O que são equipes de Alta Performance?
As 5 principais características de equipes de alta performance
Como montar uma equipe de alta performance?
Seja mais, seja master!

Aprenda como potencializar seu time para formar uma equipe de Alta Performance.

Uma equipe de alta performance é a chave para o sucesso de uma empresa. Veja 7 passos para potencializar os resultados do seu time!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como potencializar seu time para formar uma equipe de Alta Performance.

Como mensurar a qualidade de um líder? Existem muitas respostas para essa pergunta e, sem dúvidas, uma das mais comuns é que um líder deve ser medido pela qualidade de seus liderados. Respondida a primeira pergunta, outra surge: como montar uma equipe de alta performance?

Formar uma equipe de alta performance é uma das principais atribuições de um Master Black Belt, que deve reunir um time competente e qualificado para trabalhar num projeto Lean Seis Sigma. Mas os passos para formar essa equipe servem para qualquer pessoa que exerce o papel de líder.

Bem, então quais são esses passos? Podemos dividir em 7 passos ou estágios pelos quais você deve passar para a construção desse super time! Esses estágios podem ser colocados numa certa ordem que será seguida no processo de formação do grupo.

O que são equipes de Alta Performance?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

As 5 principais características de equipes de alta performance

1. Colaboração

Equipes de alto desempenho precisam se sentir parte de um todo e colaborar entre si. O trabalho em equipe é a chave para alcançar os objetivos em comum.

2. Foco em resultados

Cada vez mais, a orientação correta para o que agrega ou não valor para o cliente é motivo de relevância na hora de determinar metas e prazos. Manter o foco em resultados é um diferencial que as equipes de alta performance conseguem atingir com maestria.

3. Autogerenciamento

Pessoas que dominam sua rotina e entendem como o seu trabalho impacta na vida dos outros não ficam esperando ordens e sabem exatamente as atividades a serem realizadas. As equipes autogerenciáveis são um marco a serem alcançado para se atingir um nível de alta performance.

4. Antecipação

Saber as tendências de mercado, a sazonalidade e entender como as flutuações podem impactar no negócio. Essa é uma das principais características das equipes de alta performance.

5. Comunicação

A comunicação, sem dúvida, além de fundamental é uma das características mais valorizadas pelo mercado. A habilidade de se comunicar e traduzir termos técnicos em outras palavras de fácil entendimento é necessária não só para a equipe, como também, em conversas com possíveis clientes.


Agora que você conheceu mais sobre as características de equipes de alta performance veja como montar a sua.

Como montar uma equipe de alta performance?

1. Orientação

Orientar é uma das principais funções de um líder, e é por isso que a etapa de orientação merece atenção especial. Aqui o líder deve reconhecer a visão pessoal, da equipe e da organização. A visão precisa ser clara para que todos entendam seu papel, sua parcela de responsabilidade e sua importância dentro do todo.

Para que a orientação seja bem sucedida, é essencial que você faça aquilo que está ensinando. O líder é o espelho de toda a equipe. Lembre-se do clichê "uma imagem vale mais que mil palavras", pois se encaixa perfeitamente nessa situação.

O mais importante nessa etapa é você, em conjunto com o RH e os gestores, definir quais são as pessoas certas para compor a equipe de alta performance, definir os melhores projetos, focando nos problemas críticos. Em resumo, você deve orientar o time de uma forma que se consiga o bom desenvolvimento das pessoas e do projeto.

2. Construção de confiança

Saber quem são as pessoas da equipe, o que elas gostam e sonham para a vida é uma forma de demonstrar que elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento de confiança. Essa confiança fará com que cada membro da equipe se sinta parte do projeto de fato.

Você precisa conhecer as ambições de seus liderados, e mais do que isso, você deve auxiliá-los a alcançar seus objetivos. Mas não se limite à questões profissionais, conheça as afinidades de cada pessoa, como o que ela gosta de fazer no tempo livre, por exemplo. Esse é um bom jeito de se aproximar da equipe, deixando-os satisfeitos por trabalharem com você.

3. Objetivos

Usando a relação de confiança já criada e entendimento das peculiaridades de cada membro, o líder deve estabelecer os objetivos de sua equipe de alta performance. A definição de objetivos e metas é importante para manter o time motivado.

Embora dentro da empresa o objetivo seja o mesmo para todos, cada pessoa pensa, age e reage de um jeito diferente, portanto, conseguir fazer com que todos trabalhem de forma coesa em direção ao alvo é o "ás na manga" que o líder deve ter.

4. Compromisso

Se tem algo que deve estar enraizado na sua equipe de alta performance é o compromisso. Compromisso com as metas e principalmente, com os outros membros. Para que isso aconteça, o líder precisa ser o primeiro a mostrar total comprometimento com o projeto e com os colaboradores.

Não basta traçar o objetivo e esperar que todos se empenhem na busca por essa meta. Como líder, você deverá "puxar o bonde", sendo a ferramenta correta para manter toda a equipe funcionando. Um líder que não suja as mãos de graxa não é líder, é chefe. Mantenha isso sempre em mente.

5. Implementação

Definir quem faz o quê, quando e onde são diretrizes necessárias para alinhar ações de sucesso. A execução requer um time resiliente, capaz de lidar com os desafios e superar as adversidades que surgem no caminho. Os processos se tornam menos complexos quando há uma implementação eficiente, alinhada ao perfil do grupo e à identidade da empresa.

É importante mais uma vez ressaltar que a implantação bem-sucedida do projeto só acontecerá se a equipe inteira estiver trabalhando em harmonia, falando a mesma língua. Para isso, o líder precisa estar sempre atento a como estão os relacionamentos entre as partes da equipe.

6. Alta performance

Ao atingir esse estágio, teremos uma equipe de trabalho totalmente integrada, em que todos se tornam um, trabalhando como uma máquina perfeita. Cada um com sua individualidade e funções diferentes funcionando juntos para gerar o maior desempenho possível. Montar uma equipe de alta performance é, com certeza, o sonho de todo líder.

7. Renovação

Como líder, você tem que estar sempre preparado para eventuais mudanças no cenário. Ainda que a equipe esteja no ápice do seu desempenho, não é descartável a possibilidade de contratempos, como a saída de um importante membro, por exemplo.

O segredo para alcançar a excelência é nunca se acomodar. Pelo contrário, esteja sempre aberto à possibilidade de melhoria da equipe, buscando continuamente manter esse grupo atualizado e preparado para os projetos da empresa, investindo em formação e também na avaliação da eficácia dos treinamentos, para estar em constante crescimento.

Seja mais, seja master!

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Especialista Master Black Belt. Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Especialista Master Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.