O que é a experiência do usuário?
Quais são os pilares da experiência do usuário?
Como mensurar a experiência do usuário?
Usabilidade x Experiência do Usuário
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Descubra como melhorar a experiência do usuário para alavancar seus negócios!

Descubra o que é experiência do usuário e como medir cada um de seus pilares para desenvolver uma estratégia assertiva nesse âmbito!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como melhorar a experiência do usuário para alavancar seus negócios!

Hoje em dia, muito se fala sobre a importância de proporcionar uma boa experiência para o usuário. Afinal, em um ambiente cada vez mais digital, é comum que sites e aplicativos que tenham uma navegação mais simples se destaquem.

Por isso, é fundamental que os desenvolvedores de produto, sistema ou serviços atentem a interface de todo o processo de interação do usuário, desde a página inicial até a finalização de uma compra, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto e melhorar a experiência do seu usuário? Acompanhe este conteúdo até o final e tire as suas dúvidas através dos seguintes tópicos:

●     O que é a experiência do usuário?;

●     Quais são os pilares da experiência do usuário?;

●     Como mensurar a experiência do usuário?;

●     Usabilidade x experiência do usuário.

O que é a experiência do usuário?

Experiência do usuário é um conceito amplo e que abrange todos os tipos de interações do usuário com uma determinada marca. Como por exemplo o acesso a redes sociais, sites, aplicativos, produtos e serviços.

Por mais que isso pareça trivial, com as transformações digitais esse tema se tornou um desafio para muitas empresas.

Isso porque desenvolver um design de interação simples e atrativo pode impactar diretamente na taxa de conversão de clientes.

Sendo assim, é essencial ter em mente os pilares da experiência do usuário para criar um fluxo ideal. Mas não se preocupe, a seguir você vai conhecer mais sobre eles!

Quais são os pilares da experiência do usuário?

As estratégias mais bem sucedidas de melhoria da experiência dos usuários podem sempre ser avaliadas por 7 pilares principais. Por isso, é necessário se pautar em cada um deles caso você queira ser assertivo.

Por isso, separamos detalhes a respeito de cada um dos pontos. Confira!

Útil (Useful)

Nesse quesito, o ponto central é a atuação pautada no user experience, ou também conhecido como ux design. Ou seja, na criação de plataformas capazes de atender as demandas dos usuários, resolvendo os seus problemas de maneira simples e intuitiva.

Como por exemplo blogs financeiros que além de fornecer conteúdos sobre financiamento imobiliário também disponibilizam planilhas e calculadoras que permitem comparações.

Utilizável (Usable)

Cabe a experiência do usuário também se atentar a usabilidade que ela proporciona. Isso significa que é essencial proporcionar ao cliente que ele navegue de maneira intuitiva pelas páginas.

Para esse pilar, pode-se desenvolver um trabalho focado em ux writing e outros quesitos de clareza e objetivo na comunicação.

Desejável (Desirable)

A atratividade de uma plataforma também é fundamental para a experiência do usuário. Afinal, a primeira impressão pode ser decisiva para que um potencial cliente queira conhecer uma marca, serviço ou produto.

Sendo assim, foque em desenvolver um design  de interação agradável e coerente com o que lhe é oferecido.

Acessível (Accessible)

Com o desenvolvimento do mundo digital, as pessoas passaram a poder acessar páginas de diversos tipos de aparelhos. Com isso, para que a sua experiência não seja impactada negativamente, é preciso que um site se adapte em cada versão de acesso.

Dessa forma, é preciso ter a capacidade de ajuste e otimização de acordo com as características e formatos de cada dispositivo.

Além disso, vale ressaltar a importância de estabelecer bons princípios de responsividade para ter sucesso nesse quesito.

Para a acessibilidade também deve-se levar em consideração funções para deficientes visuais, auditivos e pessoas com outras necessidades específicas.

Confiável (Credible)

Outro ponto cada vez mais essencial quando o assunto é experiência do usuário é a confiabilidade que ele tem em determinado site ou plataforma digital. Isso acontece pois é comum no meio muitos golpes e falcatruas.

Nesse sentido, quanto maior a credibilidade passada, maiores serão as chances de conversão de clientes e satisfação dos mesmos.

Para melhorar esse ponto alguns mecanismos de segurança podem ser implementados, como log out automático ao finalizar uma sessão e autorização do cliente para salvar dados pessoais e de pagamento.

Localizável (Findable)

Nada pior do que buscar por algo e não encontrar a resposta para o que você precisa. Por isso, para uma boa experiência o usuário deve ter um design que traga exatamente o que ele tem necessidade.

Sendo assim, além de fazer pesquisas que identifiquem as demandas dos clientes, também fornece ferramentas de proximidade com o usuário.

Algumas das boas práticas possíveis são os canais de contato como chats e telefones, além de disponibilizar redes sociais para atendimento.

Valioso (Valuable)

O que te faz escolher uma marca dentre todas as opções de mercado? A resposta para essa pergunta é pessoal, mas independente disso, é nessas possibilidades que uma empresa se destaca.

Sendo assim, trace estratégias para se tornar valioso para o seu cliente, como plataformas inovadoras, disponibilidade de fácil interação e características que façam com que a experiência do usuário seja única e marcante.

Agora que você já entendeu os pilares que deve utilizar para traçar a sua estratégia de experiência do usuário, é hora de aprender como mensurar a evolução da sua marca nesse indicador. Para isso, confira o próximo tópico.

Como mensurar a experiência do usuário?

Para mensurar a evolução da experiência proporcionada ao seu usuário, algumas métricas podem ser de grande importância. São elas:

●     Mapas de calor: para identificar os caminhos mais percorridos nas interações e avaliar potenciais melhorias;

●     Taxa de resolução de problemas por cada canal de atendimento: com o objetivo de melhorar estratégias menos eficientes e potencializar as mais assertivas;

●     Google Analytics: funcionalidade ideal para entender quantitativamente o quanto o site é atrativo tendo base métricas como número de acessos, páginas mais visitadas e taxa de conversão;

●     Número de atendimentos por dia: para verificar a necessidade dos clientes e elencar novas possibilidades de resolução desses problemas comuns;

●     Tempo médio por contato: a fim de avaliar a agilidade e assertividade no atendimento ao cliente.

Usabilidade x Experiência do Usuário

Apesar de serem conceitos altamente relacionados, a usabilidade e a experiência do usuário não se referem aos mesmos processos.

O primeiro termo pode ser definido como a capacidade de um site, plataforma ou sistema de conduzir o usuário a concluir o que se propôs de maneira eficiente, eficaz e satisfatória.

Por exemplo, em sites de farmácia, a habilidade de fazer com que o consumidor encontre de maneira fácil o medicamento que precisa e tenha um processo simples para pagamento e escolha da forma de entrega.

Isso faz parte da experiência do usuário, no entanto, esse é um conceito mais amplo. Além desses detalhes, o ux design também deve se atentar aos outros pilares que você conheceu durante a leitura.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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