O que é o Seis Sigma?
DICA DE OURO!
Como surgiu o DMADV?
O que é o DMAIC?
O que é o DMADV?
Diferenças entre o DMAIC e o DMADV
Quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma?

Entenda agora as diferenças entre DMAIC e DMADV!

Saiba mais sobre a origem e aplicação de cada um dos métodos DMAIC e DMADV no desenvolvimento de projetos Seis Sigma nas organizações.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda agora as diferenças entre DMAIC e DMADV!

O método DMAIC é utilizado na implementação de projetos Seis Sigma e tem como objetivo reduzir custos, otimizar produtos e processos e aumentar a satisfação do cliente. Enquanto o DMADV é utilizado no Design for Six Sigma, no desenvolvimento de novos produtos.

Mas, você sabe o que significa cada um desses métodos e qual a relação entre eles?

Neste artigo vamos explicar mais sobre os métodos por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Seis Sigma?
  • Como surgiu o DMADV?
  • O que é o DMAIC?
  • O que é o DMADV?
  • Diferenças entre o DMAIC e o DMADV
  • Quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma?

Então, antes de entender mais sobre cada método, temos que estar por dentro do que é o Seis Sigma. Vamos lá?

O que é o Seis Sigma?

O Seis Sigma foi desenvolvido para reduzir a variabilidade dos processos. Esse termo faz referência a uma escala sigma, na qual o six sigma é utilizado para representar 3,4 erros por milhão.

A metodologia Seis Sigma é amplamente utilizada com as ferramentas da qualidade e métodos derivados do Lean Manufacturing, que tem como objetivo reduzir desperdícios e, com isso, aumentar a velocidade dos processos.

Assim, temos a metodologia Lean Seis Sigma, que é utilizada para aumentar a eficiência e lucratividade, implementando uma cultura de melhoria contínua dentro das organizações.

DICA DE OURO!

O ciclo DMAIC é um dos pilares do Lean Seis Sigma, possuindo diversas ferramentas para cada etapa e que podem melhorar, e muito, a eficiência dos processos da sua empresa. Você sabe quais são elas?

Neste ebook você encontrará um guia sobre cada uma das etapas do DMAIC e quais ferramentas utilizar para as mais diversas situações. Você será capaz de gerir o ciclo de melhorias a serem implementadas na sua empresa!

Acesse e descubra qual a ferramenta ideal para resolver o seu problema e o da sua empresa. Baixe agora nosso material e saiba mais sobre as ferramentas do ciclo DMAIC!


 Ferramentas do DMAIC

Como surgiu o DMADV?

Para entender como surgiu o DMADV, vamos primeiro contextualizar com o surgimento do Seis Sigma.

O programa Seis Sigma surgiu em 1987, na Motorola. Nessa época, o método por ele utilizado era somente um: o DMAIC. Após o Seis Sigma atingir o sucesso por conta de sua eficiência, inúmeras empresas também começaram a utilizá-lo - a General Electric foi uma delas.

Para aumentar sua competitividade no mercado, a GE adotou o Seis Sigma como sua principal estratégia gerencial.

Então, a seguinte questão foi levantada: usamos o DMAIC para melhorar o desempenho de nossos processos e produtos, mas quando precisarmos lançar e/ou remodelar novos processos e produtos, a qual método devemos recorrer?

Assim surgiu o DMADV, método elaborado com base nos princípios e fundamentos já empregados pelo Seis Sigma e que foi considerado como uma extensão do programa comumente denominada de DFSS (Design For Six Sigma).

Ou seja, para projetar um novo produto ou um novo processo - e até mesmo para melhorá-los através de uma remodelagem -, caso não fosse possível alcançar as necessidades propostas com o uso do DMAIC, a GE contava com este novo método.

O DMAIC e o DMADV, então, eram utilizados em conjunto pela GE?

Sim, exatamente isto!

