O que é Engenharia Hídrica?
O que faz um engenheiro em Recursos Hídricos?
Como é a faculdade de Engenharia Hídrica?
Softwares utilizados na Engenharia Hídrica
Áreas de atuação
Engenharia Hídrica na sociedade
Universidades que oferecem Engenharia Hídrica
Salário Engenharia Hídrica
Quer ser um Engenheiro Hídrico?

Veja as áreas de atuação, atribuições e perspectivas salariais da Engenharia Hídrica!

A Engenharia Hídrica se destaca na exploração eficiente e consciente dos recursos hídricos do planeta. Conheça mais sobre esse curso e suas áreas de atuação!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Veja as áreas de atuação, atribuições e perspectivas salariais da Engenharia Hídrica!

A Engenharia Hídrica é a área onde o profissional cuidará dos diversos meios de utilização e tratamento da água. Seja no planejamento de transporte, exploração, gestão, manutenção/criação de circuitos de irrigação e drenagem, além de esgotos.

Sabemos que a água é um dos recursos naturais mais abundantes e importantes do mundo. Ainda assim, a questão da escassez em algumas regiões e do desperdício desse elemento é um fator preocupante a nível mundial. Mas me diga, você sabia que a Engenharia Hídrica tem grande importância nesse contexto?

Como em outras áreas, a necessidade da aplicação de tecnologias e o senso de gestão são fatores que levaram à criação de uma engenharia, nesse caso, ligada à questão da água.

Sendo assim, o papel do profissional de Engenharia Hídrica se torna indispensável, e a carreira da área, muito promissora. E então, interessado em saber mais sobre a Engenharia Hídrica? Nesse artigo você verá:

  • O que é Engenharia Hídrica?
  • O que faz um engenheiro em Recursos Hídricos? 
  • Como é a faculdade de Engenharia Hídrica?
  • Softwares utilizados na Engenharia Hídrica
  • Áreas de atuação
  • Engenharia Hídrica na sociedade
  • Universidades que oferecem Engenharia Hídrica
  • Salário Engenharia Hídrica

O que é Engenharia Hídrica?

A Engenharia Hídrica é o campo especializado na exploração e gestão de recursos hídricos. Por meio dela, há o planejamento da utilização dessas riquezas com o objetivo de prevenir ou até mesmo evitar impactos negativos causados por atividades humanas.

Um dos objetivos da Engenharia Hídrica é a utilização de seus conhecimentos em tecnologias para solucionar os problemas relacionados com o desperdício e a escassez dos recursos hídricos, considerando os aspectos ambientais, sociais, políticos e econômicos.

O que faz um engenheiro em Recursos Hídricos? 

De modo simplificado, este profissional é responsável pelo manejo seguro e sustentável da água. Sendo assim, ele cria e faz manutenção da tecnologia responsável pelas irrigações, extração de água, redes de água e até o próprio esgoto.

Ele também define o dinheiro e materiais necessários para o serviço ser completo e entregue de maneira devida aos solicitantes. Estamos falando de um serviço essencial para a sociedade, pois mexe com todo o sistema de entrega e manejo da água.

Como é a faculdade de Engenharia Hídrica?

Por ser uma área muito abrangente, é comum que as graduações ofereçam disciplinas mais específicas de diversos campos em sua formação, por exemplo, a UFRGS (nota 5 no ENADE) classifica os segmentos como Hidráulica, Engenharia Costeira, Aproveitamentos energéticos, Engenharia de água e solo, Hidrologia e gestão de saneamento ambiental.

A composição da grade de Engenharia Hídrica compreende, em sua base, disciplinas da Matemática, Física, Desenho, Computação e Química. Porém, logo no início, algumas matérias que fogem da base comum de engenharia já começam a aparecer. Veja a seguir.

Grade curricular Engenharia Hídrica

  • Qualidade da Água
  • Microbiologia Ambiental Aplicada
  • Estatística Aplicada aos Recursos Hídricos
  • Hidrometeorologia
  • Topobatimetria

Ainda assim, após os dois primeiro anos, o curso se aprofunda ainda mais em sua especificidade, a exemplo das disciplinas:

  • Hidráulica e Superfície Livre
  • Geoprocessamento Aplicado aos Recursos Hídricos
  • Tratamento de Água e Esgoto
  • Hidrologia
  • Hidráulica Marítima
  • Gerenciamento da Drenagem Urbana
  • Manejo, Controle e Gestão de Recursos Hídricos

Além das disciplinas obrigatórias e opcionais, o graduando também precisa cumprir o estágio obrigatório e realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É importante lembrar que as nomenclaturas e cargas horárias das disciplinas podem mudar de instituição para instituição. No caso, utilizei a grade do curso oferecido pela UFRGS, que garante seu destaque com nota máxima no ENADE.

Softwares utilizados na Engenharia Hídrica

Para realização de análises e processos de forma mais precisa e segura, os softwares são essenciais em diversas áreas da engenharia. Na Engenharia Hídrica, temos como exemplo:

  • RAwin: software para abastecimento de água. Realiza o desenho, dimensionamento e verificação de redes de abastecimento de água. Além disso, permite calcular redes ramificadas e malhadas, e também possibilita o reconhecimento de pontos críticos por meio de um projeto topográfico com curvas de nível.
  • SYHDA: fornece suporte &agrave aquisição e análise de séries históricas de precipitação e vazão. Tem por objetivo auxiliar na montagem do banco de dados usados em simulações, além da tomada de decisão com relação aos recursos hídricos.

