Você certamente sabe o que é o Excel não é mesmo? Sabe que é uma ferramenta com elevado potencial devido à sua capacidade de cálculo, armazenamento e eficiência no tratamento de dados.

Sabe também que o conhecimento de Excel e de todo pacote Microsoft Office é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho. 

Mas e sobre o Excel online? O que você sabe sobre ele? Nesse artigo, irei te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta de gestão de dados compartilhada, vamos lá?

 

Para que serve o Excel online?

 

Muitas das vezes não é apenas você quem utiliza sua planilha, outras pessoas também vão até ela para obter informações, ou até mesmo para inserir algum dado. Certo?

Nessa situação, por mais que se tenha um servidor no local em questão para que todas as pessoas consigam visualizar o conteúdo simultâneamente, apenas um conseguirá editá-la por vez.

Assim fica aquela situação chata de um pedindo ao outro para que feche a planilha, porque precisa acessar como editor, não é mesmo?

O Excel online está aí para resolver essa questão. E não é só isso, outra vantagem do Excel online é a não necessidade de instalação no seu computador, além de ser gratuito e das informações serem salvas automaticamente.

 

Mas o que exatamente é o Excel online?

 

Como você já pôde perceber, o Excel online basicamente é uma versão gratuita e online do Excel, que pode ser acessada de qualquer lugar. Além disso, não precisa de ser instalado no computador. 

Como tudo na vida, o Excel online também não é perfeito. Esse tipo de planilha eletrônica não possui todos os recursos do Excel tradicional, que ainda é insubstituível quando temos que tratar grandes bases de dados, ou precisamos de funções mais avançadas, como macros, por exemplo.

De forma geral, o Microsoft Excel online atende super bem quando temos que compartilhar uma planilha de pequeno ou médio porte com outros usuários de forma remota. 

É importante ressaltar, que além do Excel online também existem as planilhas Google. Essa ferramenta tem as mesmas características do Excel online, porém esta pertence ao domínio do Google.

 

Como criar planilhas compartilhadas?

 

Para começar a usar e criar essas planilhas, nada mais é preciso do que possuir uma conta em algum e-mail do domínio da Microsoft para o usar o Excel online. 

Acesse seu e-mail Outlook por exemplo, no canto superior esquerdo, abra as configurações de aplicativos e selecione o Excel. Note que também existem outras funcionalidades similares, como o PowerPoint e o Word online, por exemplo.

 

Exemplo para a criação de um planilha do Excel online.

 

Caso esteja mais interessado em criar uma planilha Google, basta acessar seu Gmail e, no canto superior direito, abrir as configurações de aplicativos e de forma análoga ao caso anterior selecionar o ícone planilhas.

Exemplo de como criar uma planilha no Google Drive!

Outra forma de criar uma planilha Google é diretamente no local destino, o Drive. Dessa forma, basta selecionar no canto superior esquerdo o ícone “Novo” e selecionar a opção “Planilhas Google”.

Simples, não é mesmo? Uma vez criada estas planilhas, basta compartilhar com os interessados que poderão editar estas pastas de trabalho.

 

E aí, preparado para aprender com a gente?

 

Agora que você já sabe o que é o Excel online e como criar planilhas compartilhadas, que tal aprender um pouco mais sobre Excel para aplicar esses conceitos e se destacar?

Eu te convido então a se capacitar gratuitamente com a Voitto sobre essa incrível ferramenta no nosso curso de Introdução ao MS Excel. Tenho certeza que será o seu primeiro passo para se tornar um craque das planilhas 

Nesse curso, você irá aprender a como formatar células e inserir imagens, além de aprender sobre as fórmulas e funções elementares do MS Excel que também podem ser usadas nas planilhas compartilhadas.

 

Faça o nosso curso. Não perca essas oportunidade!

 

Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que achou desse post, assim você pode me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!