Qual a diferença entre fusão e aquisição?
Fusão de gigantes: lista de empresas que fizeram as maiores aquisições e fusões em 2020
E agora: qual o próximo passo?

As grandes aquisições que levaram à fusão de gigantes em 2020

Saiba como e o porquê de grandes empresas realizarem tantas aquisições no ano de 2020, ocasionando a chamada fusão de gigantes.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
As grandes aquisições que levaram à fusão de gigantes em 2020

O ano de 2020 já está no fim, porém, antes da virada, precisamos falar sobre as aquisições e fusões de grandes empresas, acontecidas durante esse ano.

Como imaginamos, esse é mais um dos reflexos da pandemia no mundo dos negócios, já que com a quarentena, as empresas sentiram a necessidade de se expandirem para novos ramos.

Você deseja saber quais foram as fusões de gigantes em 2020? Então continue a leitura do artigo pois você verá:

  • Qual a diferença entre fusão e aquisição?
  • Fusão de gigantes: lista de empresas que fizeram as maiores aquisições e fusões em 2020
  • E agora: qual o próximo passo?

Qual a diferença entre fusão e aquisição? 

A diferença entre fusão e aquisição é algo que pode ser analisado a partir do sentido de cada uma dessas ações.

A fusão é conceituada como a junção de duas ou mais empresas, com o objetivo de constituir uma nova companhia.

Já na aquisição, acontece a compra de uma corporação por outra. Assim, a empresa que realiza essa compra é denominada adquirente e domina mais da metade do negócio adquirido.

Desse modo, as principais diferenças entre fusão e aquisição se devem ao:

  • Tamanho semelhante entre empresas que se fundem
  • A voluntariedade para se fundirem ou a involuntariedade para a aquisição, quando se encontram com problemas econômicos
  • A perda ou não de identidade empresarial, pois quando se trata de uma aquisição as empresas conseguem manter a sua marca.

Agora que você já entende as particularidades de cada tomada de decisão, está na hora de saber quais foram as empresas que participaram dessa fusão de gigantes em 2020. Então, vamos lá!

Fusão de gigantes: lista de empresas que fizeram as maiores aquisições e fusões em 2020

Para prepararmos essa lista com as principais fusões e aquisições de gigantes para você, fizemos muitas pesquisas. Além disso, identificamos o setor em que cada uma ocorreu. Então, aproveite e se informe abaixo:

AgroGalaxy

Essa fusão de gigantes é resultado de aquisições menores do fundo de private equity Aqua Capital desde 2016.

Nesse sentido, situada no setor de agronegócio e com investimentos em empresas alimentícias, a Aqua Capital foi comprando a Rural Brasil, a Agro 100, a Agro Ferrari, a Grão de Ouro, a Semente Campeã, os ativos da Semente Fróes e CDB e a agtech GeoData.

Assim, no de 2020 todas essas empresas unidas se tornaram a holding AgroGalaxy, a maior distribuidora de insumos do país.

Nubank 

Um banco digital visionário. Assim foi que a Nubank, situada no setor financeiro, comprou a Plataformatec e a empresa americana Cognitect, empresas no ramo de produtos digitais e metodologia ágil, além de engenharia de software respectivamente.

OLX

No setor imobiliário, se encontra a OLX, que neste ano de 2020 comprou o Grupo Zap. Essa aquisição está avaliada em 2,9 bilhões de reais e trará diversos benefícios à OLX.

Dessa forma, a categoria de imóveis se torna o carro chefe da OLX Brasil, que agora pode oferecer maior variedade nesse serviço e alcançar um maior público.

Azul

Situada no setor de aviação, a Azul não se deixou abater pela pandemia e fundou uma nova companhia, a Azul Conecta, ocasionada pela aquisição da Two Flex e da Two Taxi Aéreo Ltda.

Nesse sentido, só a companhia Two Flex custou 123 milhões a Azul. Um empreendimento milionário, não é mesmo? É a fusão de gigantes!

Magazine Luiza

O Magazine Luiza adquiriu a Netshoes, em 2019, por US $115 milhões. Isso mesmo, um valor maior que o da loteria. Imagine se convertemos para o real?

Essas informações já nos deixam pistas do que o Magazine Luiza pretendeu se tornar esse ano, o maior comércio eletrônico do país.

Por isso, foram realizadas nove aquisições em 2020, com o intuito de expandir seus negócios em e-commerce e marketplace.

Grupo Notredame Intermédica 

Um bilhão de reais! Você não leu errado, esse foi o preço pago pela Notredame Intermédica na compra do Grupo Medisanitas Brasil, além de ter adquirido 12 empresas durante o ano.

Isso é que é crescimento! A empresa espera explorar novos espaços, como o sul do país e Minas Gerais, dentro do seu ramo de planos de saúde.

E agora: qual o próximo passo? 

Segundo os analistas do banco BTG Pactual, com relação à aquisições feitas pela Notredame Intermédica, afirma-se:

"A empresa parece pronta para continuar fazendo seu dever de casa, reforçando sua rede, ao mesmo tempo, aprimorando sua vantagem competitiva no mercado de saúde brasileiro"


Imagine então, como todas essas fusões e aquisições vão impactar positivamente na vida dos brasileiros em 2021.

Assim, o próximo passo, no ano que vem, para todas essas empresas, é permanecer fazendo aquisições e firmando fusões, com o objetivo de se tornarem cada vez maiores e, dessa forma, obterem mais lucros.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.