O trabalho remoto traz uma série de desafios, em que muitas pessoas e empresas têm dificuldades de se acostumar com essa nova modalidade. Nesse contexto, surgem as ferramentas para o trabalho remoto.

Elas servem para ajudar você a organizar seu tempo, rotina e atividades. Isso ajuda na adaptação, melhora a sua produtividade e te permite conciliar melhor sua vida pessoal com o trabalho.

Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar 11 ferramentas para trabalho remoto que irão te ajudar nas tarefas diárias. Mas, antes disso, vamos entender melhor sobre:

  • O que é trabalho remoto?
  • Por que utilizar ferramentas para trabalho remoto?
  • Quais são os tipos de ferramentas para trabalho remoto?
  • 11 ferramentas para trabalho remoto.

Preparado para descobrir como melhorar seu rendimento no trabalho remoto? Então, continua a leitura!

 

O que é trabalho remoto? 

 

O trabalho remoto é uma modalidade em que o profissional realiza suas atividades laborais fora de um ambiente de trabalho tradicional, como, por exemplo, uma empresa ou um escritório. 

As tarefas podem ocorrer em locais como aeroportos, cafés, shoppings ou, até mesmo, em casa, sendo o conhecido home office.

Esse é um modelo que tem se apresentado como uma opção viável para diversas profissões, por causa da evolução rápida da tecnologia e dos meios de comunicação.

Percebemos que o home office está sendo cada vez mais usado dentro das organizações e, com isso, é necessário saber quais as melhores formas de se adaptar à nova realidade. Para te ajudar nesse momento, preparamos um E-book completamente gratuito sobre como fazer o home office incrivelmente produtivo.

Ficou interessado em adquiri-lo? Então, clica no botão abaixo para baixá-lo!

Clique aqui

Ainda não tem certeza sobre a necessidade de usar ferramentas no seu trabalho remoto? Confere o próximo tópico que explicaremos os principais motivos que fazem esses instrumentos úteis para a sua produtividade!

 

Por que utilizar ferramentas para trabalho remoto?

 

Trabalhar remotamente pode trazer uma série de desafios, principalmente nas questões relacionadas à adaptação.

Alguns problemas podem surgir como, por exemplo, a falta de familiaridade com a tecnologia, uma equipe muito grande para coordenar, ou ainda, a sensação de ausência dos companheiros de trabalho. 

Além disso, podem existir diversas distrações trabalhando em casa. A exemplo disso, temos interrupções e acesso a redes sociais.

É aí que entra o papel das ferramentas para trabalho remoto: resolver essas situações e facilitar a vida do time e dos gestores. Elas trazem uma série de vantagens para facilitar a gestão remota, como:

  • Monitoramento de processos, garantindo produtividade.
  • Comunicação eficaz entre os membros da equipe.
  • Organização dos fluxos de trabalho e das tarefas.
  • Visualização dos progressos, afastando a sensação de estagnação.

Percebeu como essas ferramentas de trabalho remoto podem te ajudar no dia a dia, mas ainda não sabe quais escolher? Confere o próximo tópico que vamos explicar os diferentes tipos existentes!

 

Quais são os tipos de ferramentas para trabalho remoto?

 

As ferramentas para trabalho remoto se distinguem em razão de suas funcionalidades. A partir dessas funcionalidades, podemos classificá-las nos seguintes tipos:

  • Ferramentas de gestão do conhecimento: fazem o armazenamento e compartilhamento de dados em tempo real, dando eficiência para trocas de informações. Incluem as aplicações de armazenamento em nuvem;
  • Ferramentas para reuniões: possibilitam a realização de reuniões virtuais, como videochamadas ou apresentações remotas, contribuindo com a melhora na comunicação;
  • Ferramentas de gestão remota de tarefas: facilitam o gerenciamento das tarefas da equipe e a coordenação das responsabilidades.  
  • Ferramentas de gerenciamento de rotina: auxiliam na otimização do tempo e controle de agenda. Possibilitam manter os prazos em dia e coordenar a realização de reuniões, sessões de trabalho, etc.