Vamos supor a seguinte condição: você tem uma empresa de cosméticos. Ou seja, neste caso, o giro de lançamento de produtos geralmente é alto.

Para melhorar seus processos e produtos já existentes, você utiliza o método DMAIC. Agora, para atender novas expectativas e necessidades de clientes e consumidores com novos produtos e com maiores capacidades de produção, você emprega o DMADV.

Vamos entender mais sobre cada um desses métodos a seguir.

O que é o DMAIC?

O método DMAIC é utilizado durante a implementação de um projeto Lean Six Sigma, trabalhando para encontrar oportunidades de melhoria nos processos e identificando a causa raiz de problemas.

Mas, como esse método funciona?

O método DMAIC é estruturado em cinco etapas que são: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Melhorar (Improve) e Controlar (Control).

  • Definir: o escopo do projeto é elaborado, assim como são definidas as suas metas nesta etapa do DMAIC;
  • Medir: os dados e informações sobre o processo ou produto são coletados e mensurados;
  • Analisar: as causas raízes são descobertas e priorizadas para elaborar um plano de ação;
  • Melhorar: as soluções de melhoria são encontradas e implantadas;
  • Controlar: os resultados obtidos são confrontados com os esperados e ações de correção e prevenção são desenvolvidas.

Este método busca elevar efetivamente o desempenho de um processo e de um produto por meio do uso estruturado de ferramentas analíticas, enxutas e da qualidade, de maneira totalmente quantitativa e mensurável.

Leia mais: Método DMAIC - o que é e como funciona?

O que é o DMADV?

O DMADV é um novo design do DMAIC voltado para o desenvolvimento de produtos.

As etapas do DMADV são: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Desenhar (Design) e Verificar (Verify).

  • Definir: o novo produto ou processo a ser projetado é identificado e interpretado;
  • Medir: as necessidades dos clientes envolvidos são traduzidas e mensuradas;
  • Analisar: ideias e novas possibilidades são explanadas e priorizadas;
  • Desenhar: testes e experimentos em pequena e, depois, larga escala são realizados e o projeto é ainda mais detalhado;
  • Verificar: os testes devem ser validados e o lançamento de um novo produto ou processo finalizado.

DMAIC Grupo Voitto Seis Sigma


Esta sistemática metodologia adotada pela extensão do programa chamada de Design For Six Sigma (DFSS) tem como objetivo facilitar o aumento de giro de lançamento de novos produtos da empresa no mercado.

Ela também desenvolve, com forte apelo a técnicas estatísticas e de engenharia, a remodelagem de um processo, quando o aumento de desempenho gerado pelo DMAIC já não é mais suficiente para atender a demanda.

Para saber mais sobre o DMADV? Acesse nosso artigo: Método DMADV Seis Sigma: o que é e pra que serve?

Diferenças entre o DMAIC e o DMADV

Você provavelmente já percebeu que o DMAIC e o DMADV tem uma semelhança nas três primeiras etapas, diferenciando assim nas duas últimas. Mas, mesmo que as etapas tenham nomes iguais, elas atuam de forma diferente.

Como já dito, o DMADV surgiu para implementar o Lean Seis Sigma no desenvolvimento de novos produtos. Assim, suas etapas estão voltadas para criação e não para a identificação de pontos de melhoria como no DMAIC.

Dessa forma, as etapas do DMADV, mesmo as que levam o mesmo nome, são voltadas para a criação, as necessidades dos clientes e desenvolvimento de ideias. Enquanto que no DMAIC as fases estão voltadas para identificação de problemas, coleta de dados e propostas de melhoria.

Quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma?

Agora que você conhece mais sobre o método DMAIC e o DMADV e como eles atuam na melhoria de processos e criação de produtos, aposto que você se interessou pela metodologia Lean Seis Sigma e suas aplicações.

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Ah e antes de ir embora, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo contando o que achou do artigo =)

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] Como funciona o DMAIC Ágil

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Funciona O Dmaic ÁGil

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.