O dinheiro tira o sono das pessoas, tanto aquelas que vivem na escassez que realmente não possuem nada quanto aquelas que vivem na abundância e possuem muito.

Atualmente, existem muitos executivos com excelentes rendimentos e a vida pessoal é um fracasso. Ao mesmo tempo, que tem outras pessoas com baixos salários e com uma qualidade de vida muito superior, principalmente ao lado da família.

E aí, o que realmente é riqueza?

Esse livro nos traz muito mais do que uma simples fórmula para a riqueza monetária, mas sim uma riqueza com a verdadeira prosperidade e abundância em todos os cenários.

Quer saber como? Vamos lá, vou te explicar os principais pontos que o autor transmite no livro.

 

Sobre a obra

 

Publicado em 2016, o livro “Fator de Enriquecimento” do autor Paulo Vieira, relata o que é uma verdadeira riqueza, onde é aquela que combina as 3 dimensões humanas: a identidade(Ser), a capacidade(Fazer) e o merecimento(Ter).

Paulo mudou a sua vida drasticamente, viveu por 13 anos no fracasso, chegando até a morar de favor. Um ano depois de todas as mudanças internas e aplicação de seus métodos chegaram a conquistar uma vida muito feliz, com apartamento quitado, saúde, carros importados e muitos outros investimentos.

E agora, o autor tem o objetivo de fazer com que você aprenda e saiba realizar o processo de possuir uma vida superabundante em todas as áreas, usando o dinheiro como um meio e não um fim.

Para isso, o autor traz um conteúdo muito prático, com questionários, exercícios e exemplos, todos eles voltados para que você reprograme suas crenças e a sua mentalidade, a fim de se enriquecer. Todo esse conteúdo é distribuído em 10 capítulos ao longo de suas 256 páginas.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa está disponível para compra no link:

 

Sobre o autor

 

Paulo Vieira é escritor e é considerado um dos maiores e mais experientes coach do Brasil, com mais de 10 mil horas em sessões. Além disso, ele é criador da metodologia Coaching Integral Sistêmico (CIS) e presidente da Febracis.

Como formação acadêmica, Paulo possui formação PhD em administração e mestre em coach, ambas pela Florida Cristian University (FCU), na qual atua como professor.

O coach também é autor best seller dos livros O Poder da Ação, Poder e Alta Performance, O Poder da Autorresponsabilidade e Foco na Prática.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O livro possui um ótimo conteúdo para você que busca os ensinamentos da educação financeira, desde os princípios básicos até assuntos mais profundos que garante uma visão completa sobre o assunto.

E vai muito além de assuntos financeiros, se você deseja olhar para a vida de uma forma diferente, tornando a vida abundante e feliz, e o dinheiro como consequência disso, esse é o livro ideal para você.

 

Ideias principais do livro

 

Os principais ensinamentos que podemos retirar do livro está sendo apresentado abaixo na seguinte estrutura:

 

  • Fator de enriquecimento;

  • 5 condutas da riqueza;

  • Exercício do enriquecimento;

  • Crenças;

  • As 6 armadilhas da riqueza.

 

Overview 1 - Fator de Enriquecimento.

 

O que é ser rico? Paulo define como “Ser rico não é uma condição monetária, e sim um estado de espírito e estilo de vida de abundância dentro de nossos próprios termos e contexto”.

Para que se tenha uma riqueza verdadeira é preciso uma combinação de 3 dimensões humanas representadas por uma pirâmide:

 

  • o ser, está na base da pirâmide e representa a sua definição, a sua identidade;

  • o fazer, representa a capacidade, ou seja, no que você é capaz de fazer;

  • o ter, que está no topo da pirâmide representada pelo merecimento.

 

Logo de início, o autor nos apresenta a fórmula de enriquecimento, como:

 

FE = R x P x I

 

R = A receita total mensal (à soma de todas as entradas financeiras que você tem);

P = O percentual poupado para investir (apenas o que você poupa com o intuito de multiplicar sua riqueza);

I = Rentabilidade dos investimentos efetuados.

 

Para que você consiga obter bons resultados nessa fórmula, o autor sugere que é preciso ganhar mais dinheiro, ou seja, aumentar a sua receita.

Para isso, a Voitto está te oferecendo um ebook totalmente GRATUITO de como lucrar mais, baixe e comece a potencializar a sua receita.

No livro, Paulo mostra umas das formas de realizar isso, apresentando o conceito de “perícia”, onde o perito é aquela pessoa que resolve problemas que outras pessoas não conseguem, assim quanto mais exclusivo na sua profissão, mais valor você terá.

Paulo também traz algumas reflexões para desenvolver o máximo da perícia na sua jornada profissional.

 

Overview 2 - 5 condutas da riqueza.

 

Confira as 5 principais condutas para te levar ao enriquecimento.