Percebeu a importância de softwares para a sua (futura) atuação? Com eles fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Áreas de atuação

Tratando-se da Engenharia Hídrica, os campos de atuação são muito extensos e diversificados. Isso porque os recursos hídricos, principalmente no Brasil, onde são abundantes, estão envolvidos em diversas atividades.

No geral, podemos segmentá-los em:

1. Projetos

Nessa área o engenheiro hídrico pode atuar em projetos de sistemas e redes de irrigação, drenagem, bombeamento, tratamento e distribuição de água.

Também trabalha com o planejamento, definição e fiscalização de obras e estruturas hidráulicas, como canais e portos.

2. Gestão de bacias

Aqui, cabe ao engenheiro gerenciar o uso de bacias hidrográficas para que os recursos hídricos disponíveis sejam utilizados de forma otimizada, suprindo necessidades e evitando desperdícios.

3. Estudos ambientais

Essa área é voltada para proteção ambiental, onde o engenheiro irá planejar programas e ações com esse cunho.

Para o controle dos recursos é feito um intenso monitoramento dos parâmetros hidrológicos, com a finalidade de analisar o impacto das atividades realizadas no local (como obras de usinas hidrelétricas, por exemplo).

4. Operação de reservatórios

O engenheiro especializado na área irá trabalhar com a administração do uso das águas de represas, focando, principalmente, na geração de energia elétrica.

Contudo, há também a necessidade da gestão desse recurso voltada para atividades de irrigação, transporte e lazer.

Engenharia Hídrica na sociedade

A água é fator determinante para moldar ecossistemas e para o desenvolvimento dos seres vivos. A partir do ciclo hidrológico, a água é um recurso natural renovável, mas isso não quer dizer que a quantidade disponível para consumo se mantenha.

No mundo, a quantidade de água doce por pessoa caiu de 16,8 mil m&sup3 (1950) para 7,3 mil (1998) e, nos próximos 25 anos, a tendência é cair para 4,8 mil m&sup3. Fora isso, a distribuição e o consumo são desiguais, o que causa o problema crônico de falta de água em algumas regiões. (Fonte: Meio Ambiente Brasil - Avanços e obstáculos pós RIO-92).

O reaproveitamento e a gestão desse recurso são vistos como fatores emergenciais para o avanço e desenvolvimento da sociedade como um todo.

Dessa forma, o papel do engenheiro hídrico e de outros profissionais da água é essencial para que esse problema (entre outros) não se agrave ainda mais.

Universidades que oferecem Engenharia Hídrica

Quer saber quais são as faculdades com engenharia hídrica?

A graduação em Engenharia Hídrica não é oferecida em muitas instituições no país, porém, todas as que oferecem são bem conceituadas e com boas notas no ENADE.

Como exemplos, temos o curso de engenharia hídrica na UFRGS e o de engenharia hídrica na UFPEL. Para você conhecer um pouco mais do curso e uma das faculdades que oferecem o ensino desta área, veja o vídeo abaixo.

Segundo o portal e-MEC, onde são disponibilizadas as universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), as instituições e suas respectivas notas, são:

Salário Engenharia Hídrica

"Mas quanto ganha um engenheiro hídrico?". Agora que você já conhece os principais pontos sobre a Engenharia Hídrica, sua graduação e suas áreas de atuação, é hora de responder essa pergunta.

Porém, essa não é uma tarefa fácil.

Aqui no Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia. Dessa forma:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Contudo, é importante saber que a região onde se localiza a empresa, o seu porte, o nível de experiência do profissional, entre outros fatores são aspectos que influenciam (e muito!) o valor do salário no mercado de trabalho.

Os cargos relacionados à engenharia nas empresas são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Porém, quando fui à procura de valores mais reais, encontrados em sites especializados nas pesquisas salariais, pouco se encontra de forma direta a Engenharia Hídrica.

No geral, as informações disponíveis são em relação aos "profissionais da água" que envolvem, entre outros, técnicos de sistemas de tratamento, analistas de água e também os engenheiros hídricos.

Sendo assim, poucos são os sites de pesquisa salarial que disponibilizam informações referentes à área.

Quer ter uma noção sobre emprego em engenharia hidráulica? De acordo com o Trabalha Brasil, os valores variam de R$ 2 mil a 9 mil, a depender do porte da empresa e nível do profissional.

Contudo, há especulação sobre o aumento no salário desses profissionais, devido ao aumento crescente com a preocupação ambiental, tendo como objetivo a utilização consciente da água.

Após saber essas informações sobre a Engenharia Hídrica, decidiu se ela é a carreira ideal para você?

É importante conhecer bem os caminhos que deseja seguir quando se trata da escolha profissional. Antes de tomar essa decisão, informe-se quanto aos aspectos que envolvem essa decisão.

Para se inteirar sobre suas opções, acompanhe nossa Série de Engenharias, com artigos sobre as diversas engenharias aqui no Blog!

Temos artigos sobre vários ramos da Engenharia, que tal conferir alguns?

Quer ser um Engenheiro Hídrico?

Se esta área te interessa, então saiba que todo engenheiro que deseja se qualificar e obter espaço no mercado deve aprender sobre as diversas ferramentas e metodologias mais exigidas do setor. E é aqui que a Voitto vem te ajudar.

Criamos a empresa com intuito de facilitar sua vida, então apresentamos uma ferramenta totalmente gratuita para te ajudar na sua prática profissional: planilha Balanço Socioambiental!

Baixe agora clicando no banner abaixo!

[planilha] Balanço Socioambiental

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Como ingressar no mercado em tempos de incerteza

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Como Ingressar No Mercado Em Tempos De Incerteza

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.