O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?
O que é um Engenheiro de Segurança do Trabalho?
Qual a diferença entre Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho?
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho?
Qual a grade curricular da Engenharia de Segurança do Trabalho?
O que faz um Engenheiro de Segurança do Trabalho?
Onde estudar Engenharia de Segurança do Trabalho?
Salário para Engenharia de Segurança do Trabalho
Quero carreira em Engenharia de Segurança do Trabalho!

Venha descobrir se o curso futurístico de Engenharia de Segurança do Trabalho é para você!

Para prevenir acidentes e garantir a qualidade de vida dos funcionários, a Engenharia de Segurança do Trabalho se torna um recurso indispensável!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Venha descobrir se o curso futurístico de Engenharia de Segurança do Trabalho é para você!

A Engenharia de Segurança do Trabalho foi criada para estudar as causas e conseguir prevenir mortes acidentais ou lesões dentro da área de trabalho. Este tem, portanto, como prioridade qualidade de vida dos trabalhadores em conjunto também ao meio ambiente, evitando doenças ocupacionais.

A escolha da nossa carreira é o pontapé inicial que damos em direção ao nosso futuro. E com uma gama de opções como temos hoje em dia, principalmente quanto às Engenharias, é importante conhecer bem nossas opções.

Sendo assim viemos te explicar mais sobre esta área que só vem abrindo portas na área empregatícia, seja devido a sua extrema necessidade em qualquer ambiente empresarial ou industrial, mas principalmente devido a sua longa vitalidade em relação à relevância na sociedade.

Interessado em conhecer sobre a Engenharia de Segurança do Trabalho?

Seguindo a nossa série de Engenharias, neste artigo iremos fornecer informações relevantes para ajudar você a definir se é essa a carreira que deseja.

Neste artigo você verá:

  • O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?
  • O que é um Engenheiro de Segurança do Trabalho?
  • Qual a diferença entre Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho?
  • Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho;
  • Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho?
  • Qual a grade curricular da Engenharia de Segurança do Trabalho?
  • O que faz um Engenheiro de Segurança do Trabalho e qual sua importância?
  • Onde estudar Engenharia de Segurança do Trabalho?
  • Salário para Engenharia de Segurança do Trabalho.

O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?

A Engenharia de Segurança do Trabalho é a área da engenharia voltada para a prevenção de riscos (ao meio ambiente e aos trabalhadores) dentro do ambiente de trabalho, com ênfase no âmbito fabril.

Essa engenharia também compreende a proteção do consumidor, influenciando na segurança de produtos, realizando controles nacionais e internacionais nas áreas de segurança e saúde ocupacionais.

O que é um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

O engenheiro de segurança do trabalho é o profissional que trabalha tentando reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, oferecendo qualidade de vida aos colaboradores.

Funcionário utilizando EPI

Qual a diferença entre Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho?

O Engenheiro de Segurança do Trabalho - logo, profissional com formação superior - é responsável pelas questões burocráticas do departamento e por usar de seus conhecimentos técnicos e estratégicos para melhorar o ambiente de trabalho, já o Técnico de Segurança do Trabalho, cuja escolaridade é de ensino médio, é encarregado de pôr em prática as orientações vindas do engenheiro.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Apesar do curso de graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho ser bem recente, com reconhecimento e aprovação do MEC no ano de 2014 (Portaria Nº 546, de 12 de Setembro de 2014), a especialização já se faz presente há muito tempo.

Inicialmente, antes do reconhecimento da graduação, o título de engenheiro de segurança do trabalho, inclusive aceito pelo CREA, era advindo de uma especialização (pós-graduação) feita após a conclusão de algum curso de Engenharia ou Arquitetura.

Ou seja, para assinar projetos e realizar laudos como engenheiro de segurança do trabalho é obrigatório que, antes da especialização, você seja graduado em Engenharia ou Arquitetura (qualquer modalidade).

Caso contrário, sendo graduado em outra área, torna-se especialista em segurança do trabalho, não possuindo embasamento legal para elaborar laudos, o que torna a formação sem finalidade no final das contas.

Reconhecidas pelo MEC, as especializações somam mais de 400 em todo o país e ainda oferecem registro pelo CREA, mesmo com o surgimento das graduações na área. Para muitos, essa ainda é a melhor opção atualmente.

Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho?

A graduação de engenharia de segurança do trabalho tem duração média de 4 anos. Ao longo desse período, o aluno vivencia as práticas relativas à sua profissão e absorve o conteúdo que será necessário para sua formação, conhecimentos esses que podem evitar acidentes dentro de seu ambiente de trabalho.

Qual a grade curricular da Engenharia de Segurança do Trabalho?

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho apresenta, no caso da graduação, uma base formada pelas disciplinas das áreas de Matemática, Física e principalmente Química.

Porém, as matérias de ética, legislação e administração aplicadas em Engenharia de Segurança do Trabalho estão presentes tanto na graduação quanto na pós. Outras matérias mais específicas encontradas na grade são:

  • Controle de Ruído Industrial / Ventilação Industrial;
  • Prevenção e Controle de Riscos;
  • Higiene Industrial;
  • Legislação Trabalhista e Normas Técnicas e Regulamentadoras;
  • O Ambiente e Doenças no Trabalho / Psicologia do Trabalho;
  • Prevenção de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações;
  • Proteção do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Proteção, Monitoramento e Controle Contra Incêndio e Explosões;
  • Toxicologia Industrial.

Para ambos, é necessário o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), contudo, o estágio não é obrigatório nas especializações em muitas instituições.

O que faz um Engenheiro de Segurança do Trabalho? 

