O que é uma Equipe Unida?
Dicas de como manter a sua Equipe Unida!

Conheça 5 dicas que vão transformar o seu time em uma Equipe Unida!

Neste artigo você irá conhecer 5 dicas para transformar seu time em uma Equipe Unida! Comunicação, interação e capacitação são essenciais!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça 5 dicas que vão transformar o seu time em uma Equipe Unida!

Com certeza você já ouviu esse grito de guerra: “Equipe Unida jamais será vencida!”, mas você sabe o que isso significa?

Para que toda empresa cresça e se desenvolva é necessário que as estruturas internas da empresa estejam em constante harmonia. Para isso, Equipes Unidas e bem alinhadas são essenciais!

Você já fez parte de uma equipe com esses ideais? Quer saber mais sobre como é possível manter a Equipe Unida dentro do local de trabalho?

Continue a leitura que vou te explicar tudo o que você precisa saber para motivar e engajar seu time a se conhecer melhor a partir desses tópicos:

  • O que é uma Equipe Unida?
  • Como tornar seu time uma Equipe Unida? 
  • Quando uma equipe trabalha unida
  • Dicas para manter sua Equipe Unida! 

O que é uma Equipe Unida?

Sendo assim, a primeira coisa que é importante entender é: o que significa uma Equipe Unida?

Bem, para uma organização empresarial, uma Equipe Unida é um time de colaboradores que se esforçam para alcançar objetivos em comum que visam o bem estar dessa empresa!

Logo, para que isso aconteça é necessário que os líderes e gestores da empresa estejam preparados para fornecer esse incentivo.

Desse modo, é função do líder conhecer bem sua equipe, enquanto grupo e individualmente! Isso porque as particularidades de cada membro deve ser levada em consideração no momento de traçar uma estratégia.

Agora que você já sabe o que é uma Equipe Unida, te convido a conhecer algumas dicas de como manter a união da equipe!

Dicas de como manter a sua Equipe Unida! 

Como já foi dito anteriormente, é função do líder de uma equipe manter seu grupo unido. Sendo assim, existem algumas dicas importantes de como exercer essa função!

Mantenha sua equipe alinhada!

Essa é uma das principais dicas que traremos nesse texto. Isso porque essa dica é fundamental não só para o grupo em questão, mas para toda a empresa!

Manter a equipe alinhada é extremamente eficaz para o grupo e, até mesmo para cada membro individualmente, porque facilita o entendimento das tarefas a cumprir e, consequentemente, a gestão do líder!

Além disso, é necessário alinhar os objetivos da equipe com cada membro! Isso porque é fundamental que todos os colaboradores da empresa tenham conhecimento dos objetivos da empresa para traçar sua estratégia individual.

Obviamente, assim como uma empresa, cada indivíduo conhece a sua melhor forma de trabalho e, por isso, conhecer o objetivo final de um projeto é essencial para traçar uma estratégia pessoal.

Sendo assim, vamos para a segunda dica, que é uma consequência da primeira!

Mantenha a Comunicação em dia! 

Para que possamos ter uma Equipe Unida e alinhada é necessário estabelecer uma comunicação clara e objetiva entre os membros da equipe!

E, isso ocorre, através da boa convivência. Ou seja, quando os membros de uma equipe se conhecem e possuem facilidade em se comunicar é muito mais fácil estabelecer metas. Assim como alterá-las.

Por exemplo, em uma equipe alinhada e com a comunicação em dia é perfeitamente possível alterar algum ponto antes pré-estabelecido caso haja necessidade. O que evita a necessidade de um retrabalho devido a falta de comunicação.

Além disso, a comunicação possibilita a criação de elos entre os membros da equipe, principalmente se o trabalho ocorrer de forma remota!

Pensando em um Home Office de Alta Performance e que possibilita a comunicação entre os colaboradores, preparamos uma surpresa para você!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Promova a interação entre gestores e colaboradores

Pode parecer difícil que os colaboradores tenham uma boa relação com seu líder, né? Mas acredite, não é.

Atualmente as empresas estão cada dia mais preocupadas em promover harmonia no ambiente de trabalho e, consequentemente, os líderes são treinados para isso.

Dessa forma, os líderes, além do seu cargo de gestão, também são os responsáveis por manter a Equipe Unida e engajada. E para isso, nada melhor do que a interação!

Ou seja, o líder de uma equipe deve sempre estimular a interação entre gestores e colaboradores. Seja em Happy Hours ou em comemoração de alguma meta batida. O ideal é que o clima dentro da equipe seja de amizade e descontração!

Ao promover esse ambiente de trabalho leve e descontraído, tudo fica mais fácil! O líder passa a ter mais liberdade e proximidade para expor suas ideias e os colaboradores passam a ter mais voz ativa dentro da equipe!

Feedbacks individuais e coletivos

Além das dicas citadas anteriormente, os Feedbacks individuais e coletivos são essenciais para trabalhar em equipe.

Isso porque ao conversar individualmente com cada membro permite entender melhor as competências e as dores de cada um. E, ao conversar com o grupo, possibilita compreender qual a melhor dinâmica para a equipe.

Sendo assim, é importante que o gestor tenha uma reunião com cada membro pelo menos de 15 em 15 dias para saber o que se passa com ele e dentro da equipe. É muito comum acharmos que o líder tem o controle de toda a equipe, mas isso não é verídico.

Nas reuniões individuais procure deixar claro a importância de cada membro para a equipe e lembre-se: se você não valoriza o bom funcionário, o bom fica desmotivado e o ruim não sai do lugar!

Após essas reuniões individuais, é necessário ir além e alinhar as decisões tomadas individualmente com o grupo.

Dessa forma, é possível manter a Equipe Unida e, ainda assim, compreender a visão individual de cada membro do time.

Invista em treinamento e capacitação para a equipe 

Por fim, a última dica diz respeito à qualificação de uma equipe.

Sendo assim, é possível afirmar que uma equipe qualificada é uma equipe focada no futuro. Logo, uma equipe treinada e capacitada é o melhor dos mundos para que uma empresa alcance suas metas e objetivos.

Quando um colaborador é treinado e capacitado, ele automaticamente se sente mais preparado e, consequentemente, mais produtivo, para exercer as suas funções.

Desse modo, é possível afirmar que capacitar os membros do seu time é essencial para manter sua Equipe Unida.

E, para te incentivar a ser um gestor cada dia melhor, preparamos uma surpresa para você!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.