Maior engajamento das equipes!
Maior diversidade de ideias!
Cumprimento do papel social!

Saiba agora a importância e os benefícios de promover a diversidade nas empresas!

Neste artigo você vai entender como promover a diversidade nas empresas pode engajar sua equipe e alavancar seus resultados!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Saiba agora a importância e os benefícios de promover a diversidade nas empresas!

Fala-se muito sobre diversidade hoje em dia e, no mundo empresarial não poderia ser diferente. A diversidade nas empresas no mundo atual é fundamental, mas você sabe porque? Ou melhor, você sabe o significado de diversidade?


É correto dizer que diversidade é tudo aquilo, que é plural, diferente, diverso. Ou seja, é tudo aquilo que deve ser variado, diversificado e, que propositalmente, promove resultados únicos.


Atualmente vivemos em uma aldeia global que nos permite conhecer e vivenciar diferentes costumes, culturas, religiões, etnias, etc. Por esse motivo, dentro das empresas não poderia ser diferente.


Sendo assim, é possível afirmar que a diversidade nas empresas no mundo atual é essencial por diversos motivos, mas você já conhece algum? Não? Então, continue a leitura que eu vou te contar tudinho a partir desses três tópicos!

  • Maior engajamento das equipes; 
  • Maior diversidade de ideias; 
  • Cumprimento do papel social. 

Vamos lá!

Maior engajamento das equipes!

Fazer parte de um quadro de funcionários diverso e inclusivo é essencial nos dias atuais, mas você sabe exatamente por quê?

Além da empresa cumprir o seu papel social em promover a diversidade no ambiente de trabalho, é necessário compreender os benefícios da diversidade na cultura organizacional. 

Isso porque, a diversidade nas empresas é o primeiro passo para muitas conquistas internas. Logo, é possível afirmar que empresas que já possuem um quadro de funcionários verdadeiramente diverso são capazes de promover resultados únicos e surpreendentes. 

Segundo estudos constatamos que, uma empresa com diversidade maior do que 30% é capaz de obter resultados muito mais significativos do que uma empresa que não promove a inclusão.

Sendo assim, podemos afirmar que os melhores resultados surgem devido aos estímulos da própria diversidade nas empresas! Isso porque ao trabalhar com uma equipe diversa e motivada, automaticamente o líder se sente empenhado em bater certas metas e alcançar certos resultados!

Essa motivação gera um efeito em cadeia, uma vez que quanto mais resultados a diversidade nas empresas promover, mais pessoas recrutando pessoas diferentes vai existir!

Logo, para que isso aconteça, é necessário que o setor de RH de uma empresa esteja por dentro dos benefícios da diversidade nos processos seletivos! Buscando sempre promover a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho!

Agora que você já conhece alguns benefícios de fazer parte de um time diversificado, te convido a compreender como a maior diversidade de ideias pode ser ainda mais benéfica para a sua empresa!

Maior diversidade de ideias!

Fazer parte de um time diverso promove a criatividade! Isso porque pessoas diferentes conversando sobre um mesmo assunto promovem debates mais interessantes!

Imagine só, em uma reunião sobre acessibilidade pessoas com deficiência física tendem a contribuir mais do que pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência!

O mesmo acontece se a pauta da reunião for a criminalização da homofobia, pessoas com a orientação sexual diferente terão uma opinião e uma vivência diferenciada sobre o assunto.

Se você deseja fazer parte de um time diverso e inclusivo, mas ainda não sabe como se sair bem no processo seletivo, nós preparamos uma surpresa pra você!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!


Sendo assim, podemos evidenciar que empresas que possuem equipes diversas promovem resultados únicos! Isso porque a diferença entre as pessoas promovem diálogos e projetos mais completos!

Vamos pensar juntos: se uma empresa contrata um tipo específico de profissional, com mesma classe social, escolaridade, idade, religião, etc, a chance das ideias serem parecidas é muito maior do que se contratar uma equipe diversa.

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios da diversidade nas empresas, te convido a fazer uma reflexão sobre o assunto: você não acha que trabalhar com uma equipe diversa te motiva mais do que trabalhar com uma equipe padronizada?

Se a sua resposta for sim, assim como a minha, isso ocorre porque ao trabalhar com pessoas diferentes nós conhecemos uma outra realidade! A nossa integração enquanto equipe irá gerar bons frutos, como: empatia, reciprocidade, empenho, compaixão, etc!

E, é claro que esses bons frutos serão colhidos tanto pela equipe, quanto pela empresa. Ou seja, ao promover a diversidade e a inclusão todo mundo sai ganhando!

Além disso, a diversidade nas empresas e a satisfação dos funcionários com o local de trabalho faz com que a empresa cumpra o seu papel social. Se você quer saber mais sobre isso, continue comigo no tópico a seguir!

Cumprimento do papel social!

São inúmeros os papéis sociais que uma empresa deve cumprir! Alguns deles são: promoção da diversidade, ações beneficentes, preocupação com o meio ambiente, promoção das melhorias nas comunidades, etc.

Dessa forma, para que uma empresa cumpra seu papel social é necessário que os administradores estejam realmente preocupados com o bem estar geral, tanto dos seus funcionários, quanto da sociedade como um todo.

Todavia, você deve estar se perguntando: como fazer tudo isso e ainda assim obter lucros? Já que esse deve ser objetivo principal de uma empresa!

E, eu te respondo que o sucesso financeiro de uma empresa só é possível se ela cumpre o seu papel social de geradora de empregos. Ou seja, uma empresa só será bem vista pela comunidade e, consequentemente, bem sucedida se os cargos que ela oferece possibilitarem uma vivência digna!

Sendo assim, uma das formas de possibilitar essa existência digna é a promoção da diversidade nas empresas. No mundo em que vivemos, cada vez mais as pessoas estão buscando por um ambiente de trabalho em que o clima organizacional priorize a saúde mental dos colaboradores. 

E, nada melhor para isso do que uma empresa preocupada com o bem estar social!

Portanto, agora que você já sabe a importância da diversidade nas empresas e entendeu como função social e lucros andam juntos, eu te pergunto: você sabe como gerir sua empresa para obter resultados?

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.