A história da Fundação Bill Gates
Qual o papel da Fundação Bill Gates?
Como a Fundação Bill Gates trabalha?
Invista em você!

Fundação Bill Gates e a inovação em favor da filantropia

A Fundação Bill Gates vem ganhando cada vez mais visibilidade na eficiência de suas ações! Descubra o que é essa instituição e como ela trabalha.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Fundação Bill Gates e a inovação em favor da filantropia

Bill Gates faz parte do percentual de pessoas mais ricas do mundo e isso não é novidade para ninguém. O cofundador da Microsoft acumulou fortunas durante toda a sua trajetória profissional. Mas o que muitos não sabem é que boa parte desse valor foi e é destinado para a Fundação Bill Gates.

O bilionário, junto com a sua ex-esposa Melinda, criou uma instituição para formalizar todas as suas contribuições para a caridade. O que no início se resumia a doação de computadores para crianças carentes, se transformou em um dos maiores financiamentos para pesquisas e ações de saúde no mundo.

A Fundação Bill e Melinda Gates, segundo o jornal New York Times, já investiu mais de 55 bilhões de dólares em diversos países para que eles consigam melhorar os níveis de saúde e igualdade social.

Quer saber mais sobre a Fundação Bill Gates e as suas contribuições para o mundo? Confira!

  • A história da Fundação Bill Gates 
  • Qual o papel da Fundação Bill Gates? 
  • Como a Fundação Bill Gates trabalha?

 A história da Fundação Bill Gates 

A Fundação Bill Gates foi criada em 2000 com o objetivo de melhorar a vida de pessoas carentes nos Estados Unidos.

A primeira grande atitude foi a doação de diversos computadores para crianças em fase escolar que não tinham acesso aos meios digitais da época. Mas logo depois, as proporções foram tomando rumos ainda mais relevantes.

Com assuntos de saúde pública muito em voga na época, Bill e Melinda Gates passaram a dedicar grande parte de seu tempo para essas questões. Com isso, eles começaram trabalhando juntos em prol de patrocinar e desenvolver programas que pudessem ajudar o mundo.

O mais curioso é que a notícia que despertou interesse no casal foi sobre o número de crianças que faleceram por diarréias em países subdesenvolvidos. Esse ponto gerou todo o redirecionamento do propósito da Fundação Bill Gates.

Mas esse não é o único objetivo da instituição. Conheça mais sobre as suas principais metas de atuação.

Mas antes, te daremos a oportunidade de se preparar para já começar a aplicar os pilares da fundação, para focar em otimização e agilidade!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Qual o papel da Fundação Bill Gates? 

Os projetos sociais da Fundação Bill Gates estão longe de serem tratados como comuns. Afinal, o fundador trouxe toda a sua experiência de anos de sucesso profissional e tem três pilares fundamentais para o sucesso das ações filantrópicas:

  • Foco na resolução de problemas;
  • Dados para otimizar processos;
  • Tecnologia para dar agilidade. 

Com esses pensamentos, a Fundação Bill Gates possui diferentes áreas de atuação que podem ser divididas em algumas principais, como:

Melhoria do saneamento 

Esse é um dos pilares mais importantes da Fundação Bill Gates. Boa parte dos recursos da instituição estão voltados para melhorar o saneamento de diversos países. No entanto, todas as ações são pensadas de maneira muito estratégica.

Bill e Melinda Gates investiram em engenheiros e estudiosos para propor soluções que sejam economicamente viáveis e escaláveis para localidades que não tem acesso a tratamento de esgoto, acesso à água potável, sistemas de coletas de lixo e até mesmo locais apropriados para garantir a higiene básica.

Diminuição da poluição

Um dos pontos de preocupação na saúde global é a poluição. Pensando nisso, a Fundação Bill Gates também atua de maneira inovadora e estratégia buscando soluções para a descarbonização da Terra.

Entre as medidas mais utilizadas pela organização estão a captura de gás carbônico da atmosfera, além dos estudos sobre a eficiência da utilização de reatores nucleares para geração de energia.

Erradicação de doenças

A Fundação Bill Gates se dedica ao trabalho para a erradicação de diversas doenças no mundo. Uma das principais frentes é a poliomielite em países que vivem em guerra civil, por exemplo.

Nesse ramo, as ações são traçadas com base em estatística com o mapeamento via satélite e uso de matemática a fim de detectar padrões e prever possíveis surtos da doença.

Com esses dados em mãos, é possível ampliar a vacinação nas localidades mais afetadas e evitar milhares de mortes.

Está curioso e quer saber mais a fundo como funciona a Fundação Bill Gates? Descubra como a organização trabalha.

Como a Fundação Bill Gates trabalha?

Atualmente, a Fundação Bill Gates possui quase 2 mil funcionários. Eles estão espalhados em diversos cantos do mundo e possuem diferentes áreas de atuação.

Outro ponto importante é o fato de que outros sucessos profissionais estão envolvidos na estratégia da instituição. O bilionário Warren Buffett é gerente e um dos principais doadores. A maior parte de sua herança está destinada por testamento para a fundação.

Além dele, Mark Suzman também ocupa uma posição de destaque estratégico. Hoje em dia é diretor geral e responsável por desenhar e desenvolver ações globais alinhadas com os objetivos da Fundação Bill Gates.

Nos dias atuais, a organização conta com mais de US 50 bilhões em ativos distribuídos entre empresas e fundos como:

  • Berkshire Hathaway; 
  • Canadian National Railway Company;
  • Walmart.

Quer conhecer mais uma área de impacto da Fundação Bill Gates? Entenda como ela financia e potencializa a pesquisa científica alinhada à filantropia.

Fundação Bill & Melinda Gates: filantropia e pesquisa científica

Além das áreas e objetivos já citados, a Fundação Bill Gates também é uma das referências no apoio e desenvolvimento de pesquisas científicas, materializando na cultura a mentalidade de seu fundador.

Com isso, bolsas de estudos são oferecidas integralmente em universidades e colégios, dentro e fora do estado de Washington, onde se localiza a sede da organização.

Dentre as áreas de estudo mais contempladas com os incentivos está a educação financeira. Afinal, a organização acredita que a disseminação de conhecimentos sobre finanças e investimentos pode formar a mentalidade dos jovens e proporcionar impacto positivo na criação de empreendimentos, emprego e renda.

Outra área de foco da fundação é a da agricultura familiar. Com isso, estudos sobre otimização desses meios de plantação e colheita vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade na escolha da destinação dos recursos.

Invista em você!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.