Como aumentar a produtividade mantendo a qualidade?
3 ferramentas que auxiliam o aumento da produtividade e da qualidade!
Se qualifique na melhor ferramenta de todas!

Veja 3 ferramentas para aumentar a qualidade e produtividade da sua empresa!

Qualidade e produtividade são dois requisitos importantes para qualquer projeto, aprenda aqui ferramentas para dominar ambas!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Veja 3 ferramentas para aumentar a qualidade e produtividade da sua empresa!

O equilíbrio entre produtividade e qualidade deve ser uma das metas de qualquer empresa, pois é de extrema importância manter ambos em harmonia.

A produtividade isolada é um fator importante para a economia geral da empresa, pois está atrelada ao rendimento da empresa como um todo.

Ter trabalhadores que rendem no trabalho e que entregam o que foi pedido dentro do prazo e máquinas bem cuidadas que não param com frequência, faz o tempo de espera do cliente diminuir, o que gera maior produtividade e satisfação ao cliente.

Já a qualidade, também possui um papel essencial no ambiente empresarial, pois todo cliente quer comprar um produto com qualidade e que atenda suas expectativas. Portanto, é um fator que deve ser acompanhado de perto.

Mas aumentar a produtividade diminuindo a qualidade não irá gerar nenhum benefício, pelo contrário, é mais fácil gerar problemas associados à imagem da empresa por vender produtos inferiores, o que irá gerar insatisfação no cliente e problemas com a alta troca de produto.

Assim como o contrário também é válido, aumentar a qualidade de um produto e acabar diminuindo a produtividade, pode gerar diversas consequências ruins para uma empresa, como o atraso na entrega. 

Porém, você sabia que a qualidade pode ajudar a aumentar a produtividade? Existem ferramentas que aumentam a qualidade e consequentemente a produtividade também. Pois qualidade não está atrelada apenas ao produto final, mas sim a todo o processo!

Para facilitar sua compreensão separamos o artigo pelos seguintes tópicos:

  • Como aumentar a produtividade mantendo a qualidade?
  • 3 ferramentas que auxiliam o aumento da produtividade e da qualidade!
  • Se qualifique na melhor ferramenta de todas!

Como aumentar a produtividade mantendo a qualidade?

O primeiro passo para aumentar a produtividade mantendo a qualidade é entendermos a ligação entre esses termos e assim, expandir o conceito de qualidade para além do produto, pensando na qualidade de todo um processo.

A ligação entre esses dois termos fica clara quando pensamos em uma linha de produção, quanto mais rápido tenta-se fazer uma atividade, mais desatento ficamos e assim mais defeitos ela apresenta. 

Sendo assim, é possível realizar análises para aumentar um mantendo outro, por exemplo, ao observar cada etapa isolada do processo é possível inserir ferramentas de qualidade.

Tais ferramentas muitas vezes carregam métricas específicas, que ajudam a mensurar diversos fatores garantindo a qualidade do produto final e auxiliando muitas vezes no aumento da produção. 

Essas métricas podem estar relacionadas ao tempo que demora cada etapa na produção, as especificações geométricas da peça feita, ao número de erros e falhas no processo, número de pausas necessárias, de manutenção, entre diversos outros fatores.

Já as ferramentas são extremamente variadas e podem agir de diversas formas, isso vai de acordo com o tipo de empresa e as necessidades encontradas. Elas podem fazer mudanças físicas e/ou na cultura da empresa.

Quer saber um pouco mais sobre elas? Então acompanhe o tópico a seguir!

3 ferramentas que auxiliam o aumento da produtividade e da qualidade!

As ferramentas que auxiliam no processo de aumentar a qualidade e a produtividade são várias, mas iremos apresentar três que podem se encaixar com seu perfil e com o perfil da sua empresa.

1. Lean Six Sigma

A primeira ferramenta a ser apresentada é uma das mais completas que podem ser empregadas, estamos falando da metodologia Lean Six Sigma, composta pela junção da ferramenta Lean Manufacturing e Seis Sigma.

Entre seus objetivos temos a redução de custos, como também a otimização de produtos e de processos e um extremo foco no cliente e sua satisfação. Com esses pontos conseguiríamos alcançar a produtividade e qualidade desejada.

lean seis sigma

Essa metodologia se baseia em dados, portanto tem um lado estatístico muito forte e bem elaborado, que dá embasamento a todas as ações tomadas.

A estrutura das ações é feita com a ferramenta DMAIC, onde é dividida em 5 etapas sendo elas: definir, medir, analisar, melhorar e controlar as ações que serão tomadas.

Essa ferramenta é extremamente completa e age de maneira assertiva, sabe a melhor parte? Temos um curso gratuito sobre ela!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

2. Programa 5S

O programa 5S tem um foco no aumento da produtividade baseado na disciplina de toda a empresa, mas as ações que são implementadas auxiliam na melhoria da qualidade também! Sendo elas:

5s

  • Utilização: essa etapa basicamente se refere a separação dos materiais úteis dos que podem ser descartados do ambiente de trabalho;
  • Ordenação: está relacionado à organização, localização e ordem dos aparelhos e itens que utilizamos no cotidiano;
  • Limpeza: se trata da limpeza do local de trabalho e também de buscar soluções preventivas para evitar sujeira;
  • Padronização: essa etapa é sobre a padronização de procedimentos da empresa toda, ter procedimentos em definidos e padronizados;
  • Disciplina: é sobre a disciplina de todos funcionários seguirem todos os procedimentos e se cobrarem constantemente, está ligado a cultura e autodisciplina. 

3. Procedimento operacional padrão (POP)

Esse simples documento pode ser a chave para o aumento da produtividade e qualidade da sua dos processos da sua empresa.

O procedimento operacional padrão contém de maneira clara e objetiva as instruções de como realizar algum procedimento em específico, esse documento deve ficar em um local de fácil acesso para ser consultado sempre que necessário. 

Com esse simples documento é possível tornar as atividades mais rápidas, por serem a maneira mais fácil de realizá-la, aumentando a produtividade e também a qualidade, por lembrar o trabalhador de realizar todos os procedimentos, não esquecendo de nenhum.

As três ferramentas apresentadas são extremamente eficientes para ajudar na melhoria da qualidade e produtividade da sua empresa, tá esperando o que para começar a se certificar agora mesmo?

No próximo tópico iremos apresentar a melhor ferramenta de acordo com nossos conhecimentos!

Se qualifique na melhor ferramenta de todas!

Quer se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? Então, temos uma oportunidade para você!

Atualmente, todas as empresas buscam a redução da variabilidade e diminuição/eliminação de desperdícios em seus processos. Porém, raros são os profissionais que conseguem entregar esses resultados. Para atender essa demanda do mercado, nós desenvolvemos a Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma.

Com essa formação, você será capaz de:

  • Liderar equipes de melhoria contínua e obter resultados cada vez melhores.
  • Reduzir a variabilidade e diminuir/eliminar desperdícios nos processos de uma empresa.
  • Montar e gerenciar um plano de coleta de dados eficiente.
  • Desenvolver análises estatísticas criteriosas através do Minitab18®.
  • Melhorar o raciocínio e o planejamento através da metodologia DMAIC.
  • Resolver problemas corporativos de alta complexidade em busca de competitividade estratégica

O que você está esperando? Clique na imagem abaixo, inscreva-se na nossa Formação Especialista Black Belt e domine a metodologia Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Black Belt

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Venha ser um Black Belt! Se inscreva agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Treinamento De Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.