O que é a Função SE?
Como a Função SE funciona?
Como utilizar a função SE?
Erros mais comuns ao utilizar a Função SE no Excel
Está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Saiba qual a função e como utilizar a fórmula SE no Excel

Conheça a função SE no Excel, sua aplicação prática, algumas de suas variações e veja como ela pode facilitar sua organização diária ao economizar tempo.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Saiba qual a função e como utilizar a fórmula SE no Excel

Preparado para aprender uma das funções condições mais utilizadas? A função SE no Excel é muito conhecida e possui várias aplicações, e você veio ao lugar certo para tirar suas dúvidas!

O Excel é uma ferramenta com elevado potencial devido à sua capacidade de cálculo, armazenamento e eficiência no tratamento de dados.

E grande parte dessa capacidade pode ser atribuída aos recursos de fórmula, ou seja, as expressões que utilizam as operações e funções do Excel para calcular um resultado.

Entendemos por função uma estrutura que executa cálculos, confere condições, para retornar caso viável valores lógicos.

Neste post, iremos abordar uma das funções mais básicas desse software, porém uma das mais importantes. Estamos falando da função SE.

Nós veremos:

  • O que é a Função SE
  • Como funciona a Função SE
  • Como utilizar a Função SE
  • Erros mais comuns ao utilizar a Função SE no Excel.

Além disso, também preparamos para você uma videoaula, onde você poderá aprofundar seus conhecimentos e entender a Função SE no Excel de uma forma prática e rápida. Vamos lá

O que é a Função SE?

A Função SE é uma das principais funções lógicas do MS Excel. Ela basicamente verifica se determinado teste é verdadeiro ou falso, e toma uma decisão como solução com base nisso. Não entendeu? Não se preocupe, irei esclarecer!

Essa função traz a seguinte ideia: para um determinado teste lógico, se esse for atendido, ou seja, se a condição for verdadeira, a função retorna um determinado valor, caso contrário ela retorna um outro valor, ou seja, se a condição for falsa.

Ficou mais claro né? Agora que você já sabe o que é a função SE no Excel, que tal entender como ela funciona? É sobre isso que falaremos a seguir.

Como a Função SE funciona?

Para entender o funcionamento dessa função é necessário compreender cada um de seus três argumentos (teste lógico,valor se verdadeiro, valor se falso). Ou seja, com base no "teste lógico" a Função SE no Excel pode retornar dois valores: "valor se verdadeiro" e "valor se falso".

  • “teste lógico” a referência da cédula e do valor a ser comparado;
  • “valor verdadeiro” é o que aparecerá na cédula caso a condição anteriormente proposta se realize;
  • “valor falso” aparecerá na cédula quando o valor proposto não é atingido.

A função SE no Excel é muito utilizada em diversas situações. E para facilitar ainda mais a sua compreensão no assunto vou exemplificar com um caso muito conhecido.

Imagine que a condição para que um aluno seja aprovado em determinada disciplina, seja ter como média final um valor igual ou superior a 6 (ou 60%). Caso essa condição for atendida, ele está aprovado. Caso contrário ele será reprovado, como sugere a imagem a seguir:

Função SE


Para essa situação, imagine que a nota do aluno esteja na célula A1, por exemplo. Então utilizaremos a base geral a seguir para adicionar nossas condições:

=SE(teste lógico>=valor verdadeiro;“valor se verdadeiro”;“valor se falso”)

Para atender nossos requisitos, a nossa função ficaria da seguinte forma:

=SE(A1>=6;"Aprovado";"Reprovado")

Assim, na planilha teremos para todos os alunos com nota maior ou igual a 6 a cédula escrita “Aprovado” e todos os outros “Reprovado”.

Como utilizar a função SE?

A seguir será mostrado algumas aplicações da Função SE para facilitar o entendimento prático.

A empresa "Minimercados Vende Mais" possui operação em algumas cidades do Brasil. Ela possui os levantamentos dos valores vendidos em cada uma dessas cidades.

Nosso objetivo é verificar se as metas, que são as mesmas para cada cidade, foram alcançadas ou não.

Na planilha temos o faturamento total de cada cidade representada em uma coluna, bem como a meta traçada para cada uma delas em uma outra coluna. Sendo assim, colocamos em evidência nosso valor de teste lógico que é 900.000,00.

Exemplo Função SE


Você então pode usar a função SE para testar se o faturamento é maior ou igual a meta. Nesse caso nosso valor verdadeiro e valor falso serão, respectivamente "Batemos a Meta" e "Não Batemos a Meta". Deixando nossa função desta maneira:

=SE(B2>=900.000;"Bateu a Meta";"Não Bateu a Meta")

Para isso, vamos digitar na primeira célula da quarta coluna a nossa função, seguindo a mesma ideia do exemplo com notas dos alunos. Veja!

Exemplo Função SE


Aplique o autopreenchimento abaixo desta célula e vamos conferir o resultado.

Exemplo Função SE


Desta forma, conseguimos identificar com maior facilidade e agilidade quais cidades bateram ou não a meta estabelecida.

Fórmula do se com 3 condições

Conforme já mencionado, a Função SE no Excel é limitada a apenas um teste lógico e duas respostas: uma para "valor se verdadeiro" e outra para "valor se falso".

Caso deseje aumentar o número de respostas, é preciso adicionar outra Função SE no lugar da resposta "valor se falso". Ou seja, uma função dentro da outra, como no exemplo a seguir.

=SE(H7=100;"igual";SE(H7>100;"maior";"menor"))

Erros mais comuns ao utilizar a Função SE no Excel

A falta de sintaxe na ordem de preenchimento ocasiona erro no resultado, por isso é de suma importância manter a máxima atenção enquanto se programa as funções no Excel. Além de, é claro, conferir alguns dos resultados.

Outro erro bem comum é achar que no espaço para teste lógico podem ser inseridos vários testes separados por ponto e vírgula. Exemplo: =SE(x1>5 x2<10...).

Quer evitar esses erros e aprender ainda mais, sem precisar de dicas sobre Excel na internet? Então fica ligado no nosso próximo tópico!

Está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Então, você está no lugar certo! Aqui na Voitto criamos o Clube do Excel, uma jornada de aprendizado completa que te ensina, não só Excel do básico ao avançado, como também Dashboards de Gestão, Power BI e VBA aplicado a negócios.

São 100h de trilha, dividida em 5 cursos e você ainda terá acesso a um pacote de mais de 100 planilhas, workshops, mentorias ao vivo e certificação Master em Excel. Sensacional, não é mesmo?

E o mais importante: vai estar preparado(a) para resolver problemas complexos a base de dados de forma ágil, trabalhando com planilhas automatizadas, dinâmicas, interativas e com um visual incrível!

Então, não perca tempo e junte-se a nós agora mesmo! Basta clicar no banner abaixo e iniciar seus estudos. Estamos ansiosos para te auxiliar nessa jornada!

Saiba mais!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.