Se você já pensou em atuar profissionalmente liderando uma equipe multidisciplinar, buscando entender as necessidades de clientes e elaborando um projeto de acordo com essas necessidades, então ser um gerente de produtos talvez seja a carreira certa para você.

Nesse artigo, você encontrará as seguintes informações sobre a profissão de gerente produtos:

  • O que é um gerente de produtos?
  • O que esse profissional faz?
  • Onde esse profissional pode atuar?
  • Qual a média salarial do gerente de produtos?
  • Qual a formação necessária para ser um gerente de produtos?
  • Principais ferramentas desse profissional.

Preparado para começar? Vamos lá!

 

O que é um gerente de produto?

 

O gerente de produto ou, em inglês, Product Manager (PM) é o profissional responsável por acompanhar o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, desde a fase de concepção até a alocação dele no mercado.

A profissão gerente de produto foi criada em 1931, na Procter & Gamble (P&G), e o profissional era chamado de “Brand Man” ou, em português, O Homem da Marca.

De acordo com Marty Cagan, fundador da Silicon Valley Product Group, em seu livro “Inspired”, o gerente de produto trabalha para:

“Descobrir o quanto que um produto é valioso, útil e alcançável.”

Um segundo autor, Martin Eriksson, define que esse profissional deve ser a interseção das habilidades de negócios, de tecnologia e de experiência de usuários (UX).

Pilares de um gerente de produto

Existem objetivos específicos associados a cada uma dessas três áreas:

Um gerente de produtos não é necessário ser especialista nas três áreas, contudo Marty declara que o bom profissional deve ter muita experiência em pelo menos uma delas e nas outras bastante afinidade.

No entanto, independente do nível de experiência com negócios, tecnologia e UX, o gerente de produtos deve ter noção sobre como gerir um projeto.

Saber, por exemplo, como criar um termo de abertura, identificar stakeholders, definir escopo para elaborar o planejamento e as técnicas de monitoramento e controle.

Ele pode aprender tudo isso nesse curso de introdução ao gerenciamento de projetos abaixo!

Espera, você ficou com vontade de fazer também? Tranquilo! Não importa se você será um gerente de produtos ou não. A habilidade com gerenciamento de projeto faz você se destacar e conseguir entregar resultados incríveis na sua profissão.

Então, clique no botão abaixo e descubra como esse curso agregará valor na sua carreira!

Faça agora o curso de introdução ao gerenciamento de projetos

Falando em carreira, vamos voltar a entender sobre o profissional da gestão de produtos, certo?

Você viu que ele é a intersecção dos profissionais de negócios, de tecnologia e de UX. Mas o que, de fato, um gerente de produtos faz? Descubra no próximo tópico!

 

O que um gerente de produto faz?

 

As funções do responsável pelo gerenciamento de produtos são bastante amplas. Elas vão do nível estratégico ao tático.

As principais responsabilidades do profissional são:

E por aí vai…

A lista de funções do gerente é bastante longa. No entanto, a responsabilidade que se sobrepõe é a capacidade de liderar um time multidisciplinar (engenharia, marketing, vendas e suporte), o que não é nada fácil.

Se quiser uma referência de alguém nessa profissão, pense no Steve Jobs. Ele foi um dos maiores gerentes de produto da história.

Já imaginou seguir uma carreira como a dele?

Você não precisa atuar necessariamente em uma empresa de tecnologia como Steve Jobs atuava. No próximo tópico, você conhecerá os tipos de empresa que um gerente de produto pode trabalhar. Vamos lá!

 

Onde o gerente de produto pode atuar?

 

A profissão de gerente de produto surgiu na P&G e, por muito tempo, apenas as indústrias de bens de consumo possuíam vagas para o PM.

Todavia, hoje esses profissionais estão mais associados a empresas da área de serviços e de produtos digitais como:

  • CVC;
  • ClickBus;
  • Cielo;
  • BASF;
  • Easy;
  • Mercado Livre;
  • B3;
  • Gama Academy.

Com uma busca rápida no LinkedIn, você encontra várias oportunidades nessa área. Confira o próximo tópico, para saber se a média salarial desse emprego atende à meta que você definiu no seu plano de carreira.

 

Quanto ganha um gerente de produto?

 

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um gerente de produtos é em torno de R$ 11 mil.

No início de carreira, o profissional ganha um valor de aproximadamente R$ 6 mil.

Já dá para começar a vida, não é mesmo?

 

Qual a formação acadêmica do gerente de produto?

 

A formação mais comum das pessoas que ocupam esse cargo é Administração.

Porém, é possível encontrar as seguintes formações na posição de gerente de produto:

  • Marketing e Publicidade;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS);
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Produção.

A verdade é que, no fundo, não importa a formação acadêmica. Se você tiver as habilidades e as ferramentas necessárias para gerenciar um produto, você pode ocupar o cargo independente do seu diploma.

Quer saber que habilidades e ferramentas são essas? Desça o texto e confira!

 

Habilidades e ferramentas do gerente de produto

 

A lista a seguir é essencial para o desenvolvimento profissional de um gerente de produto:

Além dessas habilidades, algumas técnicas, como a gestão de projetos citada anteriormente, são importantes para que o gerente de produto consiga desempenhar suas funções com maestria.

Essas técnicas são:

 

Quer desenvolver a principal habilidade de um gerente de produto?

 

Nesse artigo, você conheceu mais sobre o gerente de produto, o que faz, onde atua e quais são as habilidades e as ferramentas que ele usa.

Certamente, deve ter notado que ele é responsável por integrar diferentes áreas para entregar um produto inovador e escalável ao mercado. Para isso, ele deve ser um líder eficiente trazendo melhoria contínua para os processos e equipe.

Esse é tipo de liderança é chamado de Kaizen. Mesmo que você não queira se tornar um gerente de produto, desenvolver a liderança Kaizen transformará você em um profissional singular na empresa que trabalha.

Quer ser esse líder?

Confira agora o curso de formação de líderes Kaizen! Nele você aprenderá a agir como coach, orientador e incentivador da sua equipe, revisar e fornecer feedback em trabalhos de melhoria e a solucionar problemas gerando valor ao seu time, produto e cliente. Então, clique no botão abaixo e se prepare para liderar!

Seja um excelente líder AGORA com o curso de formação de líderes Kaizen