O método DMAIC é utilizado na implementação de projetos Seis Sigma, que tem como objetivo reduzir custos, otimizar produtos e processos e aumentar a satisfação do cliente. Enquanto o DMADV é utilizado no Design for Six Sigma, no desenvolvimento de novos produtos.

Mas, você sabe o que significa cada um desses métodos e qual a relação entre eles?

Neste artigo vamos explicar mais sobre os métodos através dos seguintes tópicos:

 

  • O que é o Seis Sigma?
  • Como surgiu o DMADV?
  • O que é o DMAIC?
  • O que é o DMADV?
  • Diferenças entre o DMAIC e o DMADV;
  • Quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma?
     

Então, antes de entender mais sobre cada método temos que estar por dentro do que é o Seis Sigma. Vamos lá?


O que é o Seis Sigma?

 

O Seis Sigma foi desenvolvido para reduzir a variabilidade dos processos e, esse termo faz referência a uma escala sigma, na qual o six sigma é utilizado para representar 3,4 erros por milhão.

A metodologia Seis Sigma é amplamente utilizada com as ferramentas da qualidade e métodos derivados do Lean Manufacturing, que tem como objetivo reduzir desperdícios e com isso aumentar a velocidade dos processos.

Assim, temos a metodologia Lean Seis Sigma, que é utilizada para aumentar a eficiência e lucratividade, implementando uma cultura de melhoria contínua dentro das organizações.

Quer saber mais sobre o Lean Seis Sigma? Aposto que sim! Então, não deixe de conferir nosso Ebook Gratuito Guia Definitivo Lean Seis Sigma!

No Ebook você vai encontrar mais detalhes sobre essas duas metodologias que têm sido amplamente utilizadas em empresas do mundo todo. É só clicar na imagem abaixo de fazer download do Ebook!

 

 

Como surgiu o DMADV?

 

Para entender como surgiu o DMADV, vamos primeiro contextualizar com o surgimento do Seis Sigma.

O programa Seis Sigma surgiu em 1987, na Motorola. Nessa época, o método por ele utilizado era somente um: o DMAIC. Após o Seis Sigma atingir o sucesso por conta de sua eficiência, inúmeras empresas também começaram a utilizá-lo – a General Electric foi uma delas.

Para aumentar sua competitividade no mercado, a GE adotou o Seis Sigma como sua principal estratégia gerencial.

Então, a seguinte questão foi levantada: usamos o DMAIC para melhorar o desempenho de nossos processos e produtos, mas quando precisarmos lançar e/ou remodelar novos processos e produtos, a qual método devemos recorrer?

O método foi elaborado com base nos princípios e fundamentos já empregados pelo Seis Sigma, assim surgiu o DMADV - considerado como uma extensão do programa comumente denominada de DFSS (Design For Six Sigma).

Isto é, para projetar um novo produto ou um novo processo - e até mesmo para melhorá-los através de uma remodelagem, caso não fosse possível alcançar as necessidades propostas com o uso do DMAIC - a GE contava com este novo método.

O DMAIC e o DMADV, então, eram utilizados em conjunto pela GE?

Sim, exatamente isto!

Vamos supor a seguinte condição: você tem uma empresa de cosméticos, ou seja, neste caso, o giro de lançamento de produtos geralmente é alto.

Para melhorar seus processos e produtos já existentes, você utiliza o método DMAIC; agora, para atender novas expectativas e necessidades de clientes e consumidores com novos produtos e com maiores capacidades de produção, você emprega o DMADV.

Vamos entender mais sobre cada um desses métodos a seguir.
 

O que é o DMAIC?

 

O método DMAIC é utilizado durante a implementação de um projeto Lean Six Sigma, trabalhando para encontrar oportunidades de melhoria nos processos e identificando a causa raiz de problemas.

Mas, como esse método funciona?

O método DMAIC é estruturado em cinco etapas que são: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Melhorar (Improve) e Controlar (Control).

  • Definir: o escopo do projeto é elaborado, assim como as suas metas são definidas nesta etapa do DMAIC;
  • Medir: os dados e informações sobre o processo ou produto são coletados e mensurados;
  • Analisar: as causas raízes são descobertas e priorizadas para elaborar um plano de ação;
  • Melhorar: as soluções de melhoria são encontradas e implantadas;
  • Controlar: os resultados obtidos são confrontados com os esperados e ações de correção e prevenção são desenvolvidas.

Este método busca elevar efetivamente o desempenho de um processo e de um produto através do uso estruturado de ferramentas analíticas, enxutas e da qualidade, de maneira totalmente quantitativa e mensurável.

Leia mais: Método DMAIC - o que é e como funciona?

 

O que é o DMADV?

 

O DMADV é um novo design do DMAIC voltado para o desenvolvimento de produtos.

As etapas do DMADV são: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Desenhar (Design) e Verificar (Verify).

  • Definir: o novo produto ou processo a ser projetado é identificado e interpretado;
  • Medir: as necessidades dos clientes envolvidos são traduzidas e mensuradas;
  • Analisar: ideias e novas possibilidades são explanadas e priorizadas;
  • Desenhar: testes e experimentos em pequena e, depois, larga escala são realizados e o projeto ainda mais detalhado;
  • Verificar: os testes devem ser validados e o lançamento de um novo produto ou processo finalizado.

 

 

Esta sistemática metodologia adotada pela extensão do programa chamada de Design For Six Sigma (DFSS) tem como objetivo facilitar o aumento de giro de lançamento de novos produtos da empresa no mercado.

Ela também desenvolve, com forte apelo a técnicas estatísticas e de engenharia, a remodelagem de um processo, quando o aumento de desempenho gerado pelo DMAIC já não é mais suficiente para atender a demanda.

Para saber mais sobre o DMADV acesse nosso artigo: Método DMADV Seis Sigma: o que é e pra que serve?

 

Diferenças entre o DMAIC e o DMADV

 

Você provavelmente já percebeu que o DMAIC e o DMADV tem uma semelhança nas três primeiras etapas, diferenciando assim nas duas últimas. Mas, mesmo que as etapas tenham nomes iguais, elas atuam de forma diferente.

Como já dito, o DMADV surgiu para implementar o Lean Seis Sigma no desenvolvimento de novos produtos, assim suas etapas estão voltadas para criação e não para a identificação de pontos de melhoria como no DMAIC.

Dessa forma, as etapas do DMADV, mesmo as que levam o mesmo nome, são voltadas para a criação, as necessidades dos clientes e desenvolvimento de ideias. Enquanto que no DMAIC as fases estão voltadas para identificação de problemas, coleta de dados e propostas de melhoria.

 

Quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma?

 

Agora que você conhece mais sobre o método DMAIC e o DMADV e como eles atuam na melhoria de processos e criação de produtos, aposto que você se interessou pela metodologia Lean Seis Sigma e suas aplicações.

E, para aprender mais sobre o Lean Six Sigma, a Voitto oferece o curso online e gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma. Através deste treinamento, você poderá conhecer um pouco mais sobre a inovadora metodologia gerencial adotada por inúmeras companhias de sucesso no mundo todo.

Além disso, você vai aprender como analisar e planejar melhorias que podem ajudar as organizações a aumentar a produtividade, como os projetos Lean Seis Sigma são aplicados e como integrar equipes auxiliando os Green Belts e Black Belts!

Não perca tempo! Clique no botão abaixo e confira o treinamento gratuito!