O Excel é uma ferramenta com elevado potencial devido à sua capacidade de cálculo, armazenamento e eficiência no tratamento de dados.

E grande parte dessa capacidade pode ser atribuída aos recursos de fórmula, ou seja, as expressões que utilizam as operações e funções do Excel para calcular um resultado.

Entendemos por função uma estrutura que executa cálculos, confere condições, para retornar caso viável valores lógicos.

Neste post, irei abordar uma das funções mais básicas desse software, porém uma das mais importantes. Estou falando da função SE.

 

Assista gratuitamente a nossa vídeo-aula relacionada

 

 

O que é a Função SE?

 

A função SE é uma das principais funções lógicas do MS Excel. Ela basicamente verifica se determinado teste é verdadeiro ou falso, e toma uma decisão como solução com base nisso. Não entendeu? Não se preocupe, irei esclarecer!

Essa função traz a seguinte ideia: para um determinado teste lógico, se esse for atendido, ou seja, se a condição for verdadeira, a função retorna um determinado valor, caso contrário ela retorna um outro valor, ou seja, se a condição for falsa.

Ficou mais claro né? Agora que você já sabe o que é a função SE no excel, que tal entender como ela funciona? É sobre isso que falarei a seguir.

 

Como a Função SE funciona?

 

Para entender o funcionamento dessa função é necessário entender cada um de seus três argumentos (teste lógico; valor se verdadeiro; valor se falso). Ou seja, com base no “teste lógico” a função SE pode retornar dois valores: “valor se verdadeiro” e “valor se falso”.

A função SE no Excel é muito utilizada em diversas situações. E para facilitar ainda mais a sua compreensão no assunto vou exemplificar com um caso muito conhecido.

Imagine que a condição para que um aluno seja aprovado em determinada disciplina seja ter como média final um valor igual ou superior a 6 (ou 60%). Caso essa condição for atendida, ele está aprovado. Caso contrário ele será reprovado, como sugere a imagem a seguir:

 

 

Para essa situação, imagine que a nota do aluno esteja na célula A1, por exemplo. Para atender a esses requisitos, a nossa função ficaria da seguinte forma:

 

=SE(A1>=6;"Aprovado";"Reprovado")

 

Aplicação da Função SE

 

A empresa “Minimercados Vende Mais” possui operação em algumas cidades do Brasil. Ela possui os levantamentos dos valores vendidos em cada uma dessas cidades.

Nosso objetivo é verificar se as metas, que são as mesmas para cada cidade, foram alcançadas ou não.

Na planilha temos o faturamento total de cada cidade representada em uma coluna, bem como a meta traçada para cada uma delas em uma outra coluna.

 

 

Você então, pode usar a função SE para testar se o faturamento é maior ou igual a meta. Nesse caso é preciso retornar o resultado “Batemos a Meta”, caso contrário, “Não Batemos a Meta”.

Para isso, vamos digitar na primeira célula da quarta coluna a nossa função, seguindo a mesma ideia do exemplo com notas dos alunos. Veja!

 

 

Aplique o autopreenchimento abaixo desta célula e vamos conferir o resultado.

 

 

Desta forma, conseguimos identificar com maior facilidade e agilidade quais cidades bateram ou não a meta estabelecida.

 

Erros mais comuns

 

A falta de sintaxe na ordem de preenchimento ocasiona erro no resultado, por isso é de suma importância manter a máxima atenção enquanto se programa as funções no Excel. Além de, é claro, conferir alguns dos resultados.

Outro erro bem comum é achar que no espaço para teste lógico podem ser inseridos vários testes separados por ponto e vírgula. Exemplo: =SE(x1>5; x2<10...).

Conforme já mencionado, a função SE no Excel é limitada a apenas um teste lógico e duas respostas: uma para “valor se verdadeiro” e outra para “valor se falso”.

Caso deseje aumentar o número de respostas, é preciso adicionar outra função SE no lugar da resposta “valor se falso”. Ou seja, uma função dentro da outra, como no exemplo a seguir.

 

=SE(H7=H8;"igual";SE(H7>H8;"maior";"menor"))

 

E aí, gostou?

 

Se chegou até aqui, com certeza você já sabe que o conhecimento de Excel é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho.

E agora que você já sabe o que é e para que serve a função SE no Excel, eu te convido a aprender ainda mais GRATUITAMENTE com a Voitto sobre essa incrível ferramenta no nosso curso de Introdução ao Excel 2016.

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender a como formatar células, inserir imagens e imprimir suas planilhas, além de aprender sobre as fórmulas e funções elementares do MS Excel.

 


Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que achou desse post, assim você pode me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!