 

1.   Querer ser rico

 

Esse é o primeiro passo para se enriquecer. Segundo o autor, muitas pessoas confundem em querer ser rico, com mostrar para outros que você possui ícones de riqueza. São coisas distintas.

Então, para querer ser rico é necessário sacrificar-se em algumas coisas, afinal o sucesso só é construído pelas pessoas que conseguem adiar uma vontade imediata por uma vontade muito maior depois.

 

2.   Sentir-se rico

 

Se sentir rico é fundamental para o processo. De acordo com Paulo, os sentimentos de riqueza atrai e produzem ambientes e situações de riqueza, da mesma forma que bons sentimentos trazem bons sentimentos.

 

 

Quando possuímos sentimentos de felicidade, temos tendência em olhar para o futuro e buscar as soluções para os problemas. Já quando estamos tristes a atitude é totalmente inversa.

Dessa forma, pode-se concluir que o sentimento é responsável pelos comportamentos.

 

3.   Ser Grato

 

O autor julga como um dos princípios mais importantes. E para que essa gratidão seja alinhada com a riqueza, é necessário que ela seja comunicada e expressa por meio de palavras, atos e ações.

O sentimento de gratidão nos torna muito mais felizes, e nos fazem pensar nas possibilidades e não nas limitações. Seja grato por tudo, até pelas coisas ruins que acontecem, mas compreenda os aprendizados produzidos.

 

4.   Autorresponsabilidade

 

Sabe o que as pessoas bem-sucedidas têm em comum? O sentimento de que apenas ela é responsável pelo seu resultado.

Não reclame pela falta de oportunidades, ou o sócio pela incompetência, você é responsável por isso, não espere que a oportunidade apareça e escolha um sócio melhor da próxima vez. Crie sua vida de forma crescente e sustentável.

 

5.   Contágio social

 

A principal dica do autor é que você crie uma rede de relacionamento que pareça com você e seus objetivos, assim, você cria grupos que se apoiam e tendem a enfrentar desafios e resultados juntos.

Paulo define as três regras para o contágio social:

 

1) Nós nos tornamos iguais à nossa rede social e nossa rede torna-se igual a nós;

2) Nossos amigos nos afetam e nós os afetamos;

3) O amigo do amigo do meu amigo me influencia;

 

Overview 3 - Exercício do enriquecimento.

 

Da mesma forma que um corredor treina as pernas com os exercícios corretos, podemos e devemos exercitar os nossos comportamentos financeiros, nos concedendo novos hábitos e crenças.

O autor listou uma sequência de 6 comportamentos, que se praticados de forma correta irá trazer mudanças em sua vida financeira.

 

1.   Pagar-se primeiro;

 

A principal ideia que o autor traz nesse tópico é que ao receber o seu salário, você separe uma quantia pequena de 5% e leve para casa em dinheiro vivo.

O objetivo central é que você tenha intimidade com o dinheiro, saiba manuseá-lo de forma correta e trate-o como um conhecido.

As pessoas que não possuem intimidade, não sabem geri-lo da forma correta. Gastam logo, perdem, doam tudo e fazem maus negócios.

 

2.   Doar;

 

O autor julga como um dos comportamentos mais importante, transformando a sua mentalidade de escassez, de que para uma pessoa ter, outra não pode ter, para uma mentalidade abundante, aquela em que você e outras pessoas podem ter.

Ele sugere que a quantia ideal da doação seja 10% de tudo o que ganha.

Lembre-se que as qualidades do pensamento de uma pessoa verdadeiramente rica são abundantes e fartas.

 

3.   Pagar todas as contas;

 

Quando o assunto é pagar as contas, o autor quer expressar três coisas: pagar todas as contas, pagá-las em dia e pagá-las com certa facilidade e sobretudo com sobras. Além disso, sugere-se que comprometa no máximo 60% de seus rendimentos para esses pagamentos.

De acordo com o autor, os benefícios promovidos por essa situação aperfeiçoa a autoimagem, prosperidade e confiança do indivíduo. Não há nada melhor do que andar de cabeça erguida e com orgulho de quem você é, sabendo que não receberá cobrança de ninguém.

 

4.   Investir em ser rico;

 

Investir melhor, com mais rentabilidade e segurança é um caminho longo e necessita de paciência. Uma dica do autor é obter informações e conselhos dos mais experientes, de modo a amenizar os riscos.

O percentual mínimo para começar a investir é de 10% dos seus rendimentos. Não confunda investimento com poupança.

 

5.   Poupar para os sonhos;

 

De acordo com o autor, para uma vida plena e feliz temos necessidades básicas, como se alimentar, proteger, e também as necessidades secundárias, como viajar, socializar, divertir e alegrar.

Uma dica do autor, é que nesta etapa você deve separar 10% de seus rendimentos para poupar e aplicar futuramente em seus sonhos. Afinal, você é merecedor de coisas boas.

 

6.   Abundar: gastar ou investir ou doar.

 

Após ter cumprido às cinco etapas, ainda sobrou dinheiro para você.

