessa data é o estímulo à invenção. Isso porque o inventor alemão gostaria que celebrassem a data refletindo sobre a importância das invenções no mundo e, consequentemente, fomentando mais criações.

Por fim, é possível afirmar que o desejo do Gerhard Muthenthaler foi atendido, já que graças a essa data estamos refletindo, ao ler esse artigo, sobre a necessidade da invenção na nossa vida.

Se você gostou de saber mais sobre o Dia do Inventor, leia também a nossa notícia sobre o “Dia do Aviador” que se relaciona diretamente com o que abordamos anteriormente.

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.