O Gerente é um dos profissionais mais importantes para que um projeto possa alcançar o seu objetivo com excelência, de acordo com tudo o que foi proposto.
Para reconhecer as atribuições de um profissional desta área trouxemos tudo que você precisa saber sobre um Gerente de Projetos, o que ele faz, sua importância e como se tornar um.
A maioria das empresas trabalha de uma forma em que o Gerente de Projetos é absolutamente necessário, principalmente para liderar o trabalho e certificar de que a equipe está chegando cada vez mais perto do objetivo.
Por isso, é necessário que o Gerente de Projetos tenha certas habilidades para lidar com as exigências do cargo.
Agora, iremos aprender mais sobre este assunto, através dos seguintes tópicos:
Preparado para essa imersão de conhecimento? Então vem comigo!
Fonte: Freepik.com
Das principais funções do Gerente de Projetos, como o próprio nome já diz, ele possui o papel de gerenciar um projeto do começo ao fim. Ele será responsável por distribuir tarefas, aproveitar o melhor de seus colaboradores, analisar resultados e fazer correções para que tudo ocorra de acordo com os prazos que também será feito por ele. Por isso é muito importante ter conhecimento das ferramentas de projeto, como por exemplo a EAP, ou Estrutura Analítica do Projeto, que auxilia na visualização das etapas de entrega dos projetos.
O Gerente de Projetos também terá o papel de informar todas as partes interessadas sobre os avanços e resultados obtidos por meio do trabalho coordenado por ele.
Todo o resultado esperado, será cobrado do responsável pela gestão de projetos, uma vez que não é possível que a empresa analise, cobre e ajuste todos os colaboradores sem um gerente específico.
Também é preciso ressaltar que um gerente de projetos não é a mesma coisa que gerente de portfólio. Este segundo é responsável por reunir as estratégias e técnicas já utilizadas no portfólio da empresa para maximizar os resultados de um novo projeto.
Você está gerenciando projetos como deveria? O Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK) é um documento elaborado e publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) para orientar esse processo de gerenciar.
Pensando nisso, elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, que traz o conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto. Você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!
E então, que tal conquistar o êxito na execução do seu projeto, evitando perdas e minimizando riscos e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos!
Este material gratuito vai te ajudar a ter uma boa ideia de como é feita a gestão de um projeto e quais os próximos passos para se tornar um profissional da área.
A importância do Gerente de Projetos se dá principalmente na especificidade. Uma empresa, seja ela de um projeto só ou diversos, precisa de alguém com foco total em fazer o resultado do projeto acontecer.
Deixar o quadro de colaboradores solto, sem alguém para liderar e coordenar as atividades é caminho certo para o fracasso ou retrabalho em muitas etapas do projeto.
Sendo assim, contratar um bom gerente é indispensável para evitar que todo o investimento em um grande projeto seja desperdiçado e o tempo passe sem que a equipe chegue a lugar algum, ou demore muito para atingir o resultado esperado.
Pensando nisso, é preciso que gestores de projetos funcionem como agentes de mudanças, tirando o melhor que podem de todos os recursos oferecidos para alcançar um resultado satisfatório.
Para saber quais são as principais competências de um gerente de projetos, não deixe de baixar gratuitamente o nosso E-book! É só clicar no botão abaixo para fazer o download!
Veja agora quais são as habilidades necessárias para este profissional.
Das habilidades necessárias mais importantes de um gerente de projetos, podemos citar a boa comunicação, liderança, capacidade de autogestão, gestão de pessoas, trabalhar sob pressão, eficiência e muita responsabilidade.
A boa comunicação é, por exemplo, essencial para que seja possível passar aos colaboradores as informações necessárias de forma clara e objetiva.
No entanto, é preciso ter tato para lidar com os colaboradores e, para isso, utilizar a comunicação não violenta pode ajudar a solucionar problemas de forma mais tranquila.
Em sua liderança, o Gestor de Projetos precisa estar apto a motivar sua equipe, resolver conflitos, distribuir tarefas de acordo com as qualificações e habilidades do time, entre outras ações.
Da certificação comumente exigida é que o gerente possua ensino superior, principalmente em áreas como administração de empresas. Ainda assim, somente o ensino superior não é suficiente para assegurar o cargo.
Por isso, será preciso que você busque se aperfeiçoar, conhecer mais sobre o gerenciamento de projetos e se qualificar para garantir o sucesso na carreira.
Uma boa maneira de começar, é fazendo o nosso curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!