Nesta etapa, o autor deixa você olhar todas as possibilidades e escolher de forma livre o que fazer com o dinheiro que sobrou, ou seja, os 5% de seus rendimentos são livres.

 

 

Overview 4 – Crenças.

 

Segundo Paulo, crença é “toda programação mental obtida como aprendizado e que determinam nossos comportamentos”. Além disso, é ela quem determina o nosso sucesso ou fracasso financeiro.

O primeiro ponto destacado é que por mais que tenha todo conhecimento sobre finanças, ela só vai evoluir até onde suas crenças permitirem. Sozinho, o hemisfério racional não pode obter sucesso, porque sempre colidiremos com nossas crenças.

Então chega de estudar apenas sobre finanças, isso não o tornará rico. Desenvolva suas crenças.

O último ponto apresentado pelo autor é que o ser humano possui uma rede de crenças, como de prosperidade, de sucesso pessoal, de riqueza e a mais importante é aquela de quem você realmente é e o que é capaz.

Essa rede interfere diretamente na sua vida financeira, e para alcançar o enriquecimento é necessário analisar cada uma dessas crenças e eliminar seus componentes negativos.

 

Overview 5 - Às 6 armadilhas da riqueza.

 

É necessário ficar atento a algumas armadilhas que pode impedir que você alavanque a sua riqueza. Vamos lá!

Guardar dinheiro para os dias difíceis

Para o autor, se você possuir a crença de que na sua vida terá dias difíceis, essa crença é autorrealizável.

Se você não tivesse guardado o dinheiro, esse dia não teria chegado. Repetindo, toda autossugestão produz uma realidade. Portanto, pratique boas crenças.

 

Ficar rico pelo sentimento errado

 

Não se torne rico por conta da raiva do passado, por autoafirmação ou até mesmo pelas frustrações da vida na pobreza, isso até lhe trará uma jornada dura de enriquecimento, mas não lhe tornará nada feliz.

Já quando você busca a riqueza pelos sentimentos corretos, você chega até o sonho desejado e os resultados são sempre benéficos, afinal você fez o que sempre gostou e estava sempre feliz.

 

Confundir pessoa física com pessoa jurídica

 

Não confunda o caixa da empresa com a sua carteira, o caixa da empresa não o pertence. O dinheiro pertence aos seus funcionários, fornecedores e ao governo.

 

 

A dica que o autor repassa é que você seja um bom gestor, contrate uma consultoria organizacional e veja o processo de profissionalização de sua empresa.

 

Achar que não tem muito a aprender

 

A fórmula de enriquecimento possui 3 variáveis, e você tem que dominar essas variáveis. Então dedique tempo para aprender, a fim de trilhar o caminho do conhecimento e desmistificar todas as dúvidas e erros.

Sabendo que você tem muito o que aprender ainda, a Voitto irá te ajudar estabelecer metas para o crescimento e melhorar ainda mais os seus resultados. Para isso, basta você baixar o ebook GRATUITO e desfrutar dos resultados.

 

Parar no meio da jornada de enriquecimento

 

Paulo diz que a jornada de enriquecimento é feita de picos e vales, esteja preparado e disposto a não parar no meio do caminho. Lembre-se que o não desistir é que fará de você um milionário.

Faça com que você tenha uma mentalidade de sucesso, seja capaz de ver a adversidade e seguir em frente, fazendo o que tem que ser feito.

 

Correr atrás do próprio rabo

 

De acordo com o autor, à medida que as pessoas ganham mais, também gastam mais sem se preocupar em realizar investimentos.

Sabe quais são os segredos dos ricos? A medida que eles ganham mais, eles gastam mais em ativos!

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Napoleon Hill em seu livro Quem Pensa Enriquece, relata que uma característica comum entre os entrevistados de sucesso é que eles são capazes de tomar decisões de forma rápida, e ficam confiantes dessa decisão.

Para Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, a jornada para o enriquecimento deve começar o mais cedo possível, e ela consiste na avaliação de suas finanças, criação de metas pessoais e busca pelo conhecimento necessário para atingir seus objetivos.

Por fim, segundo Tony Robbins em seu livro Inabalável, muitas pessoas ganham dinheiro, mas não se sentem melhor. Algumas das pessoas mais ricas do mundo vivem com medo constante de perder tudo. Elas se sentem insatisfeitas quando acordam pela manhã. Isso é riqueza? Para se sentir realmente rico, é preciso tomar conta de suas emoções.


 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Agora, com todas as dicas que o livro trouxe para você é possível que os próximos anos sejam os melhores de sua vida, afinal você está preparado para seguir o caminho do enriquecimento de forma abundante e próspera.

 

O que achou?

 

E aí, gostou do resumo?

Ah, não esqueça de deixar o seu feedback e qualquer dúvida é só deixar nos comentários que te respondo.

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.