O que é o Facebook Marketplace?
Como funciona o Facebook Marketplace?
Como comprar e vender usando o Facebook Marketplace?

Entenda como funciona o Facebook Marketplace e como utilizá-lo para compras e vendas!

Conheça as principais funcionalidades do Facebook Marketplace e entenda como é possível realizar facilmente ações de compra e venda nessa plataforma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como funciona o Facebook Marketplace e como utilizá-lo para compras e vendas!

Já precisou vender algo mas ficou em dúvida onde anunciar? Já precisou comprar algum produto, mas não sabia onde poderia encontrá-lo? O Facebook Marketplace com certeza poderia ter ajudado você nessas tarefas.

Com cerca de 3 bilhões de usuários e sendo a maior entre as redes sociais do mundo, o Facebook agora possui um serviço de Marketplace que auxilia seus usuários na hora de comprar ou vender seus produtos.

Caso queira saber mais sobre esta incrível plataforma, continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos com o objetivo de te ajudar a entender tudo sobre o Facebook Marketplace:

  • O que é o Facebook Marketplace?
  • Como funciona o Facebook Marketplace?
  • Como comprar e vender usando o Facebook Marketplace?

Vamos à leitura?

O que é o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace é um serviço oferecido pela empresa de Mark Zuckerberg que permite aos usuários da rede social fazer interações para comprar e vender produtos.

Vale lembrar que um serviço de Marketplace em geral, é como uma loja virtual, que permite ao usuário anunciar seus produtos, vender, divulgar e também comprar.

Através dessa ferramenta, é possível buscar por produtos em localidades próximas a sua, entrar em contato com o vendedor, pedir diversas informações sobre o produto e negociar o preço.

Tanto empresas quanto pessoas físicas podem fazer o uso do Facebook Marketplace, para usuários normais, o serviço é gratuito.

Apesar do serviço ter sido lançado no início de 2018, muito antes de seu lançamento, já era possível ver pessoas comercializando itens em grupos de compra e venda dentro da rede social.

Geralmente os grupos possuíam o nome da cidade que a pessoa morava juntamente com alguns termos, como: “Mercadão”, “Compra e Venda”, “Mercado da Cidade” e etc.

Após ser implementado esse novo serviço, foi adicionado uma área exclusiva para o Marketplace ficando muito mais fácil buscar pelos itens, podendo filtrá-los por categoria e diferentes localizações.

Além disso, através da inteligência artificial, a plataforma é capaz de identificar os tipos de clientes e direcionar itens com base no histórico de compra e de busca de cada pessoa.

Como funciona o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace funciona de maneira similar a outras plataformas de Marketplace.

Sua grande limitação é que não é possível realizar pagamentos através da plataforma, toda forma de pagamento e de entrega do produto deve ser acordada diretamente entre o anunciante e comprador através do Messenger.

Porém seu grande ponto positivo é a facilidade de buscar por produtos e prospectar clientes, sendo uma ótima plataforma para quem deseja começar a empreender de forma online.

Seu funcionamento é baseado em três funcionalidades principais, sendo elas:

  • Filtros: é possível usar filtros para encontrar produtos específicos por categoria, novos classificados, por raio de distância e localização.
  • Notificação: É possível receber notificações quando itens são anunciados perto de você, lembrando que a inteligência artificial está muito presente nesta funcionalidade.
  • Seguir pessoas: Siga os anunciantes e receba notificações quando eles criarem novos anúncios.

A realização de vendas é o que garante o funcionamento de qualquer negócio! Por meio delas, os lucros são gerados e assim, as empresas conseguem continuar operando.

Dessa maneira, manter um bom gerenciamento de vendas é uma atividade essencial para um desempenho empresarial de sucesso!

Pensando nisso, criamos para você a Planilha de Controle Financeiro de Vendas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho nesse gerenciamento.

Com ela, você poderá organizar suas finanças, lucros, e descontos por clientes, entre outras funcionalidades.

Sendo assim, não perca essa oportunidade! Clique no botão abaixo e faça o download!

planilha controle financeiro de vendas

Como comprar e vender usando o Facebook Marketplace?

Basicamente existem duas formas de acessar o Facebook Marketplace, sendo alguém que deseja comprar algo ou alguém que deseja vender algo. Vamos conferir essas duas formas.

Para ambas as formas, vendedor e comprador, para acessar o marketplace basta que a pessoa tenha cadastro dentro do Facebook. Caso você ainda não tenha cadastro na rede social, confira nosso artigo sobre a plataforma.

Como comprar usando o Facebook Marketplace

O primeiro passo para entrar em contato com um vendedor e comprar um produto, é acessar a plataforma.

Seja no seu Smartphone ou computador, para acessá-la é necessário você procurar pelo seguinte ícone da tela:

facebook marketplace

Imediatamente carregará uma página contendo diversos produtos que estão à venda, caso você deseje, você poderá pesquisar pelo produto desejado, selecionar a localização, definir raio de distância e categoria do produto, como mostrado abaixo:

facebook marketplace

Agora, você finalmente poderá clicar no item e enviar uma mensagem para o anunciante perguntando se o produto ainda está disponível, negociando o valor, método de entrega e maiores informações.

facebook marketplace

Recomendamos que o leitor leia também as Dicas para comprar e vender com segurança no Marketplace do Facebook, afinal, segurança é primordial, sempre desconfie de anúncios baratos demais, com pouca informação etc.

Como vender usando o Facebook Marketplace

Com certeza essa plataforma poderá ajudar muito na hora de expandir seu negócio. Mas, é muito importante que você tenha definido de maneira clara seu modelo de negócio juntamente com o plano de marketing para sua empresa.

Mas caso você seja uma pessoa física que pretende vender algo, não será necessário se preocupar com isso, pois o processo é bem simples.

Após localizado o ícone do Facebook Marketplace, você deverá procurar pelo botão “Criar novo classificado”:

facebook marketplace

Após clicar no botão, você será direcionado a escolher o tipo de classificado que deseja criar e logo após aparecerá um formulário para você preencher com as informações do item.

Procure sempre adicionar uma grande quantidade de fotos nas quais demonstrem o estado do item, assim, o comprador poderá avaliar se vale a pena sua compra.

Preencha todos os campos que achar necessário, descreva o item da melhor forma possível, adicione o preço, condições, disponibilidade, localização e etc.

Quanto mais completo for o classificado, melhor, porque desta forma o Facebook Marketplace irá entender que é um bom anúncio e será mais fácil da plataforma mostrar seu produto para as pessoas.

Caso você deseje excluir um classificado, procure pelo botão “Sua conta”, em seguida “Seus classificados", procure pelo classificado que deseja excluir, clique nos “...” e em seguida “Excluir classificado”.

facebook marketplace

facebook marketplace

Caso você realmente queira fazer das vendas online uma fonte de renda extra para sua família, procure sempre ter indicadores chaves para seu negócio, faça o acompanhamento contínuo deles, desta forma será possível tomar decisões mais assertivas a respeito do seu negócio.

Um ponto importante a ser ressaltado é que a rede social não se responsabiliza pelas negociações na plataforma. Portanto, voltamos a recomendar muita atenção ao usuário ao fechar algum negócio de um produto vendido no Facebook Marketplace.

Procure encontrar as pessoas em lugares públicos que sejam de preferência bem iluminados, e deixe sempre alguma pessoa de confiança ciente da negociação que você está prestes a fazer.

Por fim, se gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Blog Voitto para mais dicas de vendas, empreendedorismo e finanças! Não deixe de verificar também nossa dica no próximo tópico!


O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.