O que é diagnóstico empresarial?
Aqui vai um presente incrível para você!
Veja a videoaula sobre funcionamento da planilha de diagnóstico empresarial
Entenda a ferramenta de diagnóstico empresarial
Já conhece as principais funções do Excel?

Veja como fazer um Diagnóstico Empresarial do seu negócio!

Aprenda a analisar toda a estratégia operacional da sua empresa de forma simples no Excel e conheça os pilares essenciais para sua organização.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como fazer um Diagnóstico Empresarial do seu negócio!

Diagnóstico é uma palavra que se ouve geralmente em um consultório médico, não é mesmo? Porém, esse termo também é fundamental para a estratégia operacional de uma empresa, afinal, é por meio do diagnóstico empresarial que podemos avaliar se tudo está ocorrendo como deveria e identificar possíveis problemas.

Trazendo para o contexto empresarial, um diagnóstico organizacional é fazer uma análise de vários fatores internos da organização, o que é de suma importância para a gestão empresarial, pois é por meio deste que é possível apurar o potencial ou as dificuldades da empresa.

Então papel e caneta na mão, pois neste artigo você irá verá:

  • O que é diagnóstico empresarial?
  • Faça seu diagnóstico empresarial junto com a gente!
  • Videoaula sobre funcionamento da planilha de diagnóstico empresarial
  • Entenda a ferramenta de diagnóstico empresarial

O que é diagnóstico empresarial?

O diagnóstico empresarial consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características de um bom planejamento estratégico: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Um diagnóstico é preciso tanto nos bons como nos maus momentos de uma empresa. É um instrumento indispensável de gestão, que pode ajudar a melhorar diversas áreas, como o controle financeiro, as estratégias de marketing e a gestão de pessoas.

Então continue lendo e verá que essa planilha irá te proporcionar elaborar um diagnóstico gerencial da sua empresa. Esse diagnóstico é respaldado em diversos pilares essenciais para o desempenho satisfatório de uma organização.

Aqui vai um presente incrível para você!

Quer saber o que você pode melhorar em cada área da sua organização? Temos a solução perfeita!

Com a nossa planilha de Diagnóstico Empresarial você será capaz de ver quais setores precisam mais evoluir, e assim realizar intervenções de melhoria nos mesmos.

Contando com uma estrutura prática, que contêm perguntas e cenários para o diagnóstico de cada área, a possibilidade de maior evolução de sua empresa nunca esteve tão perto!

Clique agora mesmo no botão abaixo e faça o download do material.

diagnóstico empresarial

Veja a videoaula sobre funcionamento da planilha de diagnóstico empresarial

Entenda a ferramenta de diagnóstico empresarial

A página inicial da planilha de diagnóstico empresarial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Diagnóstico empresarial

Pilares

A planilha de diagnóstico empresarial é composta por sete abas, das quais cinco dizem respeito aos principais pilares de uma empresa: Estratégia, Finanças, Marketing, Operações e RH.

A ideia principal é analisar cada um dos pilares e, a partir dos mesmos, realizar um diagnóstico da estratégia operacional quanto à situação da empresa. Os exemplos deste tutorial será sobre a aba de estratégia, porém todas as demais, exceto a de panorama, seguem a mesma metodologia de preenchimento.

A aba de estratégia contém quatro perguntas consideradas cruciais para a análise de tal pilar. Para cada pergunta, deve-se escolher uma das quatros respostas.

Pilares de uma empresa


Em seguida, a planilha irá sugerir uma ação ideal, além de calcular a nota da empresa para aquele critério.

Panorama

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas nas abas anteriores de forma prática e objetiva. Além do panorama, o primordial dessa aba é classificar a empresa nos quatro pilares, informando assim o nível de maturidade da mesma.

Maturidade da empresa


A maturidade é dada tanto como nota, que no caso pode alcançar o valor máximo de 100 pontos, ou por meio do nível, que também informa de modo descritivo o grau de maturidade.

Nível de maturidade da empresa


Por fim, tem-se a parte gráfica. O primeiro indica em termos de pontuação, que varia de 0 a 100, o nível de maturidade da empresa perante o nível de excelência que a mesma poderia alcançar.

Situação atual da empresa


O segundo gráfico, ilustra as notas obtidas em cada pilar, conforme exemplo:

Notas em cada pilar

Já conhece as principais funções do Excel?

E você, já está apto para realizar uma análise de cenários de uma empresa?

Agora que você já sabe bem o que é, para que serve uma análise de cenários e sabe também como realizá-la no Excel, que tal aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta no nosso curso online de Formação Master em MS Excel?

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, que irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas. E, assim, se destacar na sua empresa, né?

Preparado para compreender e criar macros para tornar sua planilha automatizada; formatar sua pasta de trabalho, formulando abas mais confiáveis e intuitivas; realizar análises avançadas por meio da construção de Dashboards de Gestão e a utilizar o Excel de forma estratégica para sua organização?

Clique já e se inscreva!

Clique aqui e inscreva-se

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e acesse a planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Diagnostico Empresarial

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.