Agora que você já conhece os tipos de ferramentas para trabalho remoto, preparamos para você uma lista com 11 ferramentas que podem ajudá-lo!

 

11 ferramentas para trabalho remoto 

 

Aqui estão 11 ferramentas que vão te ajudar a organizar melhor sua vida com o trabalho remoto:

 

1. Google Drive

 

O Google Drive é uma das principais ferramentas de gestão do conhecimento disponíveis. Sua função é armazenar arquivos em uma nuvem, fazendo com que eles fiquem disponíveis para todos. 

Junto com o pacote corporativo G Suite, ele apresenta também outras funcionalidades interessantes como o trabalho conjunto em tempo real no Google Sheets e Google Docs. Por isso, é nossa primeira indicação de ferramenta para trabalho remoto.

 

2. Dropbox

 

O Dropbox também é uma das referências quando falamos de ferramentas de gestão do conhecimento. Ele reúne e torna acessíveis os conteúdos produzidos pela equipe, possibilitando uma melhor sincronia e gerenciamento das informações.

Um destaque é que ele ocupa uma pasta no próprio computador, apesar de fazer o armazenamento em nuvem, o que pode facilitar a vida de quem não tem muita familiaridade com tecnologia.

 

3. Slack

 

A nossa terceira indicação de ferramenta para trabalho remoto é o Slack, que é uma das ferramentas de comunicação interna mais completas. Ele possibilita uma maior participação da equipe nos projetos, dando transparência às decisões e permitindo o compartilhamento de dados de projetos.

Isso é feito por meio da criação de espaços de conversa bastante customizáveis, utilizando divisão por setores, por exemplo. Também é possível mandar mensagens diretas, unificando diversas funcionalidades.

 

4. Discord

 

O Discord é uma ferramenta de comunicação interna, que apresenta várias funções. Ele é gratuito e permite criar seu próprio servidor, com diferentes canais de voz e texto. Assim, você consegue organizar do jeito que achar melhor.

Também é possível compartilhar arquivos, transmitir a tela do computador, criar cargos dentro do servidor e limitar a quantidade de pessoas nos canais.

 

5. Google Meet

 

Dentro das ferramentas para reuniões focadas no mundo corporativo, o Meet é uma das mais robustas. Ele suporta até 250 pessoas em uma videoconferência, dependendo da licença (mas há a versão gratuita). 

Uma funcionalidade interessante dessa ferramenta para trabalho remoto é a possibilidade de participar de reuniões mesmo sem ter acesso a internet, por meio de ligação telefônica. Além disso, elas também podem ser gravadas.

 

6. Zoom

 

O Zoom também tenho ganhado destaque dentro das ferramentas para reuniões. Ele tem funções muito úteis como a criação de chamadas com senha e sala de espera. Além disso, você pode utilizar a função quadro branco para esquematizar ideias

A ferramenta permite dividir a chamada em salas simultâneas, com grupos do tamanho que você escolher. Ainda é possível determinar o tempo que esses grupos ficarão reunidos antes de voltar para a sala principal.

 

7. Trello

 

O Trello é utilizado para realizar a gestão remota de tarefas da equipe. É uma ferramenta que permite fazer a organização das atividades de um modo bem visual e colaborativo, através de quadros com cards. 

Os integrantes do time podem fazer comentários e observações nos cards. Por conta de suas funcionalidades, o Trello tem muita relação com a metodologia Scrum e gerenciamento de projetos.

 

8. Google Agenda

 

O Google Agenda é uma ferramenta de gestão remota de tarefas online e gratuita. Ela permite criar eventos e compromissos, compartilhá-los com um grupo ou integrar sua agenda a de outras pessoas.

Além da interface web, o Google Agenda também conta com um aplicativo para celulares e tablets.

 

9. Todoist

 

O Todoist serve para listar eventos do dia a dia. É uma ferramenta de gestão remota de tarefas em que você insere a atividade, dia e hora. Chegando perto da data informada, o aplicativo envia notificações te lembrando dos compromissos.