O engenheiro de segurança do trabalho pode atuar em diversas áreas, como nas indústrias de construção civil, químicas e petroquímicas, mineradoras, alimentícias, siderúrgicas, metalúrgicas e farmacêuticas.

Isso acontece pois é necessário, principalmente no ambiente de trabalho industrial, onde diversos acidentes podem acontecer, um cuidado com a vida e com a saúde dos trabalhadores.

Sendo assim, o engenheiro de segurança é importante e essencial na realização do planejamento de prevenção a acidentes dentro da empresa, além de fiscalizar o cumprimento das NRs (Normas Regulamentadoras).

É importante lembrar que não há preocupação apenas com a integridade física e mental do funcionário, como também com o cuidado com o meio ambiente, evitando vazamentos e outros percalços.

Dessa maneira, além de elaborar e supervisionar planos de prevenção de riscos ambientais e acidentes, cabe ao profissional fiscalizar os equipamentos de segurança e higiene do trabalho, gerar laudos técnicos, planejar atividades de ergonomia e orientar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa.

Além disso, o engenheiro de segurança do trabalho também pode realizar treinamentos e assessorar empresas que precisam de orientação no ramo da sua especialidade, inspecionando as instalações, a produção e todos os componentes e materiais utilizados nos processos.

Vale lembrar que o cuidado com o trabalhador não é apenas se tratando de grandes acidentes, mas também com pequenos danos que podem surgir com o tempo, devido a fatores como a geração de ruídos, algum contato com substância tóxica e trabalhos repetitivos e insalubres.

Excel como ferramenta essencial para engenharia

Agora que você já sabe o que faz a Engenharia de Segurança do Trabalho, que tal começar a se capacitar?

Mas por onde começar? Afinal, você sabe quais as ferramentas tecnológicas que todo engenheiro deve ter?

Estamos aqui justamente para te ajudar com isso! Considerando as atribuições anteriormente citadas, acredito que você deve ter entendido a necessidade de ter (e monitorar!) indicadores de segurança do trabalho. E, para isso, nada melhor que o uso de planilhas!

Aí entra sua capacitação no Excel, uma ferramenta que não é mais luxo e sim obrigatoriedade em qualquer currículo! Pensando em te ajudar a Voitto vai disponibilizar um cupom ÚNICO para o começo de sua jornada, use BLOG100 agora e garanta sua vaga!

Curso introdução ao excel


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Onde estudar Engenharia de Segurança do Trabalho?

Sendo um curso novo no país, não são muitas as universidades que oferecem a graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho. O portal do Ministério da Educação, o e-MEC, apresenta 2 instituições:

  • Universidade Federal de Itajubá;
  • Centro Universitário do Norte Paulista.

Observações:

  1. O curso oferecido pela Universidade Federal de Itajubá é credenciado como Engenharia de Saúde e Segurança. Já o ofertado pelo Centro Universitário do Norte Paulista é credenciado como Engenharia de Segurança no Trabalho
  2. A graduação pelo Centro Universitário do Norte Paulista é de Ensino à Distância (EaD)

Porém, como foi mostrado, o diploma de Engenharia de Segurança do Trabalho pode vir através de especializações, que também são credenciadas pelo MEC. De acordo com o site, são mais de 400 as instituições que oferecem o curso de pós-graduação no país, como a PUC Minas, UFRJ e USP.

Você pode encontrar a lista completa no portal e-MEC em Consulta Textual - Curso de Especialização.

Salário para Engenharia de Segurança do Trabalho

Apesar de, em muitos casos, não ser o fator determinante para a escolha da carreira, é interessante termos uma noção do salário que nos aguarda no mercado de trabalho.

No caso do Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966 que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Química e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Entretanto, é importante lembrar que os valores pagos pelas empresas podem variar muito, devido a alguns fatores. Entre eles, destaca-se o nível de experiência profissional do empregado, a região onde se localiza a empresa e o seu porte também.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Mas você está interessado em saber o salário de engenheiro de segurança do trabalho nas empresas do mercado? Trouxe essa informação para você!

A média salarial do profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho é, segundo o site salário.com.br, de R$8.399,45 no Brasil, com uma carga horária de 44 horas semanais.

Conforme a pesquisa, a faixa salarial do engenheiro de segurança do trabalho fica entre R$7.666,09 e R$16.791,73. Esse valor foi resultado de uma pesquisa com 5.490 salários de amostra.

No blog Glassdoor (outra fonte que também uso para pesquisa de salários), temos algumas médias salariais de grandes empresas que empregam o profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho:

  • Vale: R$11.822,00/mês.
  • Ambev: R$8.586,00/mês
  • Petrobras Energia: R$18.135,00/mês.

E então, ficou interessado em ser um engenheiro de segurança do trabalho? Caso não, acompanhe a nossa série de engenharias no blog e conheça outras possibilidades dentro do ramo de engenharia.

Quero carreira em Engenharia de Segurança do Trabalho!

A Engenharia de Segurança do Trabalho vem crescendo cada vez mais, seguindo as necessidades e preocupações das empresas de manter um ambiente seguro. Lembrando que, além de prezar pela vida, as empresas sabem quão oneroso um acidente de trabalho pode ser!

Então, para você realizar um trabalho excelente, existe uma metodologia utilizada em várias áreas da engenharia que é o DMAIC, dentro da certificação de White Belt da Voitto que busca agilidade na resolução de problemas, aqui você aprenderá a reduzir custos, otimizar processos e muito mais!

Tudo isso gratuitamente com nosso cupom BLOG100, não perca tempo deixando para amanhã o que pode ser aprendido hoje!

curso white belt em lean seis sigma

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Primeiros passos no Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.