Entenda o conceito de metodologia ágil e gestão tradicional e as suas diferenças

O método tradicional foca em realizar apenas uma entrega, enquanto a metodologia ágil, diversas delas. Qual a ideal para sua organização?

Alícia Emanoele 11/07/2020 - 6 mins de leitura

Você sabe o que é gestão? O que significa ter uma gestão ágil ou gestão tradicional? Não se preocupe, vamos aprender tudo isso agora!

A palavra conhecida como gestão se refere ao método para controle de um processo, ou seja, administrar todos os procedimentos envolvidos. Quando falamos de gestão de projetos, significa planejamento, execução e o controle de inúmeras práticas em um projeto.

Diante disso, um dos maiores problemas encontrados na gestão de projetos é seguir o planejamento programado, tendo em vista que vivemos em um Mundo VUCA, um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Com o intuito de que os projetos não percam a qualidade e a produtividade, mesmo no mundo VUCA, temos, além da gestão de projetos tradicional, o gerenciamento de projetos usando as práticas ágeis.

Você sabe a diferença entre uma gestão tradicional e uma gestão ágil? Ou, qual delas utilizar na gestão empresarial? Não se preocupe, nesse artigo, vamos esclarecer tudo isso por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é gestão tradicional?
  • O que é gestão ágil?
  • Diferenças entre a gestão ágil e a gestão tradicional
  • Qual a gestão para gerenciar seus projetos?
  • Exemplos de metodologias de gestão.

Você não vai perder essa, não é? Vamos lá.


O que é gestão tradicional?


A gestão tradicional é denominada aquela que não possui os princípios baseados nas práticas ágeis, sendo assim ela é estruturada por meio de uma, na qual o objetivo é entregar um produto final.

A execução de uma gestão tradicional é baseada no Guia PMBOK, e como o próprio nome já diz, é um guia que contém todos os processos necessários para o gerenciamento, sendo estruturado em:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle, e
  • Encerramento.

Esses processos são realizados de forma linear e é feito um escopo, o qual não é passível de alterações, ou seja, há apenas uma entrega que é feita ao final de todos os processos estruturados.

Para se aprofundar mais ainda nas metodologias da gestão tradicional e começar a aprender como utilizar os princípios e objetivos do Guia PMBOK, o primeiro passo é o Curso Gratuito de Introdução ao Gerenciamento de Projetos.


Presente da Voitto!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!


O que é gestão ágil?


Na gestão ágil temos outra visão envolvida, todas as práticas e processos são manifesto ágil, seus princípios são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software funcional mais que documentação abrangente
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos, e
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O conceito de ser ágil não significa ter agilidade, como podemos ver nos princípios acima, esse termo está atrelado a entrega de valor de forma.

Um ponto muito relevante a ser observado no meio ágil é a adaptabilidade. Como já foi falado, estamos inseridos em um mundo denominado como VUCA, onde há frequentes mudanças e com a metodologia ágil é possível estar preparado para agir nesse contexto.

Após entender o que há por trás de cada gestão, é importante analisar suas diferenças, para logo após optar por qual utilizar, mas lembrando que se necessário for, é possível unir os dois mundos criando o método híbrido.


Diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional


A diferença da gestão ágil e da gestão tradicional está do início ao fim dos seus processos, isso porque ambas são utilizadas para propósitos diferentes.

Na gestão ágil, o planejamento é feito quando necessário, sendo assim é definido apenas um escopo inicial, mas que esteja relacionado às necessidades do cliente, e também podendo sofrer mudanças.

E falando em mudanças, na gestão tradicional, a mudança não é bem-vinda, isso porque ela demanda de um processo mais detalhado e um controle maior.

Em relação aos stakeholders, na gestão ágil eles são essenciais e caminham junto com o andamento do projeto. Já na gestão tradicional é diferente. Esse contato é feito apenas no início para uma negociação de contratos, e ao final do projeto para a sua entrega.

É possível observar muitas diferenças de valores em cada gestão, não é mesmo? Você pode está se perguntando qual é a mais adequada para os seus projetos, mas não se preocupe, é isso que iremos responder no próximo tópico.


Qual a gestão ideal para gerenciar seus projetos?


Agora que já estamos familiarizados com o termo de gestão tradicional e gestão ágil, o intuito agora é decidir qual a ideal para o seu gerenciamento, mas a resposta para essa pergunta é depende.

Na verdade, a escolha de uma gestão depende muito de como é o andamento dos seus projetos, para auxiliar nessa escolha temos várias metodologias, mas nesse artigo vou te apresentar o Scrum e o Prince2, uma que utiliza o conceito de gestão ágil e uma da gestão tradicional, respectivamente.


Exemplos de metodologias de gestão


Scrum


O Scrum é um framework que utiliza o conceito ágil, geralmente é utilizado para projetoscomplexos que é difícil o planejamento por completo. Sua criação veio da área de TI no desenvolvimento de softwares.

A estrutura de trabalho dessa metodologia é dividida por meio dos eventos Scrum, em que é estabelecido uma rotina para o desenvolvimento de todas as atividades e as entregas contínuas.


Prince2


O Prince2 é uma metodologia baseada nas práticas do PMBOK, ele é estruturado para gerar mais economia de tempo e recurso, normalmente é utilizado na área da construção civil.

Essa metodologia é efetiva para organizações que utilizam de um software para sua gestão, como o MS Project, para que possa armazenar todas as informações e cruzar seus dados.


Que tal conciliar os mundos?


Quando falamos sobre gestão ágil e gestão tradicional, vem logo na cabeça qual utilizar um ou outro mas na verdade, não existe regra, é sempre bom analisar as ideias de ambos.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo