O que é FMEA?
Qual a importância da análise FMEA?
Faça sua análise FMEA junto com a gente!
Entenda a planilha FMEA
Quer aprender ainda mais?

Planilha FMEA: aprenda como identificar as falhas da sua empresa!

Baixe a nossa planilha de análise FMEA e aprenda aqui como utilizá-la para fazer a detecção de falhas e seus efeitos dentro da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Planilha FMEA: aprenda como identificar as falhas da sua empresa!

Já imaginou uma ferramenta que permita elevar exponencialmente a confiabilidade dos seus processos e produtos? Isso é possível por meio da utilização do FMEA!


A Failure Mode and Effects Analysis, ou, no bom português, Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos, é uma ferramenta que identifica, prioriza e previne falhas nos processos e produtos da sua empresa.


O FMEA se coloca como, não só uma ferramenta, mas uma estratégia para a colocação do negócio no mercado como uma empresa que assegura a qualidade e a confiabilidade do produto ou processo que vende. Esse fator pesa muito no processo de decisão de compra de qualquer cliente.


Agora que sabemos a importância dessa poderosa ferramenta, confira os tópicos que abordaremos neste artigo:

  • O que é FMEA?
  • Qual a importância da análise FMEA?
  • Faça sua análise FMEA junto com a gente!
  • Entenda a planilha FMEA

Vamos lá?

O que é FMEA?

De acordo com a ABNT, FMEA é um método que utiliza variáveis qualitativas para realizar uma análise dos possíveis modos de falha que podem originar-se em componentes e gerar um efeito sobre a função de todo o conjunto.


Com a utilização do FMEA, é possível prever algumas falhas sistêmicas de nível crítico (e também as mais leves), assim como seu efeito sobre o conjunto. Portanto, a ferramenta cria a possibilidade de minimizar as falhas potenciais e evitar seus efeitos.

Qual a importância da análise FMEA?

Vivemos em uma corrida constante por grandes inovaçõese novas tecnologias, mas além disso, precisamos também nos preocupar com a experiência e satisfação dos nossos clientes com os atuais serviços e produtos. Para isso, é necessário identificar as falhas existentes, estudar suas causas e elaborar um projeto para as soluções.


Para te ajudar nesse processo, hoje iremos ensinar como você pode utilizar o FMEA para fazer isso de forma eficiente. Então, continue lendo este artigo e comece agora o seu processo próprio de melhoria contínua.

Faça sua análise FMEA junto com a gente!

O grande objetivo do FMEA é propiciar um método estruturado para a realização da análise das causas e efeitos de falha, e isso pode ser feito por meio do preenchimento correto e completo de uma planilha FMEA, por exemplo.


Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, estamos disponibilizando a planilha FMEA totalmente GRATUITA para você!


Com ela, vai ser possível aprender de forma rápida, simples e fácil como fazer uma análise FMEA e reduzir a ocorrência de falhas da sua organização. Clique na imagem abaixo e baixe a sua!

Planilha FMEA

Entenda a planilha FMEA

A navegação na planilha FMEA se dará por meio dos botões abaixo. Basta clicar no botão e você será redirecionado para a aba correspondente.

Menu Planilha FMEA

Cadastramento de Dados para a análise com a planilha FMEA

O cabeçalho deve ser preenchido normalmente com as respectivas informações .

Cadastramento de dados para a análise com a planilha FMEA


Os demais itens serão explicitados abaixo. Para fins didáticos, iremos separar a explicação em grupos, de modo a facilitar a visualização e o entendimento.

FMEA IS

  • Etapa do Processo: Indica a etapa do processo na qual está se realizando a análise;
  • Função e Requisitos do Processo: descrição simplificada do processo ou operação em análise (ex.: torneamento, filtragem, montagem, peneiramento, etc);
  • Modos de Falha Potencial: É a descrição de uma não conformidade nesta operação que pode ser associada com o modo potencial de falha de uma operação anterior ou posterior;
  • Efeitos Potenciais da Falha: Descreve a falha em termos do que seria observado pelo cliente, definindo se o modo de falha poderia impactar na segurança ou causar o não cumprimento das legislações.

Exemplo: Barulho, vazamentos, interrupção da produção, Põe o operador em risco, Inoperância do equipamento, não bombeia, não filtra, etc...

  • Índice de Severidade: Classe de pontuação que mostra como as possíveis falhas estão na visão do cliente, sendo:

* 1: Pouco perceptível;

* 2-3: Pouco importante;

* 4-5-6: Moderado;

* 7-8: Grave;

* 9-10: Extremamente grave. Não é recomendado modificar o critério de classificação para os valores 9 e 10.


Quanto maior for a pontuação, mais rápido devem ser as ações corretivas daquela falha.

  • Causas e Mecanismos Potenciais de Falha: É definida como a forma pela qual a falha poderia ocorrer, descrita em termos de alguma coisa que possa ser corrigida ou possa ser controlada.

As falhas devem ser escritas de forma específica e não genérica, como, por exemplo, lubrificação inadequada, posicionamento errada do equipamento X, ferramental quebrado, operador falha ao instalar uma junta de vedação, etc..

FMEA IO

  • Índice de Ocorrência: É a probabilidade de ocorrência da falha de um mecanismo específico. Sua pontuação é dada por:

* 1: Remota;

* 2: Muito Pequena;

* 3: Pequena;

* 4-5-6: Moderada;

* 7-8: Alta;

* 9-10: Muito Alta.

  • Controles atuais do processo de prevenção e de detecção: Controles que podem detectar na medida do possível, a ocorrência do modo de falha ou o mecanismo da mesma.

Esses controles podem ser dispositivos a prova de erro ou até mesmo controles do próprio processo.

FMEA ID

  • Índice de Detecção: Deve-se assumir que a falha ocorreu e, então, avaliar a eficácia dos controles atuais do processo. Sua classificação é:

* 1: Muito alta;

* 2-3: Alta;

* 4-5-6: Moderada;

* 7-8: Pequena;

* 9: Muito pequena;

* 10: Remota.

  • Nível de Priorização de Risco (NPR): É o produto dos índices da severidade(S) x Ocorrência (O) x Detecção (D). Quando IS for 9 ou 10 deve-se tomar uma ação independente do resultado do NPR.

A classificação do NPR é:

* 1-99: baixo;

* 100-500: moderado;

* 501-1000: alto.

Obs.: perceba que a coluna do "NPR" está com a cor cinza. Isso se deve pois essa coluna possui fórmulas e NÃO deve ser preenchida.

FMEA NPR

  • Ações a serem tomadas para a redução do NPR: Para redução do nível de ocorrência e severidade aconselha-se a revisão do processo.

Os demais campos são preenchidos com as informações pertinentes.

Gráficos

Com base nas informações cadastradas na aba anterior serão gerados três gráficos com os índices de: Severidade, Ocorrência e Detecção. Esses gráficos apontam a distribuição dos índices em relação ao seu impacto.


Dessa forma, pode-se facilmente realizar uma análise dos mais frequentes e tomar isso como base de informação para reuniões de análise crítica, com o objetivo de determinar possíveis padrões de comportamento, bem como a solução para os problemas.

Gráfico FMEA

Quer aprender ainda mais?

Confira agora o eBook FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha!

Todos nós erramos uma vez na vida e, por consequência, erros nos processos produtivos ocorrem, porém, a forma que você lida com eles, pode te economizar tempo e dinheiro. E você, como você lida com as falhas dentro do seu trabalho ou empresa?

Com o eBook FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha você entenderá o que é e como funciona a ferramenta FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha), seus principais mecanismos e como aplicar em sua empresa ou negócio.

Ficou interessado? Não perca mais tempo e faça agora o download!

FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Fmea Análise De Modo E Efeito De Falha

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.