Compreenda o que é e como conquistar a estabilidade financeira!

Descubra neste artigo como a estabilidade financeira está mais perto do que pensava com a aplicação de estratégias e planejamentos certos!

Franciane Pereira 25/04/2022 - 6 mins de leitura


Na realidade econômica atual em que vivemos, o maior desejo da grande maioria, principalmente dos jovens, é alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. Visto que, enfrentar dificuldades com as finanças causa estresse, infelicidade, e preocupações a todo momento. 

Porém, muitos não possuem nenhuma educação financeira, o que torna essa realidade cada dia mais distante, pois não sabem como controlar seu dinheiro e acabam se endividando cada dia mais. 

Sendo assim, para chegar ao ponto de uma vida financeira saudável, é imprescindível se inteirar das estratégias e ações que podem ser executadas e então, colocá-las em prática. 

Por isso, neste artigo entraremos mais afundo no assunto e te mostraremos dicas que podem ser de grande auxílio em uma jornada rumo à estabilidade financeira nos seguintes tópicos: 

  • O que é estabilidade financeira?
  • Como conquistar estabilidade financeira? Veja 8 dicas!
  • Venha se educar financeiramente com a Voitto! 

O que é estabilidade financeira?


Estabilidade financeira é manter um equilíbrio entre ganhos e gastos, de forma que seja possível se sustentar sem que seja preciso fazer dívidas todo mês, o que traz tranquilidade, e uma sensação de liberdade ao lidar com dinheiro. 

Ou seja, alcançar a estabilidade financeira não significa se tornar rico e gastar a vontade, mas sim ter um planejamento que permita estar livre de dívidas e ter qualidade de vida, sem grandes preocupações. 

Contudo, para atingi-la, é necessário desenvolver certos hábitos financeiros e adotar algumas estratégias, pois não é algo que vem da noite para o dia, e sim que precisa ser conquistado.  

Visto isso, no tópico a seguir iremos te apresentar algumas das dicas essenciais para realmente se encontrar em um estado de estabilidade financeira, e assim você poderá colocá-los em pratica agora mesmo! Vamos lá: 


Mas antes, veja esse super material!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal. Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!


Como conquistar estabilidade financeira? Veja 8 dicas! 


1. Controle o orçamento


É extremamente importante manter o controle de seu orçamento mensal. Quanto você tem disponível para gastar no mês?

Estabelecendo esse valor, fica mais fácil visualizar quais são os seus gastos, e ainda de descobrir onde é possível reduzi-los ou até mesmo eliminá-los. 

Dessa forma, para montar seu orçamento, anote seus ganhos e todos os seus gastos em uma planilha financeira, por exemplo. Todos os valores devem ser inseridos, por menor que sejam. 


2. Poupe como uma obrigação 


Já que falamos do orçamento, aqui ressaltamos um valor que deve ser considerado como um compromisso mensal: aquilo que você irá poupar! 

Isso porque, não adianta deixar esperar o fim do mês para ver o que sobra e só então poupá-lo. Desse jeito, seus objetivos estarão cada vez mais longe! 

É preciso definir aquilo que será guardado e o que será suficiente para suprir seus gastos, e já honrar com esse compromisso logo que receber. 

Uma boa dica para seguir essa prática é fazer uso de transferências programadas todos os meses. Dessa forma, fica mais difícil cair na tentação de gastar esse dinheiro.

 

3. Faça uma reserva de emergência


Relacionado com o valor a ser poupado está a construção de uma reserva de emergência. Desse modo, deve ser separado um valor específico destinado para ela. 

A reserva de emergência servirá para cobrir imprevistos, como a possibilidade de perder o emprego, enfrentar períodos de doença, entre outras questões. 

Por conta disso, o indicado é construir uma reserva com o valor de 6 a 12 vezes de gastos mensais, baseado em seus gastos pessoais. 


4. Pague contas quando receber e quite suas dívidas 


Além de separar as poupanças logo quando receber, quite também suas dívidas! Quitar as contas em dia é importante para não ser preciso pagar os famosos juros, que só fazem aumentar a distância entre você e sua estabilidade financeira. 

Logo, tente fazer com que suas despesas se encaixem no mesmo período de suas receitas, e nunca faça uso de cheque especial ou cartões de crédito como uma extensão de seu salário! 

Coloque como seu objetivo quitar todas as dívidas existentes, começando pelas de valor mais baixo em direção às mais caras. 


5. Encontre formas de renda extra


Conseguir alcançar a estabilidade financeira muitas vezes pode significar a necessidade de ter uma renda extra. 

Você pode procurar uma entre as diversas possibilidades hoje existentes no mercado, como, serviços de freelancer, revenda de produtos, entre outros, e escolher a que mais combina com você e com suas habilidades. 


6. Corte gastos desnecessários 


Para chegar ao ponto de ter uma estabilidade financeira pode ser preciso cortar alguns gastos desnecessários de seu orçamento. Depois de uma análise, veja onde consegue economizar seu dinheiro. 

Pode ser, por exemplo, comer em restaurantes muitas vezes, comprar muitas roupas, rever aquele plano de TV a cabo que você nem usa tanto, etc. 


7. Invista seu dinheiro 


Uma excelente forma de dar destino ao dinheiro poupado é investindo-o! Investimentos são de extrema importância para o caso de imprevistos ou para a realização de sonhos futuros. 

Portanto, comece o quanto antes! Pois quanto mais tempo uma quantia passa sendo investida, maiores serão os seus retornos. 

Lembre-se ainda que investimentos não estão necessariamente relacionados a aplicações financeiras. Um investimento pode ser a compra de uma casa, entre outras possibilidades. 

 

8. Defina objetivos e metas 


Por último, é importante definir onde você deseja chegar em sua vida. Ou seja, quais são seus objetivos? Que grandes conquistas deseja alcançar?

Comece por eles, e depois vá estabelecendo as metas para conquistá-los! É por meio delas que o caminho será trilhado para chegar até o destino final. Além disso, elas podem ser definidas para curto (para conseguir em até 1 ano), médio (entre 1 e 3 anos) e longo prazo (acima de 3 anos).


Finalmente, levando todas essas dicas em consideração e começando a praticá-las, você estará cada vez mais próximo de atingir a estabilidade financeira! 

Agora, como já comentamos lá no início, é importante ter uma educação financeira. Se você deseja se aprofundar nesse aprendizado, aqui na Voitto temos exatamente o que você necessita! Veja no próximo tópico:


Venha se educar financeiramente com a Voitto! 


Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo