O que são edifícios verdes?
O que é analisado na certificação de edifícios sustentáveis?
O futuro das construções sustentáveis é promissor?

Você sabia que o Brasil é o 5º país com maior número de edifícios verdes?

Saiba o que são edifícios verdes, descubra como o Brasil conseguiu a certificação como 5º colocado e saiba mais sobre o futuro das construções sustentáveis.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Você sabia que o Brasil é o 5º país com maior número de edifícios verdes?

As práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes no setor da construção civil e são os números que dizem isso.

Segundo dados do USGBC (United States Green Building), o Brasil ocupa a 5º colocação no ranking mundial de edifícios verdes certificados, em um total de 180 países.

Hoje, já existem cerca de 1500 construções sustentáveis no país, sendo que apenas 641 já são registradas e há 50 milhões de metros quadrados que ainda estão em busca de certificação.

No Brasil, a certificação é conhecida como GBC Brasil Condomínio e, neste artigo vamos entender um pouco mais sobre ela e sobre o futuro da construção sustentável, por meio dos tópicos abaixo:

  • O que são edifícios verdes?
  • O que é analisado na certificação de edifícios sustentáveis?
  • O futuro das construções sustentáveis é promissor?

Quer saber mais? Então continue conosco!

O que são edifícios verdes?

Os edifícios verdes são prédios totalmente sustentáveis que visam o mínimo impacto ambiental possível, além do bem-estar da população que vive em grandes centros urbanos.

Para que um edifício verde tenha essa denominação é necessário que siga preceitos rígidos quanto a sua construção, qualidade do ar, uso de energia, uso de água, segurança e higiene.

Da mesma maneira são avaliados o uso de materiais ecologicamente corretos, ergonomia em móveis e utensílios, tratamento de resíduos sólidos e até o controle da emissão de poluentes.

Dessa forma, é preciso que haja programas de coleta seletiva e um gerenciamento impecável nesses prédios, além de manutenção frequente e orientação para os moradores, a fim de que realizem as boas práticas exigidas.

Além disso, é importante citar que um edifício verde pode ter ou não uma certificação, porque o processo é voluntário. O responsável interessado deve solicitar o selo de certificação e se adequar aos requisitos que ela estabelece.

Um dos exemplos de prédio verde no Brasil é o do Banco Central em Salvador. A sede buscou seguir os padrões da certificação internacional e adotou diversas medidas internas para isso.

O que é analisado na certificação de edifícios sustentáveis?

No Brasil, a certificação foi desenvolvida pelo Green Building Council Brasil com o intuito de fornecer impulsos para projetar, construir e operar prédios que tenham potencial para o alto desempenho de práticas sustentáveis.

A avaliação é dividida em categorias que são Verde, Prata, Ouro e Platina, de forma com que avalia o impacto ambiental desses edifícios, considerando sua construção e práticas cotidianas.

Além disso, o uso eficiente da água, energia e descarte do lixo também foram critérios avaliados.

De acordo com Raul Penteado, que é presidente do Green Building Council Brasil, esses empreendimentos aliam desenvolvimento econômico com redução, em média, de 25% de energia e de 40% a 60% no uso de água.

Da mesma forma, desviam mais de 80% dos resíduos de aterros sanitários e impactam positivamente a saúde de seus moradores.

O futuro das construções sustentáveis é promissor?

As construções sustentáveis estão mais próximas da realidade do que se pode imaginar.

A Pertinelli Consultoria e Engenharia é uma empresa especializada em edifícios verdes e a primeira a conseguir a certificação USBCG, e, seu sócio, João Victor Gallo, disse o seguinte:

“Com os recursos naturais cada vez mais escassos, construir melhor, gastando menos recursos, economizando dinheiro do usuário e trazendo um espaço mais saudável é um caminho sem volta”.

Para o empresário, a certificação dos prédios sustentáveis estão se tornando cada vez mais fortes no mercado e, muitas vezes, é requisito obrigatório para os compradores.

A cidade de Curitiba, por exemplo, que se destaca em relação à sustentabilidade no Brasil, já tem o mercado local adotando certificação para edifícios verdes como referência.

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Lean Construction

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.