O que é UX Design?
Como escolher a Ferramenta de UX ideal para seu negócio?
7 Ferramentas de UX mais utilizadas
Essa é a trilha para o sucesso!

Quer implementar Ferramentas de UX? Conheça as mais utilizadas no mercado!

Conheça mais a fundo sobre o que são as Ferramentas de UX Design, quais são as mais populares e aprenda a escolher a opção ideal para o seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer implementar Ferramentas de UX? Conheça as mais utilizadas no mercado!

Se o seu negócio está presente no mundo digital, você já sabe como oferecer uma boa experiência ao usuário é um diferencial competitivo. Por isso, é preciso conhecer as ferramentas de UX Design que podem auxiliar nisso.

Em geral, elas têm como objetivo melhorar aspectos como interface, prototipação, teste de usabilidade, entre muitas outras funções. Para isso, as ferramentas de UX Design facilitam a maneira com que os usuários executam as suas ideias.

Muitas vezes, através delas é possível fazer grandes incrementos sem necessidade de conhecimento em programação ou até mesmo investimentos altos em testes. Por isso, você precisa conhecer mais sobre as ferramentas de UX Design. Sendo assim, acompanhe este conteúdo que preparamos para você até o final e confira os seguintes tópicos:

  •  O que é UX Design?
  •  O que são Ferramentas de UX?
  •  Como escolher a Ferramenta de UX ideal para seu negócio?
  • 7 Ferramentas de UX mais utilizadas.

Vamos à leitura?

O que é UX Design?

Antes de entender o que é UX Design, é fundamental conhecer o conceito da sigla que inicia esse termo. UX significa User Experience, em inglês, que pode ser traduzido como experiência do usuário.

Sendo assim, pode-se dizer que UX Design é a área do conhecimento voltada para pensar e colocar em prática da melhor maneira possível todos os aspectos de interação entre os usuários e um determinado produto.

Para exemplificar isso, basta pensar no aplicativo do seu banco e caso tenha mais de um, comparar as experiências que cada um deles oferece ao usuário. O processo de transferências, PIX, depósitos e pagamentos é intuitivo? Se a resposta for sim, isso se deve ao trabalho de bons UX Designers.

UI Design

Além disso, essa atividade possui uma subcategoria conhecida como UI Design. Sendo ela também uma vertente fundamental para que a experiência do usuário seja completa.

Essa sigla significa User Interface e pode ser traduzida como interface do usuário. Nela o foco está na organização e disposição do produto. Ou seja, é esse profissional que irá desenhar todas as páginas de um aplicativo de banco e traçar a jornada do cliente na navegação.

Para auxiliar esses profissionais, existem diversas ferramentas que melhoram o desempenho das estratégias de UX e UI Design. Por isso, você precisa conhecer essas possibilidades. Confira mais sobre como elas podem auxiliar o seu negócio.

O que são Ferramentas de UX?


As ferramentas de UX Design são formas de melhorar a experiência do usuário em diversos aspectos. Afinal, elas são desenvolvidas com o intuito de validar e desenvolver questões como por exemplo:

  • Modelo de interface;
  • Prototipação;
  • Wireframing;
  • Testes de usabilidade e fluxo de usuários.

Como você já deve imaginar, hoje em dia a disponibilidade de ferramentas é muito grande. Por isso, é preciso adequar as estratégias do seu negócio às funcionalidades que elas possuem.

Para que você tenha mais assertividade nessa escolha, confira o tópico a seguir!

Como escolher a Ferramenta de UX ideal para seu negócio?

Cada negócio tem as suas demandas específicas, dessa forma, é muito difícil que a mesma ferramenta de UX Design seja ideal para todas. Por isso, é preciso que você saiba qual o resultado final esperado e em cima disso entenda quais funcionalidades serão capazes de entregar isso.

Ao escolher a melhor opção entre as disponíveis, é preciso avaliar aspectos como:

  • Facilidade de uso e domínio sobre a plataforma, para que ela seja usada de maneira assertiva e entregue o resultado esperado; 
  •  Compatibilidade das ferramentas de UX Design com o sistema operacional utilizado pelo seu negócio;
  • Funcionalidades específicas para o tipo de projeto, como por exemplo gráfico, aplicativo, entre outros;
  • Validação do custo-benefício, dado questões como tamanho do time, funcionalidades do plano gratuito e valor agregado para as exclusivas das modalidades pagas;
  • Habilidades que a ferramenta de UX Design demanda do usuário no dia a dia de sua utilização e capacidade técnica dos colaboradores para esse uso.

De maneira geral, é importante avaliar se algumas ferramentas fazem sentido para o seu objetivo e são compatíveis com as habilidades dos seus sistemas e time.

Agora que você já entendeu como avaliar as melhores ferramentas de UX Design para o seu negócio, confira também uma lista de indicações com as mais utilizadas. Assim, você já saberá por onde começar na análise!

7 Ferramentas de UX mais utilizadas

Para que você conheça mais ferramentas de UX Design e saiba por onde começar a analisar, separamos algumas das mais utilizadas. Confira a seguir!

1. Adobe XD

O Adobe XD é uma das ferramentas de UX Design mais conhecidas e utilizadas. Afinal, ela faz parte do pacote Adobe e com isso ganha bastante visibilidade, principalmente pela sua interface com os outros programas da marca, como o Photoshop e o After Effects.

Essa ferramenta permite que o usuário desenhe e misture elementos vetorizados, mas não para por aí, também é possível através dela:

  • Criar protótipos interativos;
  • Desenvolver wireframes;
  • Criar layouts de tela;
  • Fazer interfaces de voz;
  • Desenvolver protótipos com controles de videogames;
  •  Compartilhar interfaces para que elas sejam testadas.

Vale lembrar que essa é uma das ferramentas de UX Design que permite o uso com um plano gratuito. Caso o cliente deseje ter acesso a mais funcionalidades, pode optar por assinar a modalidade paga. Sendo assim, vale fazer testes para avaliar a plataforma.

2. InVision

O InVision também é popular entre as ferramentas de UX Design. Afinal, ele possui o benefício de ser web e não demandar instalação de programas. Entre as suas funcionalidades, estão:

  • Possibilidade de carregamento e transformação de arquivos de design estáticos em protótipos interativos de alta fidelidade;
  • Fácil integração em tempo real entre membros de uma mesma equipe através das funções de colaboração nos mesmos arquivos;
  • Interação com outras ferramentas de UX Design, como o Sketch que você conhecerá a seguir.

3. Sketch

O Sketch é uma ferramenta de vetorização, isso significa que ela permite a transformação de pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos. De maneira prática, essa função modifica os elementos separadamente, mas garante qualidade e nitidez.

Além disso, o Sketch é ótimo para prototipagem e wireframing. No entanto, o aplicativo está disponível apenas para MacBooks e suas versões são pagas.

4- Protopie

Como o próprio nome já sugere, o Protopie é ideia para prototipações. Entre os seus benefícios para o usuário é possível elencar a sua simplicidade, afinal, a sua utilização não demanda conhecimento prévio em linguagens de programação e codificação.

Sendo assim, ele é ideal para que os clientes e usuários experimentem as criações e façam testes para que os lançamentos sejam bem-sucedidos.

5. UserTesting

Se você quer realmente se aprofundar sobre a opinião de um usuário sobre determinado processo de UX Design, o UserTesting pode ser ideal para isso.

Através dele você terá acesso a vídeos e métricas da utilização do seu aplicativo ou página da web pelos próprios usuários. Ele funciona como uma espécie de mapa de calor, em que a interação é filmada para a análise.

Além disso, é possível criar testes personalizados e ter acesso a especialistas dependendo do plano contratado.

6. Balsamiq

Agora, se você está em busca de uma ferramenta para desenvolver o seu wireframing, o Balsamiq pode ser ideal. Ele permite a criação de esboços visuais de um projeto antes mesmo que os designs e conteúdos sejam definidos.

Para isso, dá ao usuário a possibilidade de fácil manuseio de diagramação, através do posicionamento de elementos e seções de um site ou aplicativo. Inclusive, é possível encontrar diversos modelos na biblioteca de UI fornecida pela ferramenta.

Vale ressaltar que o Balsamiq está disponível na nuvem e como um aplicativo de desktop. Outro ponto importante é quanto ao valor de sua utilização. Para que ele tenha interface com Google Drive, Jira e Confluence, por exemplo, é necessário pagamentos extras.

6 - Miro

Dessa lista, provavelmente a ferramenta com mais utilizações é o Miro. Afinal, ele é um aplicativo com versão na web que permite a criação de quadros interativos, repleto de seções como se fossem post-its.

Nele, é possível fazer desde mapas mentais até fluxogramas de trabalho. Por isso, são muito utilizados para quem usa o processo de design thinking.

7 - Powerpoint ou Keynote

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar o próprio Powerpoint (da Microsoft) ou o Keynote (Apple). Eles são normalmente as primeiras ferramentas de UX Design utilizadas no início dos processos de criação.

Isso acontece pois são extremamente simples e possuem outras funções no dia a dia. Devido a familiaridade, os usuários se sentem confortáveis em iniciar as criações por elas.

Essa é a trilha para o sucesso!

Seja um profissional capacitado num mercado escasso e com altas remunerações!

Com a alta demanda na nova economia por profissionais de tecnologia e a escassez dos mesmos no Brasil, empresas têm aumentado suas remunerações para mantê-los. Essa questão se torna ainda maior quando falamos sobre multinacionais ou grandes empresas cujo nicho é tecnologia.

Com a Formação em Tecnologia da Voitto você tem acesso a 5 cursos + 1 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!

Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.

Não deixe para amanhã a vaga que você pode conquistar hoje. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Tecnologia da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Inscreva-se no Programa de Formação All In da Voitto!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Formação All In Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.