O que é pensamento crítico?
Quais são as características do pensamento crítico?
Qual a importância do pensamento crítico?
Como estimular o pensamento crítico?
Dica para você!

Entenda o que é pensamento crítico, quais suas características e como estimulá-lo!

Conheça uma importante soft skill requisitada no mercado de trabalho: o pensamento crítico. Entenda a sua importância para ser um profissional de sucesso!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Entenda o que é pensamento crítico, quais suas características e como estimulá-lo!

O pensamento crítico (do inglês critical thinking) é uma soft skills extremamente necessária, porque representa a capacidade de um indivíduo de raciocinar e de aprender ativamente.

Na atualidade, as soft skills têm sido cada vez mais importantes, já que são o requisito desempatador para um profissional ser considerado qualificado para atuar no mercado de trabalho.

Assim, ter a capacidade de exercitar o pensamento crítico é uma característica fundamental para qualquer um que deseja alcançar cargos de liderança ou até mesmo gerenciar o próprio negócio.

Quer entender mais sobre essa soft skill e aprender como você pode colocá-la em prática? Então prossiga na leitura desse artigo, pois te mostraremos a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é pensamento crítico? 
  • Quais são as características do pensamento crítico?
  • Qual a importância do pensamento crítico?
  • Como estimular o pensamento crítico? 

O que é pensamento crítico? 

Pensamento crítico é a habilidade de elaborar pensamentos com racionalidade, ou seja, é a capacidade de analisar informações e realizar um julgamento, baseado em referências, motivos e argumentos estruturados.

Além disso, a capacidade de realizar uma análise crítica é o que diferencia o ser humano das máquinas, pois essa é uma habilidade que é impossível de elas possuírem, já que são apenas programadas para fazerem o que queremos.

Então, a pessoa com esse tipo de pensamento filtra as informações de forma a estruturar a própria opinião, ao invés de reproduzir a mentalidade de outra pessoa.

Portanto, o pensamento deixa de ser simples e se torna crítico porque ele não é exercido de maneira automática, mas sim por meio de uma avaliação de ideias reflexiva e rigorosa, não dependendo de intuição ou instinto.

Sendo assim, pessoas que possuem essa habilidade não tomam as coisas como certeza e possuem uma enorme facilidade em resolver problemas, pois buscam chegar a uma melhor solução possível segundo as circunstâncias que conhecem.

Desse modo, focando em questões centrais e se desprendendo de obstáculos, elas conseguem enxergar as possibilidades de um contexto complexo e serem bem sucedidas no processo de tomada de decisão.


O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?

Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?

Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los


Mas você conhece as outras características que possuir um pensamento crítico proporciona? Vamos te mostrá-las agora!

Quais são as características do pensamento crítico?

A característica mais marcante de um pensador crítico é o hábito de priorizar perguntas, mesmo se elas não possuírem resposta até um certo momento, já que as coisas sempre estão mudando e evoluindo, então sempre há algo a aprender.

Além de saber priorizar, ele é capaz de compreender a ligação entre as ideias, refletindo sobre um repertório e o ligando com novas informações e assim produzindo inovações.

Ainda, é capaz de determinar a importância e relevância dessas ideias.

Essa pessoa também é proativa e inconformada, pois sempre age para transformar uma realidade em outra melhor, como também sabe que é necessário, em diversas situações, mudar o ponto de vista, desde que isso faça sentido.

A curiosidade é uma outra característica marcante, já que é preciso buscar o máximo de informações possíveis sobre determinado problema ou assunto antes de chegar a qualquer conclusão.

Depois de entender todas as características de alguém que possui um pensamento crítico, você pode estar se questionando: qual é a importância dessas características? Então te contaremos no próximo tópico:

Qual a importância do pensamento crítico?

O pensamento crítico é muito importante pois é capaz de mudar toda a dinâmica de um ambiente de trabalho.

Um indivíduo com essa habilidade, por exemplo, consegue tomar decisões sem que a vida pessoal interfira em sua vida profissional, conseguindo dessa maneira manter melhores resultados em suas tarefas.

Além disso, ele é importante para líderes e chefes, por conta da necessidade no dia a dia, muitas vezes, de ser capaz de resolver conflitos ou problemas dos colaboradores.

Ao ser um pensador crítico, um líder será imparcial, afastando suas opiniões pessoais e focando na racionalidade para a resolução de problemas.

Ainda, ele abre espaço para um colaborador levar inovações aos projetos da empresa, já que ao ser capaz de ter pensar criticamente, mais ideias e sugestões surgem, e a criatividade é estimulada.

Por último, o atendimento ao cliente também é aprimorado, já que ao deixar os preconceitos e próprias crenças de lado, é possível entender melhor as necessidades do cliente e assim o atendimento se torna melhor.

Você pôde perceber que há diversos benefícios em exercer um pensamento crítico, já que ele incentiva outras habilidades importantes e aprimora tarefas no ambiente de trabalho. Por conta disso, vamos te ensinar como estimular o pensamento crítico!

Como estimular o pensamento crítico?

Como já dito anteriormente, esse tipo de pensamento não é realizado de forma automática, portanto saber como estimulá-lo é algo que precisa ser aprendido, sendo assim, você estimula o seu pensamento crítico ao realizar as seguintes ações:

Pratique a observação 

O primeiro passo para estimular seu pensamento crítico é por meio da observação, porque ao ser observador um indivíduo é capaz de identificar um problema ou até mesmo prever quando um pode acontecer.

Realize a análise 

Com um problema identificado, ter a capacidade de analisar a situação geral sabendo quais fatos, dados ou informações são mais relevantes é o que possibilitará focar nas questões centrais do problema.

E assim, entender o que elas significam ou representam. Portanto, para isso, faça perguntas pensativas, reconheça diferenças e semelhanças, suspeite de informações, como também faça a interpretação de dados.

Expanda seus horizontes 

Conhecer diferentes pontos de vista é bom para a diversificar a sua maneira de enxergar as situações e por consequência as possibilidades de resolver problemas.

Por isso, é necessário consumir conteúdos diferentes do que está acostumado, conversar com pessoas fora da sua área, assistir diferentes palestras e buscar informações que não fazem parte do seu cotidiano.

Desenvolva a inteligência emocional

Pessoas que possuem uma maior inteligência emocional tem uma maior facilidade em superar preconceitos sobre determinada questão, e assim consegue exercer melhor o pensamento crítico.

Além disso, conhecer os seus gatilhos, e maneiras de reagir a problemas, ou seja, conhecer o próprio pensamento, possibilita ter uma visão mais analítica e encontrar melhores soluções.

Faça a gestão do tempo

Saber fazer uma boa gestão do tempo é essencial para ter um pensamento crítico, pois permite manter as habilidades de análise de ideias.

Principalmente em um mundo digitalizado como hoje, pode ocorrer um mal gerenciamento do tempo dado a tentativa de ser multitarefa, o que ocasiona em perder a capacidade de ser eficiente e preciso.

Assim, saiba se concentrar em uma só tarefa ou situação de cada vez para manter sua eficiência analítica.


Agora que entende a importância do pensamento crítico e como é possível estimulá-lo, que tal aprender mais respeito? Veja nossa dica!

Dica para você!

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Os Principais Vieses Cognitivos Presentes Em Nossa Vida E Como Supera Los

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.