O que é um gerenciamento de crises?
Quais as vantagens do uso do gerenciamento de crises?
6 dicas para aplicar o gerenciamento de crises!
Aprofunde os seus conhecimentos!

Como fazer um gerenciamento de crises para o seu negócio? Confira 6 dicas!

O fato de que é sempre melhor prevenir do que remediar também é aplicável nos negócios: conheça o gerenciamento de crises!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como fazer um gerenciamento de crises para o seu negócio? Confira 6 dicas!

Não há nada mais previsível do que saber que imprevistos acontecem! Por mais que pareça confuso, entender que imprevistos podem acontecer a qualquer momento é essencial para lidar com eles, por isso, hoje vamos falar sobre gerenciamento de crises. 

Tal, se refere ao planejamento e medidas tomadas pelas empresas para que as crises consigam ser contornadas e ainda, superadas. Dessa forma, ter um bom gerenciamento de crises pode garantir a sobrevivência de um negócio!

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura desse artigo, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:

  • O que é um gerenciamento de crises?
  • Quais as vantagens do uso do gerenciamento de crises? 
  • 6 dicas para aplicar o gerenciamento de crises! 
  • Aprofunde os seus conhecimentos! 

Vamos lá?

O que é um gerenciamento de crises? 

Como dito anteriormente, o gerenciamento de crises é um mecanismo que as empresas desenvolvem para lidar com os possíveis imprevistos internos ou externos de impacto negativo que podem acometer as mesmas.

E engana-se quem acha que a atuação do gerenciamento de crise deve começar quando o imprevisto acontece, visto que, a ideia é justamente pensar nas possibilidades que podem atrapalhar a empresa para amenizá-las, caso venham realmente a acontecer.

Além disso, o planejamento de como agir diante de uma crise e lidar com um problema é uma das ferramentas usadas dentro dessa gestão. A prevenção dessas situações é a melhor forma para dar mais segurança se elas vierem a acontecer e ainda, reduzir o impacto. 

Vale destacar que os danos causados podem derivar de inúmeras naturezas: acidentes de trabalho, obstáculos de fiscalização, desastres relacionados à natureza, crises políticas ou sanitárias, entre outros.

Um ótimo exemplo sobre esse tema é o surgimento da pandemia de covid-19. Apesar de que ninguém esperava que uma pandemia acontecesse, algumas empresas tinham um gerenciamento de crises alinhado ao que fazer se houvesse uma crise sanitária, e assim, criaram mecanismos para sobreviver a ela.

Diante disso, quais são os principais impactos do uso de um sistema de gestão de crises? Esse é o assunto que será abordado no próximo tópico, não deixe de conferir!

Quais as vantagens do uso do gerenciamento de crises? 

Como o próprio nome já indica, o gerenciamento de crises tem como principal objetivo facilitar a gestão de um problema que possa surgir, visando a superação do mesmo e minimização dos impactos negativos.

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Sabemos que lidar com uma situação de gestão de crise é difícil, então ter um mecanismo para auxiliar nesse momento delicado é uma ótima vantagem. Mas, além disso, podemos listar outros pontos positivos desse sistema, tais como:

  • Redução de danos: esse é um dos principais fatores que o gerenciamento de crises proporciona, visto que, a empresa poderá preparar os colaboradores  para lidar com a situação. 
  • Aumento da eficiência: durante o momento de crise, é mais difícil planejar com calma o que é mais efetivo para ser feito. Dessa forma, com o gerenciamento feito anteriormente, as ações vão ser mais efetivas. 
  • Manutenção da empresa: para uma empresa sobreviver a uma crise inesperada, o gerenciamento de crises é um aliado muito poderoso. 
  • Redução de impactos: as consequências de uma crise são sempre evidentes, por isso, faz parte da gestão de riscos reduzir isso para a recuperação e restauração da empresa. 
  • Aprendizados com erros: um plano de gerenciamento de crises permite com que os colaboradores lidem da melhor forma naquele momento e usem os aprendizados posteriormente, para que situações semelhantes não ocorram mais ou sejam minimizadas de forma mais eficiente posteriormente. 
  • Evitar falência da empresa: muitas empresas vão à falência quando passam por uma crise. Logo, ter um plano de como lidar e sobreviver a esse momento é essencial para que a empresa não tenha que fechar suas portas por isso. 

Muito interessante não é mesmo? Agora que você já sabe o que é o gerenciamento de riscos e quais são as suas principais vantagens, é chegado o momento mais esperado: aprender a aplicar isso na prática, confira no próximo tópico!

6 dicas para aplicar o gerenciamento de crises! 

Para colocar em prática um gerenciamento de crises eficiente, é necessário ter um conhecimento de como ele é aplicado de forma prática. Por isso, separamos pra você algumas dicas para te ajudar nessa missão, confira:

Mapeamento de ações 

Entender como as ações e processos dentro de uma empresa funcionam é essencial para propor novas ações, principalmente para aquelas que têm caráter preventivo, como é o caso do gerenciamento de crises.

Diante disso, mapear qual é a situação atual da empresa é uma ótima forma de estabelecer uma base para que o gerenciamento de crises seja mais eficiente.

Comunicação e transparência 

A comunicação efetiva e a transparência de informações são dois fatos muito importantes para que os colaboradores estejam engajados para colocar em ação a gestão de crises.

Assim, os gestores devem alinhar todos os pontos sobre o que deve ser feito com os colaboradores e principalmente, ser realista quanto a situação que a empresa está enfrentando.

Dessa maneira, a credibilidade e confiabilidade serão estabelecidas e fortalecidas, o que é essencial para o enfrentamento de momentos difíceis.

Customer experiência 

A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes de uma empresa de sucesso, e sua manutenção deve ser sempre prezada. Por isso, é relevante estabelecer que uma equipe cuide desse fator nos momentos de crise, para que os clientes não sejam afetados pelo momento.

Proatividade 

A proatividade é uma das habilidades cognitivas mais valorizadas no mercado de trabalho atual, e isso não é por acaso. Visto que, ser proativo pode evitar que os problemas se agravem. 

Diante disso, garanta que a sua empresa terá uma postura proativa diante de um acontecimento inesperado, não deixando que a situação se agrave ou mesmo se torne irreversível para tomar as medidas cabíveis.

Planejamento de ações 

O planejamento é essencial para o sucesso das ações, visto que, através dele é possível direcionar melhor o que deve ser feito para se chegar aos resultados almejados. 

Logo, planejar o que pode ser feito em uma situação imprevisível é muito interessante para ter uma base caso ela realmente aconteça. Além disso, durante o planejamento medidas podem ser levantadas para evitar negligências.

Oportunidades de recuperação 

Verificar que existem oportunidades de recuperação é essencial para implementá-las e fazer com que as situações de crise sejam finalmente superadas. Diante disso, essa análise é muito assertiva nessas situações. 

Portanto, cabe à empresa fazer um alinhamento estratégico para entender qual é o momento que se está passando e quais são os objetivos que se pretende alcançar para sair do mesmo.

Depois dessas dicas, ficou mais claro como colocar em prática o gerenciamento de crises, não é mesmo? Esperamos que esse conteúdo tenha contemplado suas dúvidas sobre o assunto.

Para saber mais sobre outros temas relevantes para a sua formação, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto. Por fim, se liga nessa super dica que separamos especialmente para você!

Aprofunde os seus conhecimentos! 

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.