As 6 melhores dicas para ser uma pessoa proativa
Dica de Ouro

As 6 melhores dicas para ser uma pessoa proativa

Saiba como conquistar a proatividade e descubra as melhores dicas para ser proativo, principalmente no ambiente de trabalho.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
As 6 melhores dicas para ser uma pessoa proativa

A proatividade é uma habilidade interpessoal caracterizada pela capacidade de um indivíduo de assumir a responsabilidade de possíveis problemas que possam vir a acontecer.

Dessa forma, uma pessoa proativa é aquela que toma iniciativa perante aos obstáculos que são postos à sua frente, independente da situação.

Visto isso, um profissional que desenvolveu a proatividade no seu campo de habilidades está muito mais propenso a adquirir cargos maiores nas corporações do que aqueles que ainda não a desenvolveram.

Isso porque, papéis de liderança requerem alguém que consiga gerenciar problemas, além de conseguir também encontrar as soluções.

Contudo, se você ainda não desenvolveu a proatividade, não se preocupe, separamos para você as melhores dicas para ser proativo.

Veja só!

As 6 melhores dicas para ser uma pessoa proativa

A proatividade pode ser desenvolvida no dia a dia, e para que as coisas aconteçam de maneira simples e você possa se tornar uma pessoa proativa, você pode seguir as seguintes dicas para te ajudar nesse processo:

1. Desfaça suas crenças limitantes

Para ser proativo, você precisa acreditar em si mesmo, e para isso, desfazer suas crenças limitantesé muito importante. As crenças limitantes nos deixam na zona de conforto que são características em não nos deixar arriscar seja qual for a situação, nutrindo nossas inseguranças cada vez mais.

Desfazendo as nossas crenças limitantes, podemos reconhecer que adquirir a proatividade e servir de ajuda para o outro pode ser mais simples do que pensamos.

Dentro do ambiente de trabalho, isso pode significar muito, principalmente se você deseja ser visto com outros olhos perante aos seus superiores.

As empresas costumam valorizar a proatividade no trabalho e vale a pena adquirir essa habilidade para ser promovido e gerir pessoas com uma maior capacitação.

2. Crie uma visão ampla e situacional

O desenvolvimento de qualquer habilidade necessita de um exercício diário de aprendizado interno, para ser proativo, tente ter uma visão ampla sobre as situações ao seu redor.

Uma pessoa que tem a prontidão dessa habilidade é uma pessoa reativa, que se antecipa perante aos fatos, e para isso, é necessário uma visão panorâmica sobre o que está acontecendo para que se possa estrategizar a maneira como será possível solucionar aquele conflito/problema.

Você já ouviu falar do ditado que diz que “só se dá para ver a ilha quando se está fora dela”?

Criar uma visão ampla é sobre isso. Olhar de fora a situação para poder enxergá-la da maneira que realmente é, sem preceitos morais ou éticos.

3. Identifique as oportunidades

Esteja atento, principalmente dentro do trabalho, onde as pessoas poderão precisar de ajuda. Saiba se antecipar na hora correta, se responsabilizar pelo projeto certo e tente dar o seu melhor quando isso acontecer!

Se prontificar para solucionar problemas, ajudar o próximo, e se responsabilizar por tarefas além das suas pode ser algo muito bem visto para a empresa que você trabalha.

Sabendo identificar as oportunidades para você poder se mostrar eficiente, você pode se mostrar proativo, podendo mudar os olhares alheios perante a sua pessoa, se destacando entre os outros de forma intrínseca.

4. Mostre iniciativa

Planeje e execute as suas ideias, não espere até que algo seja pedido a você, se mostre eficiente assim que perceber algum erro ou identificar uma oportunidade de melhoria. Mostrar iniciativa requer ambição e foco para atingir as metas que você mesmo deverá propor a si.

Seja na sua vida pessoal, ou organizacional, a proatividade tem seu valor, principalmente para provar a sua capacidade de se adaptar aos ambientes e adquirir responsabilidades maiores.

5. Pratique o seu autoconhecimento

Assim como qualquer coisa em excesso, a proatividade também pode fazer mal se não dosada corretamente. Como a maior motivaçãodas pessoas que querem adquirir a habilidade é para conseguir ser promovido, isso pode acabar sendo desgastante emocionalmente.

Digamos então, que o autoconhecimento poderá te ajudar a identificar os seus limites, não te fazendo “extrapolar” na quantidade de responsabilidades a serem pegas e etc.

Portanto, pratique o seu autoconhecimento e saiba mais sobre os seus objetivos e metas para que consiga conciliar os seus afazeres sem se sentir sobrecarregado.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

6. Coloque em prática

Após seguir as nossas dicas, coloque em prática a sua proatividade! Criando mecanismos para adquirir as cinco dicas acima, o desenvolvimento da habilidade se torna ágil e prático, visando também, além de tudo, a sua saúde mental também.

Vamos lá…

Exemplo prático: Você trabalha em uma empresa já tem um ano e acaba de abrir uma vaga para um cargo de maior responsabilidade e consequentemente também, uma maior remuneração.

Além de se inscrever para o processo seletivo, o que você poderá fazer para se mostrar eficiente ao seu gestor?

Se você respondeu se mostrar proativo, a sua resposta está CORRETA.

É se prontificando internamente dentro da sua corporação que você se mostra pronto para adquirir responsabilidades. São nos pequenos detalhes que será possível provar a sua aptidão para novas demandas.

Dica de Ouro

Como visto nesse artigo, ser proativo significa estar apto a se prontificar e anteceder às suas demandas, se mostrando eficiente em seu meio. Dessa forma, se você deseja desenvolver essa habilidade, temos um curso especial para te ajudar nisso.

Nele você pode aprender a desenvolver as principais competências para ser um profissional de sucesso.

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.