O Censo de Educação Superior do MEC em 2015 levantou alguns dados que mostraram que o curso de Administração é o segundo maior em números de matrículas, com 801.936 alunos, perdendo apenas para o Direito.

Além disso, em 2016 o mesmo Censo mostrou que 99.216 alunos se formaram no curso de Administração em todo o país. Um número extremamente elevado, não é mesmo?

Pois é, e é por isso que você tem que procurar se destacar em relação a todos esses colegas de curso e concorrentes no mercado de trabalho.

Neste artigo, te darei algumas dicas valiosas para que você possa se destacar dos outros milhares de administradores que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Então pegue uma folha e papel, e comece a anotar essas dicas. Vamos lá?!

 

1. Idiomas

 

 

No mercado de hoje, tão competitivo, falar mais de uma língua se torna mais do que fundamental.

Falar inglês já deixou de ser um diferencial em muitas empresas e passou a ser um pré-requisito. Em muitos programas de trainees, por exemplo, o nível de inglês exigido é no mínimo avançado, ou seja, se não tiver o domínio da língua não conseguirá a vaga.

Além do idioma mais falado no mundo, seria interessante você ter conhecimentos em outras línguas, seja o espanhol, alemão, italiano, entre outras. Quanto mais línguas você falar mais você se destacará.

 

2. Aprenda sozinho (autodidata)

 

Muitas das faculdades de administração do Brasil ensinam o básico para o seu aluno. Infelizmente 4 ou 5 anos dentro de uma sala de aula não vão te dar um conhecimento do que você precisará em 40 anos da sua vida.

Você pode me perguntar como fazer isso? E a resposta é bem simples. Você pode começar lendo jornais todos os dias, vendo noticiários, para ter um conhecimento mais amplo das atualidades.

Além disso, uma dica sempre valiosa é ler livros, sejam eles a respeito do mundo profissional ou de ficção. A leitura engrandece seu conhecimento e ajuda na hora da argumentação.

E por último, pegar o que você aprende na aula e dar uma aprofundada maior sobre o assunto quando chegar em casa. A responsabilidade de adquirir um conhecimento a mais é justamente sua!

 

3. Aprenda a falar bem em público

 

 

Em 2015 o jornal britânico Sunday Times realizou uma pesquisa na qual mostrava que quase da metade dos entrevistados relataram que “falar em público” é seu maior medo, acima da morte.

E isso se mostra nos estudantes. Um dos maiores problemas é a timidez que eles carregam durante todo o seu tempo de faculdade, principalmente, na hora de apresentações de trabalhos.

É importante relaxar e não deixar que o nervosismo tome conta. Tente agir como se estivesse se apresentando para seus amigos.

Falar em público é uma questão muito mais psicológica do que técnica, mas caso seja necessário procure uma ajuda de um especialista. Existem vários cursos onde você aprende técnicas para falar bem em público, como o curso de oratória da Voitto, por exemplo.

 

 

4. Vá além da faculdade

 

 

Muitos dos alunos se contentam apenas com o que a faculdade oferece, não se sentem motivados para fazer além, para se qualificar cada vez mais.

Mas como que eu posso me qualificar mais? Tem uma série de opções para você se destacar em relação aos demais.

A primeira dica que eu dou é participar de empresas juniores dentro da sua própria faculdade. Muitos reclamam que não recebem para estar lá dentro, mas a gama de conhecimento que você ganha é muito mais valiosa do que receber dinheiro a cada mês.

Outra dica é fazer trabalho voluntário, seja o menor que ele for. Só a sua preocupação de ajudar o próximo já é um grande diferencial, mostra que você quer fazer algo sem receber nada em troca. Mostra que você tem força de vontade.

Outra maneira de incrementar o currículo é fazer um estágio. Muitas das faculdades de administração do Brasil exigem estágios obrigatórios e outras não. Conseguir estágio pode significar a conquista do tão sonhado primeiro emprego.

Mas qual o diferencial de ter um estágio no currículo? Além de adquirir uma experiência no mundo profissional, você irá entender melhor como funciona o dia a dia de uma empresa e vivenciará na prática tudo aquilo que você na faculdade.

 

5. Faça cursos e especializações

 

 

Essa dica pode entrar na anterior, mas queria destacá-la pois ela é de extrema importância nesse mercado de trabalho tão competitivo.

Buscar cursos de diversas áreas pode ser algo de grande relevância na hora de um processo seletivo. Existem diversos sites que oferecem diversos cursos de forma gratuita e online, como é o caso da Voitto.

Além disso, mesmo que o investimento seja alto para poder realizá-los, ele dará um conhecimento grandioso e além disso certificações que podem fazer diferença no mercado.

Conhecimento nunca é demais, cabe a você identificar o tipo de curso que melhor se encaixa nos seus objetivos.

 

6. Tenha visão sistêmica

 

Ter visão sistêmica é ter visão como um todo de uma organização!

Para ser um bom administrador é preciso que você conheça o mínimo que for das 4 grandes áreas, são elas: finanças, RH, operações e marketing.

De forma alguma você pode se limitar em uma área, apenas naquilo em o que você trabalha. Tem que buscar uma visão sistêmica, procurar interagir com as outras áreas, assim você consegue entender melhor o que todas as áreas da empresa realizam.

Se você ficar apenas na sua atividade atual, não irá se desenvolver, e cada vez mais vai perder espaço e será passado para trás. Administrar é entender a empresa como um todo!

 

7. Continue sempre a sonhar

 

 

Essa última dica é mais motivacional do que técnica mesmo. Se você tem um sonho, se você tem um objetivo a ser alcançado você tem que correr atrás para alcançá-lo. E para isso você tem que começar desde já.

Pensar grande não é nenhum erro, não é perda de tempo, é acreditar naquilo que você quer alcançar. E buscar esse objetivo te torna mais forte, te dá uma maior força de vontade ao realizar algo. Não tenha medo de errar, ainda mais você estudante, que tem uma vida inteira pela frente. Afinal, “quem acredita, sempre alcança!”

Como já dizia Walt Disney, um dos maiores empreendedores da história: “todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”.

 

Ser administrador é no mínimo ser incrível

 

Muitas das pessoas não enxergam valor no curso de administração e em seus alunos, falam que é curso para quem não sabe o que quer fazer. Mas isso está totalmente errado!

Ser administrador é entender um pouco de finanças, um pouco de marketing, gestão de pessoas, logística. E além disso, ter características empreendedoras, de liderança e gerenciamento de pessoas.

E para realmente ter isso tudo é preciso que você saia da bolha, não faça apenas aquilo que a faculdade te propõe, tem que pensar fora da caixa, abrir os horizontes, para poder assim se qualificar cada vez mais e destacar no mercado.

 

Sabia que a Voitto pode te ajudar em uma dessas dicas?

 

Pois é, eu estou falando da quinta dica. A Voitto oferece diversos cursos para você se capacitar, e adquirir conhecimentos que vão além da faculdade. Tem cursos de desenvolvimento pessoal, liderança, informática e também na linha Lean Seis Sigma.

Uma forma de ter acesso aos diversos cursos da Voitto e mais diversos benefícios, como mentorias, Voitto Casts, Power Hacks, Ebooks, planilhas e uma rede de Network incrível, é fazendo parte do nosso canal de assinatura: o Voitto Premium

O Voitto Premium é um programa para quem deseja se destacar no mercado e alcançar grandes resultados! Com ele, você se capacita em diversas áreas, se torna um profissional de administração completo e cobiçado por diversas empresas! Então, não perca essa chance!