Também é possível utilizá-lo para vida pessoal, organizando as tarefas em subgrupos (trabalho, faculdade, exercício, entre outros).

 

10. Timesheet

 

O Timesheet (“planilha de horário”, em tradução livre) é um modo de controlar o tempo gasto em cada atividade da empresa. Por isso, é uma ferramenta utilizada para o gerenciamento da rotina, porque permite estimar o tempo levado para execução das tarefas.

Ele pode ser feito até mesmo por uma planilha no Excel, mas hoje existem softwares especializados que fazem os registros automaticamente.

 

11. Toggl

 

O Toggl é uma ferramenta que controla o tempo do usuário, facilitando o gerenciamento da rotina. Ele é um aplicativo especializado no apontamento de horas (time tracking), permitindo uma otimização do tempo gasto nas atividades.

Pode ser integrado com mais de 90 ferramentas, como o Google Drive e Trello, além de ser possível utilizá-lo no celular. Ele ainda apresenta gráficos que te ajudam a visualizar e controlar o tempo dedicado às tarefas.

Podemos ver que existem diversas ferramentas, que podem ajudá-lo durante o trabalho remoto! Quando temos muitas opções, por vezes, temos dificuldades em escolher. Pensando nisso, preparamos dicas de como escolher as ferramentas para trabalho remoto! É só continuar a leitura! 

 

Como escolher as ferramentas para trabalho remoto que se adequem a sua empresa?

 

Ainda não sabe como escolher as ferramentas que irá usar? Montamos um passo a passo para te ajudar a escolher as melhores ferramentas para trabalho remoto. Vamos lá:

 

Identifique as necessidades da equipe

O primeiro passo para escolher as ferramentas para trabalho remoto adequadas é saber exatamente o que a equipe precisa: organização de espaço digital? Compartilhamento seguro de arquivos? Reuniões frequentes? Comunicação rápida?

Analise os processos e verifique as áreas de maior vulnerabilidade. A partir daí, você já delimita quais tipos de ferramentas precisa utilizar para garantir a produtividade do trabalho remoto.

Pense também na especificação de cada setor. Uma ferramenta importante para um departamento pode não ser necessária para outro.

 

Saiba quantas pessoas irão utilizar

O segundo passo é fundamental e se refere a quantidade de funcionários que irão utilizar determinada ferramenta. Isso influencia diretamente na escolha de um software ou na compra de uma licença (para alguns softwares, os preços aumentam conforme a quantidade de usuários). 

Portanto, para melhor organização e economia, é importante fazer esse cálculo previamente, inclusive pensando em futuras expansões. Leve em consideração a capacidade máxima das ferramentas e a possibilidade de alterar pacotes de serviços sem muitas complicações.

 

Compare as plataformas

Agora, depois de delimitar bastante sua análise, está na hora de buscar a ferramenta para trabalho remoto ideal para a empresa. Às vezes, você pode ter de optar entre plataformas muito similares de mesmo objetivo, como Slack e Discord. 

Nesses casos, verifique principalmente o custo-benefício. Observe as funcionalidades disponíveis, lembrando sempre de se ater ao que é realmente necessário, de acordo com o preço ofertado.

Caso a diferença não seja tão grande, faça algumas experiências e verifique a qual delas você e a equipe se adaptam melhor. A preferência pode ser definida por uma interface mais amigável, por alguma funcionalidade que apresenta melhor eficiência, entre outros fatores.

 

Procurando mais formas de melhorar seu desempenho?

 

Nesse artigo, tratamos sobre ferramentas para trabalho remoto, explicando como elas podem melhorar a sua produtividade e a da sua equipe. Além disso, você pode aprende como fazer a escolha da ferramenta mais apropriada para o seu caso.

Se você procura aprimorar sua gestão de tempo, trazemos para você o curso completamente gratuito de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional! Com ele você aprenderá a aplicar princípios de administração de tempo, a desenvolver autoconhecimento e a delegar tarefas de maneira estratégica.

Ficou interessado? É só clicar no botão abaixo!

Clique aqui