A comunicação é essencial para criar conexões entre as pessoas e construir relacionamentos. Conhecer os estilos de comunicação e saber em qual você se enquadra é essencial para o desenvolvimento de boas relações.

Uma comunicação falha, pode trazer problemas em relações profissionais e pessoais e pode indicar a falta de inteligência emocional.

Ao longo deste artigo vamos aprender sobre:

  • O que é a comunicação e como desenvolvê-la?
  • Os 4 estilos de comunicação;
  • Como me comunicar de forma assertiva?

 

Para se comunicar de maneira assertiva é preciso começar pelo começo, ou seja, entendendo o que é a comunicação e como ela pode ser desenvolvida. Vamos lá?

 

O que é a comunicação e como desenvolvê-la?

 

A comunicação é uma maneira de expressarmos os nossos sentimentos e as nossas necessidades. É através dela que transmitimos uma mensagem e recebemos uma resposta.

A sua importância vai desde a maneira como conversamos com os nossos pais, amigos e conhecidos e é uma habilidade essencial para liderar pessoas.

Já que estamos falando de liderança, separamos para você o nosso ebook GRATUITO com As 5 Práticas Exemplares de Liderança. Clique no botão abaixo e baixe já o seu!

As 5 práticas Exemplares de Liderança

Como desenvolver uma boa comunicação na minha equipe

O desenvolvimento de uma boa comunicação em uma equipe pode aumentar a produtividade e diminuir os conflitos.

Para que a comunicação seja eficiente é necessário:

 

Aprender a ouvir

Ouvir o que o outro tem a dizer de modo a entender as necessidades que estão por trás de uma fala é muito importante. Um bom jeito de desenvolver essa capacidade é através da comunicação não-violenta, que nos leva a ouvir as pessoas de forma empática.

Quando estamos em um diálogo é importante entender a dor do outro, fazer perguntas que levem as pessoas a serem mais específicas e demonstrar interesse pelo que ela está falando.

Assim, seja como líder ou membro de uma equipe, você será capaz de coletar informações importantes para resolução de problemas.

 

Ser claro e objetivo

Em uma posição de liderança é fundamental que você seja claro quando estiver se comunicando. Mostre realmente todos os pontos estratégicos por trás de um projeto, dê ênfase aos resultados. Dessa forma você conseguirá um engajamento maior da sua equipe, o que fará com que vocês alcancem ótimos resultados.

 

Os 4 estilos de comunicação

 

Existem quatro estilos de comunicação. Você consegue perceber qual é o seu?

 

1. Agressivo

O estilo de comunicação agressivo utiliza a sinceridade de maneira exagerada, sendo rude em determinadas ocasiões, desnecessariamente.

Em situações de estresse eleva o tom de voz e se expressa de forma agressiva. Tenta sobrepor a sua fala à dos outros e fica irritado com frequência.

Possui dificuldade de se expressar de forma clara, firme e não ofensiva e coloca as suas necessidades acima às dos outros

É muito crítico e possui dificuldade de assumir seus erros, têm baixo controle emocional.

 

2. Manipulador

Estilo de comunicação manipulador

O estilo de comunicação do manipulador possui a característica de se utilizar ironias e sarcasmo para se expressar quando suas opiniões são contrárias as apresentadas. 

Apresenta uma relação tática com os outros, exagera em algumas informações e, em algumas situações, as manipula para o seu próprio benefício.

É crítico, tanto com ele mesmo quanto com os outros, possui dificuldade de assumir seus erros e suas responsabilidades.

Sua comunicação não é honesta e objetiva.

 

3. Passivo

Estilo de comunicação passivo

A pessoa que possui  um estilo de comunicação passivo tem dificuldade em dizer não. Geralmente, ela deixa de expressar a sua opinião e suas necessidades, expressando desconforto em meio a uma situação difícil.

Evita conflitos e assume responsabilidades no lugar dos outros.

 

4. Assertivo

Estilo de comunicação assertivo

O estilo de comunicação assertivo é o único que cria conexão entre as pessoas. Com esse estilo de comunicação nos tornamos facilitadores de relações, sejam elas conflituosas ou não.

As pessoas que se utilizam da comunicação assertiva é capaz de mostrar o seu ponto de vista respeitando a opinião do outros.

Consegue diferenciar e situações favoráveis das desfavoráveis e recusar-se a fazer algo que não está de acordo.

Concede feedbacks claros e objetivos e aceita críticas construtivas.

A forma assertiva de se comunicar permite que a pessoa reconheça quando ela precisa de ajuda e expresse seus sentimentos e necessidades, buscando soluções que beneficiem todo o grupo.

Você conseguiu identificar qual é o seu estilo de comunicação? Acredito que sim. É importante que você seja bem sincero com você mesmo de modo a identificar quais são as suas falhas de comunicação e a partir do autoconhecimento corrigi-las.

 

Como me comunicar de forma assertiva?

 

Como um bom líder é preciso adaptar o seu estilo de comunicação de acordo com o que cada situação exige.

Para que você possa desenvolver uma comunicação assertiva, transmitir mensagens de forma mais clara e efetiva para diferentes tipos de público, vender uma ideia com maior facilidade por meio de técnicas de oratória e utilizar da comunicação verbal e não verbal a seu favor separamos o nosso Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação.

Através de uma metodologia transformadora e com o auxílio de profissionais qualificados e renomados no mercado você poderá aprimorar a sua comunicação.

Clique no botão abaixo e aprenda a se comunicar de maneira assertiva!

Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação