O que é PCP?
Qual a importância do PCP nas empresas?
Como se tornar um especialista em PCP?
Vagas de emprego na área de PCP
Qual o salário de um profissional da área de PCP?
Como funciona a Formação em PCP da Voitto?
Para quem é a nossa Formação em PCP?
O que você vai aprender na Formação em PCP da Voitto?
Essa é a trilha para o sucesso!

Entenda melhor como a Formação em PCP da Voitto pode impulsionar sua carreira!

Entenda como se tornar um especialista em Planejamento e Controle da Produção, por meio da Formação em PCP da Voitto!

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
Entenda melhor como a Formação em PCP da Voitto pode impulsionar sua carreira!

Ter um planejamento e controle da produção é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. O PCP (Planejamento e Controle de Produção) é o sistema utilizado para realizar a planejar os procedimentos produtivos de uma indústria.

A Formação em PCP da Voitto é o passo inicial para você se tornar especialista nessa área crescente do mercado! Ficou curioso para entender mais sobre essa profissão e como a Voitto pode te ajudar? Continue lendo o artigo que se desenvolverá nos seguintes tópicos:

  • O que é PCP?
  • Qual a importância do PCP nas empresas?
  • Como se tornar um especialista em PCP?
  • Vagas de emprego na área de PCP
  • Qual o salário de um profissional da área de PCP?
  • Como funciona a Formação em PCP da Voitto?
  • Para quem é a nossa Formação em PCP?
  • O que você vai aprender na Formação em PCP da Voitto?

Vamos à leitura!

O que é PCP?

O Planejamento e Controle de Produção, também conhecido como PCP, é um processo que visa auxiliar no gerenciamento das etapas do processo produtivo industrial e mão de obra em uma empresa, seu principal objetivo é a otimização do processo produtivo.

Por meio do PCP, é possível realizar um planejamento sobre tudo que é necessário para produção de determinado produto. Vamos entender melhor!

Utilizando o método PCP, é possível planejar o tempo de fabricação, determinar o número de peças e o local onde serão realizadas as produções,  e ainda pressupor a quantidade de matéria-prima que seria ideal e qual a ordem de produção mais eficiente.

Qual a importância do PCP nas empresas?    

Agora, vamos entender o porquê desse método ser tão importante no ramo industrial.

Como já dito anteriormente, o PCP visa o planejamento e a otimização do processo produtivo, dessa forma, é possível garantir que o chão de fábrica conte com os componentes necessários para realizar a produção de forma adequada, com qualidade e da forma que já havia sido planejada.

Se o empreendimento não possuir um bom planejamento, programação e controle da produção, é bem provável que a indústria corra um risco elevado de perder sua qualidade  e desempenho. Isso, a longo prazo, pode fazer com que a indústria saia do ramo competitivo e perca sua reputação no mercado.

Além disso, trouxe para você umas das principais vantagens de utilização desse método:

  • Aperfeiçoamento nas tomadas de decisão
  • Redução de custos 
  • Estruturar a produção
  • Melhora nos resultados finais
  •  Melhor compatibilidade entre ordens de produção e vendas

Agora que já entendemos o porquê desse método ser tão importante, vamos descobrir como se tornar um especialista em PCP!

Como se tornar um especialista em PCP?

Nesse tópico, vamos apresentar quais as certificações necessárias para se tornar um especialista em PCP, por isso trouxe para você algumas das formações mais importantes para se tornar esse tipo de profissional.

Em primeiro lugar, é necessário o estudo de Tópicos Avançados em Lean, uma filosofia de gestão que visa reduzir os desperdícios enquanto ocorre um aumento da produtividade e da qualidade da produção.

Além disso, é importante obter os conhecimentos de liderança da filosofia Kaizen, ou seja, ser responsável por orientar os colaboradores da empresa e mantê-los alinhados com boas práticas para obter ações mais claras, objetivas e que gerem resultados.

Outra formação importante para se tornar especialista em PCP, é em Lean Logistics, onde o foco é no processo completo, não somente em custos específicos, como o transporte e o armazenamento, por exemplo

E o mais incrível, é que esses tópicos serão abordados durante a formação PCP, fazendo com que você saia preparado para o mercado de trabalho!

Vagas de emprego na área de PCP

E para te motivar ainda mais, trouxe para você dois exemplos de vagas disponíveis na área de PCP!

Analista de PCP na Cygile Confecções

“Quem assumir essa vaga, terá como responsabilidade implementar o planejamento e controle da produção junto com a consultoria, estruturando as etapas de PCM. Além de controlar o planejamento da produção de acordo com o que for necessário e realizar o plano de ação, entre outras funções de estruturação e mapeamento de demandas. “

Analista de PCP Pleno na Bühler Group 

“Para a vaga de Analista de PCP Pleno, será responsabilidade do colaborador: elaborar o planejamento de produção, abertura e requisição de compra, elaboração e controle S&OP, participação em reuniões com clientes internos e Global, entre outras atividades.”


Depois de conhecer sobre o que será de responsabilidade de um profissional PCP na indústria, continue lendo este artigo para descobrir a média salarial do cargo!

Qual o salário de um profissional da área de PCP?

Uma boa remuneração faz toda a diferença quando o assunto é especialização. Sabendo disso, trouxe para você uma média salarial de quanto ganha um especialista em PCP!

O salário médio de um especialista de PCP em Junho de 2022, de acordo com o site Glassdoor, é de R $7.980,00.

Já de acordo com o site Salário, um técnico analista em PCP, possui média salarial entre R $3.363,48 e R $7.324,83, que é o teto salarial.

Como funciona a Formação em PCP da Voitto?

Inicialmente, você irá aprender com o Treinamento de Planejamento e Controle da Produção, onde será ensinado como gerenciar o fluxo produtivo em curto, médio e longo prazo. Buscando alcançar um processo que seja: confiável, equilibrado e assertivo.

E o melhor de tudo: Possuímos como base os melhores best-sellers do tema e também temos um projeto prático para você colocar a mão na massa e testar os conhecimentos adquiridos no curso!

Além disso, te passaremos as bases  de conhecimento necessárias para manter e possuir melhoria contínua dos resultados através do curso Fundamentos Lean, além de te apresentarmos o caminho certo para liderar essa mudança junto às equipes operacionais, tendo como base o curso Liderança no Chão de Fábrica.

Para quem é a nossa Formação em PCP?

Já trouxemos várias informações importantes sobre a nossa Formação em PCP, mas você deve estar se perguntando: Para quem é essa formação? Trouxemos em 3 tópicos para quem é redirecionada essa formação!

Para quem busca voltar ao mercado de trabalho! 

Se você possui vontade de voltar ao mercado de trabalho, o primeiro passo é investir em capacitações de qualidade e buscar sempre se manter atualizado do que ocorre em sua área de atuação. Podendo fazer isso por meio de cursos profissionalizantes na área, por exemplo!

Para quem possui vontade em mudar de carreira!

Se você busca migrar de carreira, aqui na Voitto existem profissionais capazes de te ajudar a realizar esse sonho! Nossos profissionais sempre buscam transformar seus alunos em profissionais capacitados e completos, dando um empurrãozinho para que seu sonho de carreira se torne realidade!

Para quem almeja aumentar a performance!

Se você possui vontade de se destacar no mercado de trabalho e conquistar aquela promoção dos sonhos, os cursos aqui da Voitto possuem especialistas que compartilham suas experiências de forma didática, por meio de exemplos práticos e até mesmo de estudos de caso que podem te ajudar a conquistar seus objetivos de forma rápida e assertiva.

Agora que já vimos para quem é direcionada nossa formação, vamos entender um pouco mais sobre o que você irá aprender durante esse curso!

O que você vai aprender na Formação em PCP da Voitto?

Durante a Formação em PCP, você irá desenvolver as principais habilidades requisitadas no mercado de trabalho, como Comunicação, Negociação e Inteligência Emocional, estando pronto para liderar equipes!

Nessa busca pela formação PCP, você terá acesso a mais de 10 cursos, isso mesmo! Incrível né? Neles serão abordados tudo que você precisa saber para se tornar um especialista em PCP, como:

  • Técnicas de Liderança
  • Pensamento Crítico
  • Auditor ISO 9001:2015
  • OKR
  • Produtividade e Gestão de Tempo
  • Inteligência Emocional
  • Gestão por Resultados 
  • Análise de Investimentos
  • PCP na prática

Essa é a trilha para o sucesso!

Seja um profissional focado em melhoria contínua com altas remunerações!


Um consultor de PCP, no Brasil, tem salário médio de mais de R$ 7 mil. Suas funções não se restringem ao planejamento e controle do sistema de produção, por isso são altamente responsáveis por visar a melhoria contínua nas empresas.


Com a Formação em PCP da Voitto você tem acesso a 11 cursos + 7 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 75%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Trabalhe com melhoria contínua e transforme o seu futuro. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em PCP da Voitto!

Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

Inscreva-se no Programa de Formação em PCP da Voitto!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Formação Em Pcp Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.